Divulgação. © Warner Bros.

Pegue todas as franquias do cinema e busque saber o quanto de rumores são publicados na imprensa quanto a isso. Nem precisa se dar ao trabalho. Ela se chama DC Extended Universe, ou simplesmente DCEU.

Divulgação. © Warner Bros.

Iniciado em 2013 com O Homem de Aço, o Universo Estendido da DC não começou da maneira como a grande maioria esperava, ou cobrava. Ser de início melhor e maior que a concorrente (leia-se Marvel), começar, finalmente, a construção de um novo universo vindo dos quadrinhos, o simples prazer pelo novo. Mas antes mesmo do filme chegar aos cinemas, claro, houveram contrapontos. E quando chegou.. foi aquela maravilha. Um divisor de águas.

Digam o que for, para mim, O Homem de Aço é o melhor filme de origem de super-herói de todos os tempos. A maneira como a trama se desenvolve num conforto em explicar cada detalhe no ponto e na maneira correta, preparando o terreno para o nascimento do maior de todos os personagens dos quadrinhos em uma trilha sonora de arrepiar e cenas de tirar o fôlego foram, para mim, sequências que eu nunca esquecerei.

Divulgação. © Warner Bros.

Ah, mas ninguém gostou. É confuso. É dramático demais.

Sucker Punch: Mundo Surreal e Watchmen também estão na minha lista de filmes preferidos, e não, não é nenhuma particularidade por produtora ou diretor. Eu simplesmente me deixo conduzir por boas histórias seja de onde elas vierem.

Antes de me deixar ser conduzido por um filme, busco saber: quem produziu, quem dirigiu e quem escreveu — este último poucos se importam, e é o mais importante —, para só aí tomar alguma decisão. Assisto um trailer, vejo um vídeo promocional e outro e pronto. “Será que vale a pena ir ver?“.

Trata-se da minha opinião formada quanto ao assunto, não o que alguém virá dizer para mim. Sim, eu posso consultar críticas e comentários de quem está por dentro daquilo e já assistiu ao resultado final, mas o que vai prevalecer será a minha conclusão quanto arte do que foi apresentado.

Divulgação. © Warner Bros.

Ficar por dentro e torcer para o Universo DC tem se tornado cada vez mais difícil, isto devido aos inúmeros problemas de rumores que se propagam a cada dia. É complicado passar a cobrir para modo noticioso ou para conhecimento em interesse particular.

A nova da vez é que Ben Affleck deixaria o posto do personagem em The Batman, vindouro filme solo do personagem, informação passada por seu irmão, Casey Affleck. Só que, o que muitos não fizeram questão de tratar, é que tudo não se passou de uma brincadeira, e que o ator pediu para que tal declaração não fosse levada a sério.

Divulgação. © Warner Bros.

Falar sobre a DC rende, e muito. Levantar rumores que causem tormento e reproduções na mídia ainda mais. Agora se coloque como um ator, produtor, diretor ou acionista envolvido com o “projeto DCEU“. Atolado no emaranhado de tamanhos problemas, na tentativa de “alcançar a concorrente” (o que a imprensa parece querer enfatizar como obrigação da DC), saídas de pessoal do corpo técnico, previsão de arrecadação sempre abaixo do esperado — e que sempre ficam acima da média. Como lidar com tudo isso? É preciso prestar contas no final. Está sendo difícil conduzir tudo isso.

A DC errou em dar início a estes trabalhos como foi? Pode se dizer que sim. Muito embora seus personagens já estejam firmados no subconsciente da maior parte do grande público. Era preciso mais espaço e tempo para desenvolve-los na grande tela. Mas agora as coisas parecem caminhar no rumo certo.

Divulgação. © Warner Bros

Eu dou valor e voto de confiança pelo fato de acreditar que existe todo um cuidado e tentativa de fazer funcionar, com pessoas qualificadas o suficiente para fazer a coisa acontecer. Se houveram tropeços no passado, eles aprenderam. Esquadrão Suicida foi um erro? Certamente que sim. Mas lucrou, estabeleceu o que precisava e pode extrair boas histórias a partir dai.

Acertaram com Mulher-Maravilha quando ninguém esperava mais nada. E os rumores quanto a Liga da Justiça e qualquer outro trabalho, como já se diz, não passam de rumores.

