Divulgação. © Cartoon Network

O Cartoon Network continua comemorando sua audiência no Brasil. O canal anunciou que se tornou o mais assistido pelo público infantil (4 a 11 anos) por dois anos consecutivos. Com os meninos, ele lidera na o ibope já faz cinco anos.

A situação não é muito diferente na América latina, região onde o CN segue mantendo sua liderança na TV paga por 3 anos consecutivos entre o público na faixa dos 4 a 11 anos.

Apesar da boa fase, o Cartoon Network continua sendo criticado nas redes sociais pelos telespectadores que não aceitam o atual modelo de programação do canal. Seu VP Sênior e gerente geral, Pablo Zuccarino, disse numa recente entrevista que os animes ainda são muito pedidos pelo público, mas que é um conteúdo difícil de popularizar. Você pode assistir ao vídeo na íntegra clicando aqui.

  • Eduardo Oliveira

    Vi o questionamento dele na entrevista nesse link e parece que a galera que curte animes que (é o nosso caso) até consegue chamar a atenção da diretoria do canal aqui na América Latina mas não exibem por motivos até justificáveis que é a falta de interesse e audiência que esse conteúdo tem diante das crianças que é seu principal público, mas é quase uma contradição da parte dele afinal se o público otaku consegue chamar tanta atenção do canal porquê eles pelo menos não se mechem para trazer um pouco desse conteúdo no canal no qual ele julga estar no ”DNA do CN?”
    A resposta eu já sei e não é de hoje mas nessa entrevista soou mais como uma birra da parte deles do que propriamente por questões comerciais.

    • Breno Vieira

      Se bem que vão exibir Dragon Ball Super, já é alguma coisa.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pois é Eduardo,infelizmente deve ser o fenômeno da birra do antepassado,vou explicar,a manchete foi famosa por exibir animes mas ela faliu e a rede tv ficou no lugar dela,e a rede tv não queria exibir animes pois segundo as más línguas eles queriam que esquecessem a manchete pois estava morta e que a rede tv era diferente,o cn atual ta assim pra mim,birra com o passado,infelizmente no´s,os fãs mais velhos,somos minorias pois a maior parte do público de hoje no cn são as crianças que não curtem tanto animes,e só gostam de super heróis da marvel,pois os da DC o cn boicota e os pais nem levam os filhos pra ver os da DC pois acham muito sombrios e violentos,eu acho idiota isso mas fazer o quê?,o jeito é se agarrar nos stremings da vida (netflix,crunchroll,animes orion) pois a tv paga só decepciona,exceto a play tv,essa é heroína pra mim.

    • Juniorbf41

      é que eles gostam de torturar o povo,por isso tantas cenas e episódios,e desenhos e series,nos sabemos que eles dublaram,mas eles não exibem pro povo sofrer vendo em inglês ou legendado na net,quando poderia ver dublado na tv,eles nunca pararam de dublar,iria demorar um mês pra exibirem tudo que dublaram,mas não exibiram no passado viu.

    • Lucas Dias Domingos

      te muitos fatores que contribuem para não colocar animes na grade, como a falta de interesse dos japoneses que dificultam muito as negociações, mas a desculpa que ele deu foi a mais esfarrapada de todas, naruto dava 12 pontos de audiência para a SBT.

  • Queila Caetano de Oliveira

    Mesmo com todas essas críticas, a programação do atual CN não é tão ruim assim, tanto que a audiência se mantém a um bom tempo. Claro que há coisas para melhorar, mas aos poucos as mudanças estão aparecendo. A real é que alguns ainda não entendem que a situação de hoje não é a mesma de 20 anos atrás, o público mudou, os gostos também, além de todas as questões de empresa que a gente não vê.

    • Dark Leon

      Duvido que a CN não tenha audiência se tivesse Beyblade Burst, Tenkai Knights, Dragon Ball Super e Yugi-Zexal são animes que eles poderiam adquirir tirando o Dragon Ball Super que é garantido no canal, se tivesse essas séries mencionadas no bloco Heróis ia ficar muito mais interessante.

