Divulgação. © Takara Tomy

Enquanto no Brasil a marca Beyblade anda desparecida, na Europa ela continua sendo trabalhada pelas empresas locais. Em Portugal, o canal Biggs anunciou que a partir do mês de maio começará a exibir Beyblade Burst, mais recente anime da franquia lançado em abril de 2016 no Japão. A estreia acontece no dia 1º de maio, às 8h (reprise às 18h30), de segunda a sexta.

Atualmente nas mãos da Hasbro, Beyblade Burst conta com um total de 51 episódios. Na América Latina o título conta com distribuição da Televix, mas nenhum canal demonstrou interesse. Este ano, o anime ganhou um novo arco intitulado Beyblade Burst God.

*Agradecimentos ao leitor Marcelo Couto.

  • Agora só consigo ter expectativas na PlayTV em exibir essa série, se a mesma conseguir um acordo com a Televix para voltar a exibir Bleach e Naruto.

    De resto é isso mesmo. Enquanto em Portugal os animes infantis são bem destacados, aqui no Brasil quase nenhum canal pensa em comprá-los, seja por preconceito com séries japonesas (né, Gloob?) ou por não querer “gastar muito”, por mais que esse tipo de desenho rendesse muito marketing com brinquedos xd

    • Pégaso

      O único jeito de ter animes em tv aberta é fazer igual a igrejas/games por telefone que é comprar horários na redes, aliás, no japão as produtoras compram horários para exibir seus animes, por isso várias séries são transmitidas em vários canais e horários.

      • Infelizmente por aqui é totalmente o contrário. Os canais é que têm que pagar para pôr animes na sua programação. O lucro vai pela publicidade mesmo.

        • Luana Lordelo

          O Gloob é como os outros canais atuais, querem deixar de passar animes pelo ´´público alvo´´, nem em animações brasileiras eles estão investindo mais, só em CGI de baixa qualidade e séries 2D europeias.

        • Edmar Filho

          Publicidade que até pouco tempo era restrita, agora é só um preconceito besta desses canais abertos lixosos mesmo.

    • ❀ 宮古中川 ❀

      Não engano RedeTV/TV Kids tinham contato da Televix,né? Agora,diretor confirmou TV Kids irá voltar deste ano e só não falou data de estreia…

      • O chato é que os noticiários sempre ficavam falando que “TV Kids volta daqui uns meses” e nada. Só vai dar pra acreditar nisso no dia que começarem a passar comerciais por lá, e a última vez que isso aconteceu, o programa tava na sua pior fase: dois palhaços como apresentadores e só desenhos trash da Video Brinquedo.

        • ❀ 宮古中川 ❀

          Nem fale dois palhaços como apresentadores,foi causa justamente mudança de diretor vem afetando desde 2015. Agora antigo diretor está volta pra investir TV Kids,RedeTV adquiriu bastante animações de 2015 e só falta pra TV Kids exibir…

          • Só espero que não tenham perdido os direitos de todas essas animações com o tempo…

          • Os direitos de exibição das animações veiculadas de 2008 a 2013 certamente já expiraram.
            O que ela deve ter de 2014 em diante talvez ainda esteja apto a ser exibido, embora o que tem nesse pacote não seja exatamente animador, considerando que animações do tipo de As Tartarugas Ninja [2003] e Planeta Hulk façam parte desse pacote.

      • Celso

        Os planos mudaram certamente quando tomaram a decisão de botar o João Kléber antes do RedeTV! News.
        Mas como a audiência não está colaborando, um retorno do TV Kids ainda em 2017 não está descartado.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Se eu tivesse um canal infanto-juvenil aberto, com certeza adquiria esse anime e colocaria em horário nobre!

    • Tyrion Lannister

      No Brasil, tem e já teve animes em horário nobre e nunca deu em nada…

      No começo dos anos 2000, Slayers foi exibido as 21:00 de segunda a sexta.

      Em 2006-2007, a PlayTV, na época canal de UHF, tinha Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho às 19:00, além de Ranma 1/2, Trigun, Love Hina e Samurai Champloo às 23:00, além de Desert Punk legendado às 23:30 na MTV.

      Hoje temos Cavaleiros e Dragon Ball Z às 20:00 na Rede Brasil e Yokai Watch entre 19:30 e 20:00 na Disney XD.

      • Kaio Honorato Rodrigues

        como assim não deu em nada?

        • Simples: a audiência não correspondeu às expectativas.

          • Kaio Honorato Rodrigues

            e qual horário você me sugeria?