A DC Films foi apedrejada por tantas vezes e muitas com razão, mas está traçando novos rumos para o futuro. Calma, tudo tem seu tempo. Embora não se tenha um calendário oficial, os controles criativos dentro da Warner Bros. estão mais sólidos que nunca. Shazam!, que até pouco tempo estava no limbo, “renasceu” com diretor firmado (David F. Sandberg), anúncio de elenco para “breve” e começo das filmagens para o início do ano que vem. Há nove datas para filmes da DC nos próximos três anos, mas entendo o porquê destes trabalhos não serem anunciados. É melhor ter a certeza que está tudo dentro dos conformes antes de qualquer coisa. Nada de fazer um novo Esquadrão Suicida, às pressas e de qualquer jeito.

Esperamos tanto para ver a DC nos cinemas. Critique o que está errado e contemple o quer der certo. Como fãs, como consumidores, exigimos sempre o melhor, afinal, nós é quem financiamos isso. Mas não tire conclusões precipitadas sobre tudo que vê na Internet. Não fundamente-se com base em “fulano ouviu de fulano que ouviu de fulano..“. As coisas não são assim.

  • Joseph

    Vou esperar sair o filme desse post…

  • Nelson Ramos Filho

    A DC sofre do mal do “querer não gostar”. O cara vai ver o filme querendo não gostar(porque ele só pode gostar da concorrente), ai o que acontece?! Repete o mesmo discurso infundado de sempre: “Snyder não sabe contar história”, “Batman não mata”, “Superman é depressivo”, “Lex é o coringa e o coringa é o Mc guime”, “Martha”. Porra galera, vamos parar de má vontade e vamos assistir e entender o filme. Superman esta em uma jornada de auto-conhecimento, Batman ta cansando e sem fé na humanidade(no fim de BvS mostrou que já mudou), Lex e Coringa são versões de inumares versões desses personagens e Martha não salvou ninguém, aquela cena e cheia de simbolismo, se a pessoa tivesse boa vontade de querer entender, teria entendido com estrema clareza. Sou fã do UDCU por querer se diferenciar da concorrente, quero que prospere e quero que o Snyder tire umas ferias pra poder descansar e depois voltar pra nós, porque ele é um cara que merece tudo de bom no mundo e que me entregou Bvs e MoS, dois filmes espetaculares. QUE VENHA A LIGA!!!

    https://uploads.disquscdn.com/images/8cfca60b2eed47ae49b1ce5939ec2b9219bef517a1a23c0e05cf8de2c297899b.jpg

    • Eduardo Jose de Andrade

      Concordo cara,povo parece que ama odiar a DC

      • Porque as pessoas são obrigadas a dizer que um filme ruim é bom ou elas odeiam a DC. O estranho é que os odiadores da DC não acham O Cavaleiro das Trevas ruim, mesmo esse sendo da DC, mas isso nada tem haver com qualidade com certeza.

        • Nelson Ramos Filho

          Eu detesto a trilogia do Nolan, aquilo não é o Batman, esse do Snyder sim é o Batman. To me lixando se o filme é Marvel, DC ou FOX, e até agora a DC pra mim vem sendo a melhor.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Interessante!

  • Davi

    A DC já começou num território hostil e já fomentado pela Marvel. Pelos filmes sessão da tarde para a família, é claro que filmes com um herói quebrando o pescoço do outro seria criticado POR isso, pois a qualidade da história em si é incontestável.
    BvS é a mesma coisa, tentam levar tudo muito condizente com a vida real, é um filme SÉRIO mas não deixa de ser baseado em quadrinhos, e o Snyder deixa claro que o filme é com pessoas físicas e reais mas estão num mundo fictício. Então “Save Martha” é algo genial. Isso é puro diálogo de um quadrinho, abrir a página e dar de cara com um diálogo desses seria de sufocar (no bom sentido).

    Esquadrão a culpa é da Warner. Mas porque isso aconteceu?
    Porque a concorrente já tinha formado o que seria um filme de herói ideal para a grande maioria, e não poderia ser sombrio ou sério. Não deveria ser violento, ou ter cenas controversas.
    Isso foi o que a Warner tirou das críticas negativas de BvS, que realmente não pareciam estar se focando na história contada e sim em pontos e momentos/cenas específicas do filme.

    E agora com WW o caminho para filmes. “corretos”, filmes de heróis ideal para a DC se abriu. E Liga virá para firmar isso de vez. Ou não, pois os boatos dizem que estão mudando partes do filme, vai saber o que eles estão aprontando, de todo modo não passa de rumor e que é o foco deste post. Mas uma pena botarem a mão no filme do Snyder, apesar dele não estar tão credivel para a Warner, imagino.

