Divulgação. © Akira Toriyama / Toei

A partir do mês de julho, o Cartoon Network e Tooncast, canais controlados pela Turner, deixarão de exibir as séries Dragon Ball Kai Dragon Ball, respectivamente. A saída dos animes da programação dos dois é pioneira na América Latina, pois apesar da ausência em alguns sinais dos canais na região (como no Brasil por alguns anos), sempre era mantido algum tipo de exibição de algo relacionado a Dragon Ball, mesmo que limitado a um único sinal.

Este posicionamento leva a crê que agora a Turner perdeu as licenças que tinha por muitos anos sob a franquia da Toei na América Latina. Porém, também não podemos descartar a possibilidade de apenas se tratar de um “descanso” de imagem, devido a exibição continua por anos, muito embora isso nunca tenha sido visto como um problema.

A dúvida que paira no ar é quanto ao destino de Dragon Ball Kai: The Final Chapters (saga Majin Boo), já dublado tanto em português como em espanhol e Dragon Ball Super, atualmente em processo de dublagem nos respectivos idiomas.

  • Acho que foi a perda da licença mesmo, pois ambos os dois animes estavam demorando muito pra aparecer e assim… Pelo menos pode ir pra outro canal

    • Carlos Dimitrís

      segundo o mundo tooncast a um tempo atras eles estavam tentando negociar a re compra das licencas de one piece ,dragon ball z, trigun, gatchaman (conhecido como G Force) e outros animes que foram exibidos no passado pelo cartoon contudo a negociacao deve ter fracassado acredito eu que a mudanca de gestao dos canais do cartoon network na america latina acabou atrapalhando as negociacoes com a Toei e a Tsuburaya.

      • Jaime Facundo Esquivel Madrazo

        Cuando lo dijeron?

        • Carlos Dimitrís

          ha dos anos atras. en pagina de mundo tooncast. tava cogitando renovaçao de la licenca de filmation e renovacion da licenca de alguns animes citados arriba.

    • Eduardo Oliveira

      Eu tbm acho que seja perda de licença mas fica a questão da exibição de DBS que mesmo que esteja em processo de dublagem aqui no Brasil depois dessa notícia, o seu futuro ficou muito mais nebuloso do que a alguns tempos atrás, a não ser que dê a louca na Rede Brasil que tem contrato com a Toei e acabe por exibir DBS em terras tupiniquins, mesmo que o retorno da audiência seja nulo num canal de baixo acesso mesmo sendo um canal aberto.

      • Carlos Dimitrís

        se super for pra rede brasil vao demorar e muito pra exibir db super.pois tem muito capitulo de DBZ ainda para exibirem . fora que tem que torcer pra Rede Brasil nao reprisar os episodios da saga freeza quando a mesma acabar. sendo otimista se db super for para rede brasil deve ser exibido la pra la pra 2019 2020 no canal rs.

        • Eduardo Oliveira

          Igual a exibição completa de Naruto Shippuden no Brasil só que quanto a Naruto analisando melhor eu acrescento uns cinco anos a mais nessa contagem kkkk

        • claudio

          Tem os site netflix e looker que pode está acho em breve tá disponiveis o DB kai e DB super mais cedo nesses streams, antes dos canais RBTV , band e CN.

  • Caramba essa foi repentina, será mesmo que a Turner perdeu os direitos?! Não vamos nos precipitar, mas bem que a franquia poderia passar pra outro canal para ao menos exibir todos animes da franquia de maneira digna, pois assim afetaria também o Brasil, pois o CN Brasil faz descaso totalmente com a franquia, então se ele não quer, muito provavelmente há outros canais ou serviços de streaming interessados.

    Se foi somente um caso de “descanso” pra nós brasileiros não mudou muita coisa, já que só são exibidos Kai (esse por sua vez em terrível horário e sem novidades da exibição da Saga Boo) e clássico, sem dar atenção ao Z, GT, filmes, especiais, etc.

    • Acho que a última vez que apareceu um filme de Dragon Ball na programação do CN foi no começo de 2015, quando anunciaram o filme “O Retorno do Guerreiro Lendário”, curiosamente quase na época em que lançariam o filme “O Renascimento de Freeza” nos cinemas, talvez como uma forma de “promover” o filme.

      • Ia aparecer, mas infelizmente o CN no dia não exibiu, tem até notícia aqui no ANMTV.

        Quando anunciaram que depois de anos o Kai voltaria, achei que as coisas iriam melhorar, mas tá no mesmo reprises da versão censurada americana, não sei se resolveria se eles pegassem as masters japonesas do Kai e colocassem dublagem.

      • Challenger TAS

        Na verdade, em junho de 2015, na época do lançamento do Renascimento de F nos cinemas brasileiros, o CN exibiu o especial Gohan & Trunks: Os Guerreiros do Futuro. Lembro daquele dia.