      • Queila Caetano de Oliveira

        Sim, teria audiência, além de talvez atrair mais fãs para esses animes. A questão é que isso não é o suficiente, pois tem um custo alto e vai contra a coisa toda do politicamente correto, então para eles não é tão vantajoso.
        Eu sou a favor de animes no canal, mas reconheço que do jeito que as coisas estão é difícil eles mudarem de ideia em relação a isso.

        • Dark Leon

          Então eu citei estes títulos pois são animes já dublados nos EUA é que não sofreriam censura por aqui pois estão nos padrões toscos do CN do Brasil.

  • Red X

    A mermão eu n mereço isso? “Difíceis de popularizar” é sério isso? Se animes são difíceis porque não criar um maldito bloco com animações de ação então? Duvido que não vai popularizar.

    • Eduardo Jose de Andrade

      o CN nutela de hoje repudia o raiz,sabe como é né? politicamente correto,pais super protetores onde não pode nem falar coisas ”inadequadas” pros filhinhos,mundo toddynho……….

  • Eu realmente não consigo entender essa posição do Zucca a respeito de animes. Se o Toonami está fazendo muito sucesso na América do Norte e na Ásia, por que ele vem com esse papo de “conteúdo difícil de popularizar”? Todo mundo já sabe que esse cara sempre adotou o “politicamente correto” e ele não tem coragem de admitir isso.

    • claudio

      Ainda mais não faz sentido no CN, que esse zuca foi diretor do extinto animax br e la.

  • Red X

    Ah cara eu não mereço isso ,”Difíceis de popularizar”,é sério isso? Se não me engano Naruto foi popularizado ai no CN e o cara vem essa de “Difíceis de Popularizar” isso é brincadeira. Se animes são difíceis porque não investir em animações de ação então? Criar um bloco só pra isso. Parece que é impossível fazer isso caramba!

    • Dark Leon

      O Patético bloco de ação que temos atualmente é o Heróis do CN do Brasil. Quanto a animes teremos Dragon Ball Kai fase Boo e futuramente o Super, A última temporada de Digimon Fusion e se ainda continuar no CN do Brasil Pokémon Sol e Lua.

    • SaintARMOR

      Lembro-me que em 2009 ou 2010 Naruto ganhou de lavada de Ben 10 no Votatoon.
      E se não me engano, em 2002 houve uma maratona de Dragon Ball Z que por muitos anos foi a maior audiência da história da TV Paga brasileira.
      Não é difícil de popularizar, eles é que preferem ir num caminho mais fácil.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Até parece! Eu mesmo já não acho mais o CN tão legal, prefiro a Disney, Nick, Boomerang, DK, PlayTV, Netflix e Tooncast do que esse lixo de canal, alguns desenhos legais, tipo, Numb Chucks, Chaves animado, Oscar oasis, Super Noobs entre outras aquisições é bem difícil passar! Do Gloob, prefiro Miraculous!

  • Eliakim Quintino

    Continuo a afirmar que o CN é sim o melhor canal de programação infanto-juvenil da tv fechada, ao lado do Discovery Kids. Se comparar os dois com Nick (que parece que graças a Deus vai voltar a investir mais em animações e menos em series), Disney (que só tem series sem graça) ou Disney XD (melhorou muito a partir de adições marcantes de 2010 para cá como Gravity Falls e recentemente a “polêmica” Star vs. as Forças do Mal, mas é necessário mais) é sim as melhores opções.

    Pode ser que não sejam todos, mas boa parte dos que reclamam são provindos de geração/fases de ouro no CN que não aceitam sobretudo o estilo das animações atuais, reboots e a quase total desistência em animes. Mas se esquecem também que o canal tem foco nas crianças, apesar de que sou grande defensor a tese de que “desenho animado não é só para crianças”.