    • toygame lan

      aff por que o povo vem sempre coisa de “Tom'” dos filmes.
      povo tem que entender que esse filmes não são para os fãs de HQs e sim para o publico em geral se a DC e Marvel fizer filmes só para o nicho a coisa não gera renda para ninguem.
      A DC que começou o universo mal com o homem de aço filme cheio de erros e depois veio BVS que continuou a mesma bosta,ai veio esquadrão suicida que focaram tanto no coringa que esqueceram do resto e foi a bomba que foi.
      Mulher maravilha não foi um filme grandioso mas foi bem melhor que os outros.

    • Me desculpa cara, mas BvS é um filme ridículo, o filme não constrói nada do que termina, tem todo um foco no Super que é jogado no lixo e não representa nada na historia mesmo tendo custando muito tempo de filme, não tem personagens marcantes, o Luthor um dos maiores vilões da historia das HQ’s um personagem que representa o orgulho e a ganancia um personagem que é conhecido por sempre está no topo e fazer de tudo para se manter no topo não se rebaixando a ninguém, é rebaixado a uma especie de empresario “cool” afetado que faz o que faz por nada e mija na porra de um balde pra ser “engraçado” uma coisa ridícula.
      É um roteiro comodista onde as coisas acontecem porque o roteiro diz que tem que acontecer e furos de lógica, a cena da Martha representa isso se eu visse aquilo em uma HQ eu rasgaria ela e jogava fora, TODO o conflito principal do filme foi resolvido com essa merda dessa cena ridícula, horas de filme para um psicopata ficar com pena de um Alien que ele via a segundos atras como a maior ameça para a Terra, sendo que todos os homens que ele matou sem pena representavam ameaças menores (já que nenhum deles era uma ameça a nível global) e tinham mãe também, TODO o filme foi pra nada.
      Eu não vi a versão estendida, mas a apresentada nos cinemas foi uma das coisas mais ridículas. Eu entendo algumas pessoas gostarem do filme por ele tentar desconstruir o heroísmo, o que para mim ele não consegue já que tanto o Super tanto o Batman terminam o filme como heróis.

      • Davi

        Discordo totalmente de você, todo ponto citado tem sim sua relevância e importância no filme.
        O filme não precisa ser fiel, adaptar escancaradamente os quadrinhos, mas esse é um erro que alguns tentam usar como ponto para critica. Que não é fiel e tals, mas o Luthor, o Snyder no feactures (que você encontra fácil no youtube) do Luthor diz que se baseou para essa primeira versão em uma DAS primeiras versões do Luthor, ou seja, o cara foi a fundo, ele é um fã das antigas. Não precisava ser fiel, mas foi fiel.
        Porém o que deveria analisar é o personagem do filme no filme em si, e não como ele se parece. O que deveria ser avaliado é seus objetivos e suas motivações, se elas são condizentes. E ele move o filme sim, e sua motivação tem tudo a ver com o tema do filme.

        Você poderia até rasgar a cena da ”Martha” se a visse num quadrinho, assim como critica o dialogo no filme, MAS sabendo que o filme tem essa pegada fictícia de um quadrinho, deveria aceitar diálogos irreais como esse? Pois se o Snyder quisesse ser condizente com a realidade, ele faria um dialogo ”E- ele vai matar a minha mãe, por favor, salve Martha”, mas como o Snyder é um grande fã de quadrinhos…

        Ele não parou por causa do ”Martha”, e sim que percebeu que estava sendo controlando e induzido a matar o Super pelo Lex. Foi o que o Super disse no começo ”Lex quer que nós-”.
        Fora que ele desde o começo sabia que ele quem nutria ódio e desacreditava que o Super seria alguém do bem. Martha apenas fez com que ele refletisse nos erros que estava cometendo.

        Essas pessoas que dizem que teve desconstrução de heróis está completamente errada. Não tem nada de desconstrução, e sim uma construção. Tanto é que o nome do filme é ”Origem da justiça” não está nas entrelinhas.

  • Rafael Nogueira

    Nunca que eu me deixo levar por opiniões alheias, só em determinados casos de razão ainda, mas geralmente nunca, já vi pessoas até que gostaram de todos esses projetos da DC, Batman vs Superman, Esquadrão Suicida, até o Coringa do Leto o.O

    De fato ela fez uma cagadas, mas isso até a Marvel anda fazendo ultimamente e eu nunca julguei eles, continuarei assistindo os filmes que estão por vir bons/duvidosos, pra formar uma opinião no final que é o mais importante, antes disso no máximo brincadeiras irei fazer, pois a DC já foi taxada de piada nos cinemas :-/

    Eles tem muito que melhorar ainda e os fãs tem que dar a força que eles merecem, pois o sonho de ver a Marvel e a DC juntas em um universo ainda está acesso :-)

    • GustavoH

      Tio Pool peitando o Curinga seria genial

  • gente alguém sabe me dizer se no cartoon ainda passa o novo desenho da liga da justiça

    • Matheus Sousa

      Saiu da grade.