          • Você já reparou que o problema está longe de ser majoritariamente o horário, embora se passasse às 18h era melhor.
            Tem que ter [boa] divulgação (de preferência, de forma criativa), tem que estar na boca do povo (mas quando digo na boca do povo, não digo na boca dos fãs e dos sites e fóruns especializados, digo POVO mesmo! Aliás, o canal precisa mirar aquele produto pra todo mundo, não apenas pros fãs, saudosistas e otakus da vida). E o canal precisa ter boa cobertura, que pegue até no Acre (é zoeira, calma! hehehe). E tem que exibir do jeito certo, ou seja, nada de cortes e interrupções bruscas e estratégias equivocadas. O telespectador tem que sentir que o canal não está exibindo aquilo de qualquer jeito, como se fosse um tapa-buraco. Senão, esquece.
            Se bem que quando o canal não tem boa reputação, tudo isso pode acabar nem adiantando.
            A verdade é que se o canal não “tiver nome”, pode estar sendo exibido o anime “pica das galaxias”, que a audiência nunca irá corresponder (é o caso da Rede Brasil, por exemplo).

          • Kaio Honorato Rodrigues

            Muito Obrigado, viu?

          • claudio

            Tipo propagandas da RBTV dos animes e outras programações nas ruas em outdor, ponto de onibus, metrô e adsences em sites de blogs, facebook, you tube, CR e etc… só assim pra está na boca do povo e tu acha vai aumenta a audiência de CDZ e DBZ. Em evita esse dinheiro gasto em anuncios da RBTV nesses locais , e em troca poderia dá premios as seus telespectadores comentados em facebook oficial da emissora em saber codigo da senha que forma a palavra mostrado na tela da tv e ditos os horarios que exibiu a ultima letra que forma a fala do personagem, e só assim pra acontecer na pratica em querer muito ibope e retorno que pode acontecer em qualquer grande, media e pequena tais redes de televisões.

  • Gonçalo Afonso

    Surpreendido pelo Biggs, o canal que cancelou Sailor Moon Crystal III a 5 episódios do fim devido à controvérsia pela censura, ter voltado a apostar em anime com Saint Seiya Omega e agora Beyblade Burst. Com sorte isso pode ser um sinal para o retorno de One Piece e de Sailor Moon Crystal.

    • Celso

      E ainda assim os portugueses estão no lucro.
      Aqui no Brasil temos que se contentar com a reprise de animes batidos em canais inexpressivos (PlayTV e Rede Brasil de Televisão) e a exibição de poucos animes novos na TV Paga (Pokémon e Yo-kai Watch, por exemplo).

  • João Carlos

    Invejinha…

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Por que isso não me surpreende? Aqui no Brasil, infelizmente não vai entrar anime, enquanto essas maldições do Gloob, Dora a aventureira, Peppa Pig, Trip & Troop (que eu não suporto), Galinha Pintadinha, etc. e principalmente essa bosta do Politicamente Correto estiverem no poder. Pena que essa geração atual nunca vai saber o que é ter uma infância de verdade! [:(
    Tudo culpa dessa maldita da Globo por colocar o lixo do “Encontro com Fátima Bernardes” e principalmente esse cocô do “É de Casa”! }:(

    • ❀ 宮古中川 ❀

      Esqueceu o Globo só ter tirado TV Globinho na ar de TV Aberta e colocar Gloob na ar de TV Paga,nem crianças tem condições pra ter TV Paga. Os canais de TV Aberta não investiram programação há 5 anos…

      • Kaio Honorato Rodrigues

        Eu sei disso!

    • É! O fim da “TV Globinho” mudou bastante a realidade das animações japonesas na TV brasileira, já que esse bloco era o responsável por apresentar diversos deles ao público em geral (que é o que importa).
      Mas o desinteresse do SBT por animes, o desinteresse da Record com animações que não sejam Pica-Pau e A Era do Gelo (embora tenha perdido o filme 4 e o especial de páscoa pra Globo), o descompromisso da Band com enlatados e a teimosia da RedeTV! em não voltar com o TV Kids também não podem ser ignorados nessa diminuição maciça de conteúdo nipônico na TV Aberta.
      E na TV fechada não está muito melhor, já que contar com Rede Brasil, PlayTV, Cartoon Network e Disney XD não vem significando tanta coisa quanto parece.

  • Dark Leon

    Aqui no Brasil dependemos dá boa vontade de DisneyXD em querer exibir Beyblade Shogun Steel e Beyraders se tivermos muita sorte para esta série mais atual chegar por aqui… Infelizmente isso deva demorar bastante….A minha esperança é que a Netflix de a louca e coloque todas as temporadas faltantes junto com Shogun Steel no catálogo creio que seja mais fácil que esperar a boa vontade do DisneyXD….

  • Dark Leon

    Gente Beyblade nao e um anime violento, poderia ser exibido em qualquer canal da tv sem problema algum hoje em dia no caso a inédita Beyblade Metal Fusion , anime com ótimo potencial na tv aberta….Queria entender por que a serie foi esquecida aqui no Brasil pelo DisneyXD sendo que poderia ser exibido junto com Youkai Watch a tardinha ficaria perfeito.

    • Luana Lordelo

      Beyblade é reprisado de manhã no Disney XD, mas acho que é o Beyblade Metal Fury.

  • Louiz

    Eu achei que com Beyblade Metal Fury sendo reprisado pelo Disney XD, eles iam exibir esse novo anime. Que pena, por isso que ninguém mais se lembra desse canal…