    Alguns ajustes são sum necessários, mas o CN merece estar na posição que ocupa hoje.

    • Eduardo Oliveira

      Concordo em partes com vc amigo e realmente o canal tem foco no público infantil mas como animações como Hora de Aventura e Apenas um Show se popularizaram tanto? Por conta da sua audiência adulta e por mais que eles reneguem esse mantra que suas animações carregam (pelo menos em terras latinas) o CN consegue ser bom para as crianças e medíocre com o público mais velho.

      • Eliakim Quintino

        Claro, concordo contigo. Por isso que faço questão de sempre usar a frase “hoje em dia, animação não é só para crianças”. Creio eu que eles querem empurrar o público adulto para o Tooncast, que eu particularmente não sou muito fã da maioria das animações que tem lá.

        Ps (off): Quando consegui TV a cabo em casa, o Animax ainda existia, mas poucos meses depois saiu do ar. Provavelmente peguei a fase final do canal. Se tivesse um canal desse calibre no Brasil, tenho certeza que todas as idades sairiam ganhando.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Concordo contigo,não gosto tanto do cn atual,por causa dos descasos que tem ate´com os desenhos da DC,mas se comparar com os outros canais infantis,o cn está o melhor mesmo,mas poderia ser muito melhor.

  • Tyrion Lannister

    Só li verdades, não estamos mais nos anos 90 e 2000; o público de animes agora são nerds da net com mais de 16 anos, que odeiam dublagem e animes feitos em 4:3, suportam animação da A1-Pictures e toneladas de fanservice…

    O público da CN são crianças de até 12 anos, mas isso não muda o fato que a CN precisa do Toonami, afinal se os americanos têm por que não podemos?!

    • Eduardo Jose de Andrade

      concordo com algumas partes contigo,mas eu amo dublagens de animes,claro têm as pérolas (cof cof samurai x com Aoshi multi voz,Inuyasha,Bleach,fate zero cof cof) e não me importo taaanto se o traço do anime ou mangá deixa a desejar,se a história e enredo é bom eu vou gostar (attack on titan) pois do vue adianta ter uma animação boa e enredo meia boca? (cof cof bleach anime e mangá cof cof) e dependendo do fanservice eu vou repudiar,pois tem que fazer sentido e não só jogar a toa,mas a maioria do público do CN são crianças que não vivenciaram a era de ouro dos animes no Brasil.

    • Asuna cade vc ? :(

      Cara, a A1-Pictures e um bom estúdio de animação ótima .-. Minha opinião né…

  • Erivelton Freitas

    Eu não acredito em dizeres. Se o CN quer se vender de líder, ele que mostre os números e os comparativos com os números dos concorrentes.

  • Louiz

    Eu já tinha visto essa entrevista. O legal é que eles sabem que o público quer animes e mesmo assim não exibem! Eu não acredito nesse papinho de “difícil de popularizar”, pra mim isso é só uma desculpa pra não exibir animes, pois eles tem medo que animes façam mais sucesso que seus desenhos originais. Qualquer desenho que não tenha o selo original eles tratam que nem lixo.

    • Juniorbf41

      ate os originais eles tratam como lixo imagine os não originais então ?

    • Eduardo Jose de Andrade

      Mas qual seria o motivo,deles repudiarem um desenho que não seja da posse deles,que seja um sucesso? pois não iriam lucrar com os produtos do desenho pois o dono de marketing não é o cn?

      • Louiz

        Sinceramente eu nem sei o motivo, talvez seja isso, ou não. Eu acho que o CN ia lucrar um pouco, mesmo não sendo o dono. Talvez seja porque eles são orgulhosos demais, e acham que seus originais sejam melhores do que os desenhos de outras produtoras.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Eles são arrogantes mesmos,os animes que mais bombaram e tiveram mais destaque e atenção do CN,pokémon e bakugan,tinham ou a warner (4kids) ou o próprio cn,neste último caso assim foi com bakugan.