      • Eduardo Oliveira

        Se não me engano a última exibição foi mesmo em 2015 de algum filme ou produto de Dragon Ball no CN e só depois de quase um ano e meio voltamos a ter alguma notícia sendo veiculada praticamente uma atrás da outra, quanto a exibição DBZ Kai e um pouco depois sobre a dublagem do DBS, mas chega a ser muito estranho essa informação, afinal agora o futuro de DBS volta ser incerto depois dessa bomba, se é oxigenação que eles estão dando para franquia na América Latina isso não deveria ser aplicado ao Brasil que como eu disse teve um hiato de quase um ano e meio de exibição de alguma coisa referente a Dragon Ball, faria mais sentido eles darem um ”descanso” pra franquia no Tooncast mesmo que exibe a saga clássica a pelo menos uns dois anos sem parar.

        • Marcos

          Dragon Ball kai agora so na madruga depois dos clássicos Coragem , Jhonny Bravo … , so não lembro em qual dia da semana.

      • Juniorbf41

        o ultimo que eu vi foi o primeiro do broly na verdade foi o único que eu vi,acho que foi em 2015 mesmo.

  • Yusuke Urameshi

    Dragon Ball volta, tem o kai de boo e o super, vai voltar querendo ou não. kkkkk tv brasileira dos desenhos precisa desse ícone.

  • Vesh. Parece que tem algo muito suspeito por trás disso.
    Acho que a forte parceria que a Toei tem com o canal chileno ETC TV seja um dos motivos disso acontecer.

    • Luana Lordelo

      Seria bem legal se a ETC TV viesse aqui.

  • Louiz

    Pelo visto não vamos ver Dragon Ball Super dublado nem tão cedo…

    • Pode ser que volte ao canal cedo ou tarde. Senão, deve ter alguma negociação rolando com algum outro canal pago de destaque por aqui.
      Mas de uma coisa sabemos. Este canal não é o Gloob v:

      • Louiz

        Tomara que esteja certo. Mas acho meio difícil outro canal querer comprar o anime. Os únicos canais que poderiam estar interessados são a PlayTV e a Rede Brasil, mas como são canais pequenos, acho que eles não iam ter dinheiro pra bancar o anime.

        • Se for pra julgar a parceria que a Rede Brasil tem com a Toei, passar Dragon Ball Super lá é uma possibilidade grande.

  • Pelo menos há esperança de outro canal ou ate mesmo a Netflix tenha algum tipo de interesse, pode ser que ate estejam em negociação pois a Netflix e imprevisível, um exemplo que poderá ser citado e alguns animes sendo lançados sem nenhum aviso prévio.

    • Ainda acho que a Netflix é a probabilidade menor.
      Atualmente acho até possível que venha ao Netflix num futuro próximo, mas antes deve ser exibido em algum canal de TV, assim como está acontecendo em outros países.

      • BATORE

        Amigo é só vc ver o catálogo da netflix é ela é muito forte por aqui, se tiver disponível os direitos para compra com toda certeza a netflix ira fazer uma oferta isso é certeza.
        Ela está focando bastante em animes ultimamente

        • Como você disse, “se tiver disponível os direitos para compra”.
          Vai depender da decisão da Toei. Como eu havia dito antes, a Toei está focando em canais de televisão para exibir versões dubladas de Dragon Ball Super. Provavelmente será exibido em algum canal por aqui como a Rede Brasil antes da Toei resolver lançar a série num streaming.

          • BATORE

            Me referi a versão do dragon ball z não a super…

  • Hyuga

    Uma pena se eles perderam mesmo os direitos pois só a versão deles tem as prévias do Z dubladas.

    • Sim, pois o Cartoon dublou e exibiu o Z por cima da versão latina que vem com as prévias igual na versão japonesa. A partir do episódio 61 as prévias são dubladas.

      Já na Rede Brasil a versão em HD da série é a mesma da FUNimation que não tem as prévias e fez cropping nos episódios.

  • Gustavo

    Deve ser a parca de licença, lembro que aqui no ANMTV no final de 2010 foi
    postado que o CN renovou a franquia Dragon Ball, já se passaram 6 anos

  • João Carlos

    Eita…Ou algo muito bom vai sair dai ou algo horrivel…Pois creio que nenhum outro canal iria passar o anime atualmente a nao ser a Play TV

  • Segundo informações que consegui de outras fontes, a Rede Brasil parece estar bem interessada em Dragon Ball Super.
    Por ser uma série de longa duração e por ser uma franquia muito conhecida por aqui, acho muito difícil dublarem pra não exibir, além disso acabar se tornando um baita prejuízo para o estúdio de dublagem.

