Divulgação. © Globo

Divulgação. © Globo

A predominância do Grupo Globo na TV brasileira desde muito tempo sempre foi destaque na mídia, seja na TV aberta ou fechada, e embora tenha que dividir controle da TV paga com a Time Warner (60% dos canais pertencem aos dois grupos), a Globo mostra sua hegemonia com presença massiva no ranking entre os mais vistos.

De acordo com nota divulgada pelo jornalista Ricardo Feltrin, cinco, dos dez canais mais assistidos da TV por assinatura brasileira neste mês de setembro pertencem ao conglomerado Globo, nas 24 horas do dia:

  1. Discovery Kids (Discovery Networks)
  2. Cartoon Network (Turner Broadcasting)
  3. Viva (Grupo Globo)
  4. SporTV (Grupo Globo)
  5. Megapix (Grupo Globo)
  6. TNT (Turner Broadcasting)
  7. Fox (Fox Networks Group)
  8. Globo News (Grupo Globo)
  9. Nickelodeon (Viacom)
  10. Gloob (Grupo Globo)
  • Quem diria o canal Gloob esta entre os 10 mais assistidos. Um crescimento espantoso. A GloboNews também deu uma crescida avassaladora, da 17ª colocado em Janeiro para o top 10.

    • Carlos Dimitrís

      errado o gloob ja estave tbem melhor no ranking ocupando a 7 posicao. na verdade o gloob caiu no ibope e nao subiu como voce disse.

  • GustavoH

    Gloob no Top10 é algo claramente pago, nunca vi na casa de ninguem alguem com esse canal ligado, incluindo as que tenham crianças pequenas. E Nick tava onde nos ultimos rankings? Achei que ja estava fora do top 10 mesmo tendo uma pequena melhora

    • Carlos Dimitrís

      se e pago entao memso asism ela caiu no ranking pois antigamente era 7 de 10 canais os mais vistos.

  • Isso me cheira a farsa eheueheeheueehje

  • Luis

    Falso, Nickelodeon em 9 Lugar? Por mim estaria em 6/5 Lugar.

    • Carlos Dimitrís

      ha nick vem tendo numa queda continua faz um tempinho.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Esse grupo globo é um oponente e tanto!

  • Carlos Dimitrís

    ate que caiu antigamente era 7 de 10 canais os mais vistos. o gloob despencou na audiencia kkkkkkkk

    • Queila Caetano de Oliveira

      Ainda bem, o Gloob está cada vez pior. Merece perder audiência mesmo.

      • Carlos Dimitrís

        pois e a audiencia dele ta despencando a tedencia que nos proximos graficos o canal nem aparece entre os 10 primeiros.

  • Carlos Dimitrís

    o que surpreende nesse ranking e a boa colocacao do TNT no ranking . realmente esotu surpreso.ja o cartoon nesse ritimo logo logo vai ser passado pelo viva de tao ruim que ta a programacao dele.

  • Erivelton Freitas

    1 – OBRIGANDO contratualmente as Operadoras a colocarem de 5 a 7 canais de seu acervo no plano básico, mesmo cobrando por eles o dobro ou o triplo do valor da concorrência.

    2 – Usando esse valor para encarecer o plano básico das operadoras, não permitindo a chegada de nenhum outro canal concorrente, inviabilizando as negociações.

    3 – ameaçando retirar canais de peso como o Telecine e SporTV caso algum concorrente que venha a lhe desafiar e ameaçar essa estratégia suja venha a ter interesse em entrar em determinada operadora.

    4 – forçando as operadoras a substituir o sinal de canais concorrentes nos planos básicos pelo sinal de seus canais.

    5 – Vetando a entrada de concorrentes em determinadas operadoras, principalmente de redes premium e canais esportivos.

    6 – Comprando dados do IBOPE para conferir audiências inexplicáveis, não correspondentes a programação de baixa qualidade de determinados canais. (Megapix/Gloob)

    7 – Monopolizando programação esportiva e de vários outros segmentos, fechando contratos de exclusividade mesmo em canais básicos.

    8 – Monopolizando a produção de conteúdo nacional em massa, restringindo o espaço da concorrência em meios de divulgação, como em revistas, canais de TV, e outros players. (Se o filme não tiver co-produção da Globo Filmes, ele será exibido em 90% menos cinemas e não terá matéria na VEJA/Época elogiando)

    9 – Sonegando impostos ao governo (para ter menos custos que os demais) e ainda manipulando órgãos reguladores como Anatel (que nunca proibiu a pratica de veto da GloboSat e a concorrência desleal praticada por ela e imposta nos contratos de postes com as operadoras ou mesmo a antiga venda casada de pacotes feitas na época da fusão da SKY+DirecTV) e a Ancine (que deixou a GloboSat como a única grande beneficiada do SeAC, vendendo filmes do Telecine até para a HBO, deixando todos a mercê de seus conteúdos).

    COM TUDO ISSO EM MÃOS, COMO NÃO APRESENTAR ESSES RESULTADOS? DEVE TER SIDO POR JUSTO MÉRITO E QUALIDADE, NÃO?! ‘-‘

    PS: Nickelodeon superando o Disney Channel e aparecendo de volta ao 3a lugar. Gente, os tempos mudam, e o mercado realmente é cíclico e rotativo. Olha só isso, a poderosa Disney Channel, antes invencível, antes o grande algoz do Cartoon Network, agora, nem no Top 10 aparece. E perde até para a antiga rival Nickelodeon, que vejo que voltou a ser um problema kkkkkk. Olha aí!

    • Zarchary Hale

      As séries da Disney pararam de ser boas se é que foram tem anos eu disse SÉRIES não desenhos

      • Erivelton Freitas

        Mas essa queda do Disney Channel é um fato isolado aqui no Brasil. No restante da América Latina, ela se mantem no pódio, geralmente no Top 5, chegando até mesmo a ficar em 1a ou 2a lugar entre os infantis, brigando com Cartoon e Discovery Kids. Foi apenas aqui, pelo o que estou sabendo, que essa ‘queda’ dela foi tão drástica.

        Inclusive, posso afirmar que existem países latinos onde o Disney XD aparece no Top 10 e com uma audiência maior que a do Cartoon Network, mas o problema é realmente o descaso com o Brasil.

  • Queila Caetano de Oliveira

    Por mais que a tabela mostre, eu nunca vou acreditar que o Gloob conseguiu tamanha audiência assim do nada. Ladybug pode até ter sido um sucesso, mas não é pra tanto, até porque nem é tão bom assim. O resto da programação é ruim, e eu nem vejo muita gente falando desse canal. Gloob só foi bom na época em que estava começando (2012-2013), mas a programação caiu muito de lá pra cá. Tem cheiro de audiência comprada :-

  • Nero ZeroX

    Como dizia o sábio ” Me engana que eu gosto”, principalmente tendo Globo e pesquisa na mesma frase…isso cheira a $$$$ no bolso…

  • SaintARMOR

    Surpreendente ver a Nickelodeon aí. Mas mais ainda o Gloob, que só deve se fazer presente por ser da Globosat mesmo.

  • jaiden shiba

    Além de Miraculous a Zag tem outros desenhos de heróis (Pixie Girl,Ghost Force e
    Zak Storm) que podem futuramente ter um crossover com Ladybug.Resta saber se
    o gloob também vai passar essas séries apesar de se dizer um canal “pacifista” e
    “educativo”.