  • Thiago Gonçalves

    Eu só queria que o período do fim de tarde fosse como era nas décadas de 2000, só isso.

  • Eliakim Quintino

    Exatamente

  • Breno Vieira

    Assim como no México, aqui no Brasil também são 80 episódios e direto do japonês. É algo novo também. O cliente é o Cartoon Network na América Latina. O canal está reprisando o Kai, exibirá a saga Boo e em seguida encaixará o Super.

    • Perae. Você por acaso tirou essa informação desse vídeo aqui?
      https://www.youtube.com/watch?v=_XiYX9mGDqs
      Até agora essa é a única suposta “fonte confiável” que fala que DB Super foi dublado aqui e vai ser exibido lá. Mas do jeitinho que o cara fala no vídeo, pra mim é bem difícil acreditar que essa informação seja verídica õ_o

      • SaintARMOR

        O camarada do vídeo tem um print de um suposto dublador falando isso. Ao menos ele foi e mostrou o print.
        É compreensível que um sujeito descabelado falando para uma câmera de baixa definição com a dicção “pra dentro”, e que em outro vídeo ainda aparece sem camisa fumando narguile não seja lá uma fonte muito confiável à princípio XD.
        Mas observando somente as informações que ele passou, não aparenta que seja uma mentira.

        • claudio

          Se for verdade e porque os dubs ficariam calados pra não citar a dublagem em adamento e talvez aos dubs ser mercenarios e esperando recebe R$ grana dos fãs na web pra quebrar o sigilo da dublagem e obrigados a não cita nomes pra ao pessoal em geral e caso revele e nunca mais citamos o sigilo daquela pessoa revelou o nome do dub na web em novos titulos dublados em breve no brasil.

          E por esses motivos de casos de não cita publicamente os nomes a quem dublou na chantagem dos dubs ganha com os fãs em cima dos produtores estrangeiros e acho muito melhor a favor da distribuidora liberar o sigilo cedo e com antecedência antes de começa a dublar e divulga na internet nos sites do estudio de dublagem ou no site oficial da distribuidora a dublagem BR seja de DBS, e outros animes que não sabemos se estão sim ou não dublados. Só assim com a quebra de sigilo os dubs parem de faturam em revela antes ao poucos fãs que sabem.

          Alguem deveria manda email sobre esse assunto as distribuidora e libera o sigilo do elenco de dublagem brasileira em todas produções

          • Juniorbf41

            só falta ser dublado no rio de janeiro

          • claudio

            Acho dificil DBS ser dublado no RJ.

            Já que a dublagem espanhol latina, portugal e talvez os outros lugares não alterou o elenco de dubs em DBS.

          • Juniorbf41

            mas nunca se sabe né,ainda mais se a cliente é a cartoon network braisileira,pelo menos não haverá cortes e censuras viu.

          • claudio

            Sei existe 1% disso acontece de dublar no RJ o DBS, acho por 3 motivos quase impossiveis o CN BR vai banca a dublagem brasileira e envia propositalmente ao estudio do RJ com novas vozes , pra assim a toei não quiser paga pela dub e o canal paga e fica com os direitos só da dublagem carioca.

            Ou então a toei vai pagar um valor muito baixo ao estudio e a maioria dos dubs de SP não vai querer dublar, e por isso um estudio de RJ vai aceita dublar por pouco.

            E caso nem as capitais de SP e RJ não dublar o DBS por valor baixo e alguém mais vai querer como os estudios de miami e campinas, belo horizonte, niteroi e etc…

      • claudio

        Mas essa informação que não pode revelar nomes e quem soutou e foi acho funcionario do CN BR ou alguém do estudio de dublagem e quem seria a empresa que vai dublar o DBS.

        • SaintARMOR

          Minha maior curiosidade é saber se vai para a Sigma ou para a Unidub. Saber disto já vai ajudar muito à deduzir os rumos que esta dublagem terá.