  • Mirai trunks

    Otimo texto cara
    concordo com sua opiniao
    as pessoas se deixam levar por rumores idiotas e usam eles para hatear a dc nos cinemas o que uma injustiça

  • Léwow

    NAO AGUENTO MAIS VER A WARNER FAZENDO BESTEIRA COM A DC

    AS VEZES NEM PARECE QUE A WARNER É DONA DE TODOS OS PERSONAGENS DA DC

    DIFERENTE DA DISNEY QUE NAO É DONA DE TODOS OS DIREITOS DE FILMES COM A MARVEL MAS FAZ PELO MENOS DIREITO

    • toygame lan

      Acho que a warner só detem os direitos dos personagens da DC não é dona da empresa.
      A disney comprou a marvel toda e ainda luta para tentar pegar os herois que foram para sony fox e outros lugares

  • toygame lan

    Povo tem que entender que esse filmes não são para os fãs de HQs e sim para o
    publico em geral, se a DC e Marvel fizer filmes só para o nicho a coisa
    não gera renda para ninguem.Alem das bilheterias tem os outros produtos como fugure actions e etc que tem que ser vendidos para fazer a receita para continuar as produções de mais filmes.

    A Marvel está fazendo filmes divertidos e bem simples justamente para alcançar todos os publicos,até a serie da marvel agents of shield que era uma bosta mudou e virou uma coisa mais independente para se manter.

    O universo Arrow da serie de TV apesar de erros de roteiros e efeitos está melhor que do cinemas e as poucos vão abraçando o lado mais “nerd” da coisa.O certo era fazer o mesmo no cinema.

  • Eduardo Jose de Andrade

    A mídia é marvete,só faltam jogar praga na DC,só o esquadrão suicida que foi (re)feito as coxas e mesmo assim deu brechas pra histórias futuras,a DC sabe fazer e deveria continuar com os filmes tensos e realistas,até a Marvel amadureceu em guerra civil e Thor ragnarok parece que vai ser sério também,a Warner deve só divulgar os filmes e deixar os diretores trabalharem em paz,e mesmo sendo apedrejada pela crítica,o começo do DCUE está dando mais bilheteria que o começo do Universo Marvel.

    • Sim a mídia, que é quase toda da Warner já que o Time Warner

      é dono de praticamente todos os grandes canais que não são da Disney ou da FOX e além disso é dono do Rotten Tomatoes o maior site de critica especializada, é marvete.

      • Eduardo Jose de Andrade

        Cara é só olhar,com exceção de mulher maravilha,o DCU só levava pedrada,nos EUA o povo é mais sincero que os brasileiros,não é porque a empresa é dona de site Z que não vão criticar outros produtos dela.

  • Acho que “Shazam!” vai ser o melhor filme da DC

  • Geaniny Houklef

    A Dc tem que fazer os filmes em live action mais parecido com filmes em animação. Os filmes de animação são fantásticos, não entendo o pq não conseguem fazer os filmes em live action tão bom quanto os das animações. É uma pena.

  • Alice

    O ponto principal, e talvez o mais difícil da DC, esteve na criação de sua própria linguagem artística, quando o estilo Marvel já estava consolidado neste âmbito. E ela conseguiu!! A DC poderia ser mais uma copiadora do “dialeto” Marvel de ser, porém ela não se acomodou, e optou em desenhar sua particular singularidade neste “universo”. Lembro de um filme, que na época eu não entendia muito bem a sua mensagem, por ser criança- O Mundo Proibido. Como naquela época (década de 1990) não havia censura na TV, era comum ver… enfim… Quando vi Sucker Punch, por alguma razão, me lembrei de O Mundo Proibido.

    Como disse o autor do texto, está na hora de abandonarmos o achismo, que às vezes nem pertence a nós mesmos, e busquemos estudar a respeito de um filme, valorizando todos os envolvidos, principalmente o escritor. Afinal é dele que sai a arte!! rs

    • yeux

      “é dele que sai a arte”. Que paradoxo espiritualista! kkkkk

      • Alice

        Não foi intencional. Só percebi o duplo sentido depois de finalizar o texto.

        • yeux

          Perdoada!

  • Geaniny Houklef

    Os filmes de animação da DC são fantásticos , liga da justiça sombria com john constantine foi excelente. Acho que os filmes em live action tinha que ser mais parecido com os das animações