          • claudio

            Acho pode ter mais opções de estudios em SP pra dublar o DBS.

            Se fosse pelo estudio Dubrasil dublar o DBS, e já teriam revelado faz tempo o elenco no site e facebook oficial deles no andamento da dublagem , e assim como fizeram a divulgação de dublagem com todas sagas, temporadas, e remakes, reboot de CDZ em saber os nomes dos dubs nos personagens primeiro e antes de estreiar nas midias no brasil.

            Os outros estudios de dublagem acho por enquanto nunca revela cedo o elenco de dublagem e mesmo se foi sim ou não lançados nas midias oficiais, já que existe produções dubladas em PT-BR que nunca foi ao ar na tv/homevideo/stream.

    • Juniorbf41

      ok a dublagem não terá censura,mas o cn vai exibir todo picotado,e só poderemos ver essas cenas dubladas ou em DVD ou no streaming.igual os originais do cn foi dublado direto da versão americana,na verdade da versão original,pois o cn americana as vezes faz uns cortes,mas só no gumball e nos finais alternativos como o de especial de haloween de apenas um show,mas só isso,mas enfim a versão que os estúdios de dulagem carioca dublam,nao é nem a versão dos estados unidos mas sim versão original sem cortes e semc ensura,eles dublam cada cena e as únicas edições que fazem são pra eliminar as legendas como no episodio do controle remoto onde o Ricardo fala espanhol,e as legendas em inglês são eliminadas na versão brasileira,pra que se torne intendivel,mas irando por isso nenhuma outra aleteração é feita,claro que as vezes trocam a palavra estupido ou idiota,por risadas ou sinonimos,mas é tipo as piadas de chaves,todas as cenas são dubladas por completo,depois a cn que corta na exibição na tv,tanto que outrso canais,e mais o streaming e os dvds oficiais (não os piratas)possuem as cenas infelizmente é impossível achar a maioria no youtube,e por isso os fãs sofrem vendo inglês ou legendado apesar de todas elas terem uma versão dublada.

      • SaintARMOR

        Se a exibição for de madrugada, talvez o canal não corte nada.

  • Matheus Ribeiro

    O Cartoon ainda é o melhor, mas vendo o esforços da Nick e do DisneyXD não vai demorar muito pra ser ultrapassado, ainda mais que os desenhos de maior sucesso (Hora de Aventura, Apenas um Show e O incrível mundo de Gumball) estão acabando. Eu não conseguiria assistir a programação com reprises infinitas desses reboots toscos de meninas super poderosas, jovens titans e ben 10.

  • Eduardo Oliveira

    Ele não está de todo errado pois quem tem os direitos de exibição aqui na América Latina da franquia é o CN mas é um equivoco cravar que o canal exibirá o DBS afinal o CN é um canal que consegue nos surpreender sempre negativamente nesse sentido.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Gente vamos deixar de ser viúvas chatas,sejamos viúvas boas que relembram a época de ouro e revemos os desenhos que curtíamos,pois os tempos mudaram,e sabem que os animes são a primeira presa da censura e politicamente correto,mas esperar do que do CN que boicota os desenhos da DC,o CN tem bons desenhos originais atuais (hora de aventura,apenas um show,Steven universo) mas podia ressuscitar o animaction que exibiam ás quartas,pois um toonami é mais difícil voltar que a terceira temporada de the lost canvas ou o anime de bleach,convenhamos e aceitamos a triste realidade,abracem com mais força os serviços de streaming.

  • Juniorbf41

    difíceis de popularizar ? serio isso ?pelo amor de deus,eu não mereço nisso,ninguem merece mas fazer o que né.

    como podemos esperar,que o cn ou algum canal da turner exiba ou crie um bloco ou canal,pra exibir animes e outros desenhos violentos,e cheios de conteúdo sexual,se nem seus originais,que nem possuem uma classificação muito alta,eles exibem direito ?

    censurad altíssimas em apenas um show,hora de aventura,gumball,mad,e em menor quantidade,os jovens titãs em ação,titio avo,e clarencio o otimista ?
    ok,sei que nem todos que eu citei são exatamente originais mas o cn tem os direitos pra usar e abusar,mas enfim apesar do lixo que a programação ta,vejam pelo lado bom,ao menos no brasil,todas essas cenas que o canal corta são todas dubladas,todas as cenas censuradas dubladas em português brasileiro,sem excessão de nenhuma,coisa que eu duvido que os outros países façam,tanto que no cn latino-americano,mad ate teve que sofrer uma redublagem,quando o cn resolveu exibir alguns episódios sem censura,ok o cn brasileiro não é perfeito em nenhum aspecto, é inferior ao americano que é totalmente perfeito ou quase,e há vários outros países também,como no panamá,onde os episódios preboot e reboot estrearam pouquíssimo depois dos estados unidos,enfim o brasileiro é ruim em vários aspectos mas se compararmos ele com o árabe por exemplo,aí veremos como o nosso é superior,um dos únicos defeitos que eu considero que deve ser revertido urgentemente é as censuras,se não tivesse censura em nada,aí sim tava bom,por que não exibindo nada censurado,mas sim tudo sem censura e dublado ainda,aí né,as chances de termos um toonami e adult swim,com programas pro publico maior de 14 anos aumentaria muito,mas enquanto tivermos censuras isso é quase impossível,pelo menos no cn anithyng eles estão vazando algumas cenas censuradas com dublagem,bom mas não é o bastante ainda.

  • Bruno Pereira Macedo

    vejam que interessante a cn é popular entre jovens de 4 a 11 por isso essa decadencia …….

  • Lucas Dias Domingos

    Naruto dava 12 pontos de audiência para a SBT, como anime não se popularizava?

  • claudio

    Depende e se tive-se um concorrente de outro grupo com canal de animes no pacote basico e acho o CN mudaria um pouco sua grade de programação e criando novos blocos de animes como toonami pra shounen a noite e madrugada, e outro pra shoujo no fim de tarde e mais um com animes infantil pra horario da manhã ou começo da tatde.

    • Queila Caetano de Oliveira

      Mesmo se esse canal de animes no pacote básico existisse mesmo (meu sonho) eu ainda acho que o CN não mudaria toda a sua programação só pela concorrência, até porque o público desse canal com certeza não seria o mesmo do CN, provavelmente entre adolescentes e adultos, enquanto o público do CN continuaria sendo de crianças e adolescentes.
      Preciso dizer outra vez: O foco do CN não são só animes, e mesmo que de alguma forma eles voltem para a programação, não vão ser a única coisa dele.

      • claudio

        Na época passada quando existia canais de animes que está nos planos pouco mais caros, e como o animax , locomotion e fox kids que essas emissoras transmitian animes, o CN BR nesse mesmo periodo desses canais concorrentes e tinha o canal da turner mais ou menos 6 horas de animes por dia no brasil.

        Se tratando atualmente no exterior como nos EUA o CN americano passar animes de noite e madrugada e mesmo com e sem concorrente nas grandes e medias operadoras.

        E mais na frança o CN acho tem pior ibope por ter lá uma programação sem animes e disputar com 3 canais franceses que passam animes como as redes mangas tv, kaze tv, J-One . Com isso o CN Francês inves de exibi animes na grade e lançou um novo canal na frança e chamado toonami channel pra concorrer com outros canais e ficando 4 canais de exibem animes lá fora.

        Enquanto aqui quase nada por enquanto e o CN BR se acomoda com varios horarios alternativos de reprises por dia, que torna a nota menos razoavel e regular a grade de horarios recentemente e até hoje dia. Comparado ao passado que era boa grade diverficada e poucos reprises, que porque havia concorrência.