  • Thiago Lima

    Creio que só vai ser uma pausa, pois não iriam parar a dublagem do DBS no meio por causa de uma perda de licença, a qual pode ser resolvida pela Turner ainda esse ano

    • Carlos Dimitrís

      o licenciamento nao funciona assim . resolvese rapido do dia pra noite. pode voltar esse ano mas pode voltar daqui 2 anos. nao ha como preve o licenciamento de qualquer anime tem muitas partes envolvidas muitas questoes referentes a lei licenciamento local de cada pais que vai se exibir o programa nao e tao facil assim. lembrando que o acordo que a turner faz geralmente vale pra toda america latina e nao so pro brasil.

      • Thiago Lima

        Não sabia disso, obrigado por me informar

  • Caio Martins II

    ai que ódio do brasil, nos outros países tem dragon ball super e aqui a gente é torturado com hora de aventura 6 horas por dia. que ódio mortal desse pais. nojo eterno pelo brasil. queria que esse pais sumisse do mapa .

    • Junior T.

      Quanto ao Hora de aventura tá exagerado mesmo, mas existindo Tooncast e Boomerang, que o Cartoon se lasque.

      • Caio Martins II

        O TOONCAST TAMBEM NAO TA BOA COISA NAO, O REPRISE DA TEMPORADA 17 DE POKEMON NAO ACABA NUNCA JA FAZ 1 ANO QUE A TEMPORADA 18 NAO ESTREIA. E DRAGON BALL NAO SAI DO REPRISE DEIS DE 2013

        • Junior T.

          Sobre os animes é melhor torcer pra Rede Brasil ou Play TV comprar os direitos, porque se depender do Tooncast serão reprises eternas.

        • Lucas De Sousa Moura

          Tooncast n é canal de anime e sim de desenhos antigos da cartoon
          eles só passam por passar msm

  • Caio Martins II

    no tooncast ate entendo tirar ja estava em reprise a 5 anos, mas no cartoon eles prometeram a saga kai boo isso não pode ficar assim não.

    • Paulo Gonçalves

      Só uma pequena correção: Dragon Ball estreou no Tooncast há pouco mais de 3 anos, em janeiro de 2014.

  • Eduardo

    Espero que isso seja resolvido e não afeta a exibição de Dragon Ball Super por aqui

  • GustavoH

    essa foi surpresa, pelo jeito DB pode chegar a vir por outro canal mesmo ‘o’

  • Léwow

    e eu achando q ia rolar um “pré-aquecimento” pro super que tá começando a ser dublado…

    infelizmente nada… como sempre CN sempre decepcionando… só quer saber daquele ben 10 de visual horroroso

  • Rafinha

    Mesmo que licença tenha sido encerrada nada impede que a Tunner renove as licenças. agora acho que a saga DBZ a Toei não oferecerá mais. Só o DB Kai em vez do Z.

  • Jaime Facundo Esquivel Madrazo

    Alguien de Brasil que pueda capturar los episodios de Dragon Ball de Tooncast y de Dragon Ball Z Kai de Cartoon Network y en especial las películas de Cartoon Network?

    • Lucas De Sousa Moura

      filmes de DB no CN kkkkkkkkk

      • Jaime Facundo Esquivel Madrazo

        Si

  • Zarchary Hale

    esse cara é um hater do CN sempre algo que de ruim que envolve o tal ele vem dar esse piti

    • Juniorbf41

      mas ele ta certo o brasil é um lixo,e por que ele é um lixo por causa do governo maldito que nós temos que querem proteger a crianças das violências não sei o que.pra mim com 14 as pessoas já são independentes e podem ser julgadas por seus atos e bem,…aqui não é lugar pra politica acho que me equivoquei mas realmente o governo brasileiro tem uma parcela de culpa nisso,assim como os pais chorões que não querem que seus filhos fiquem expostos a violência.

      • Zarchary Hale

        Não traga questões políticas pra cá e o lixo que está é o espelho de nós próprios, os “usuarios” assim dizendo que fazem o servidor ser um lixo como a gnt que reclama de político mas consumimos pirataria e vice-versa não venha cm essa “ain brasil é um lixo” se não tem veja na Internet pronto cabou

        • Juniorbf41

          eu não tenho nada contra pirataria na minha opinião deveria banir essa lei de copyright que ta atrapalhando a vida de todo mundo deveria ser banida ao menos no que diz respeito a internet por que a internet é de domínio publico,claro que as empresas saem perdendo com isso mas não interessa,se eles quiserem eles mesmos que botem todos os eps na net e monetizam assim quem quiser ver um episodio terá que ver o anuncio e sempre que alguém clicar neles a pessoa que pos o vídeo recebe,sei que não é muito,mas ainda sim já seria uma solução.o brasil é um lixo por causa do governo e o governo é esse lixo por que nós votamos nessas pessoas então os culpados disso é o povo que é muito burro por causa disso que eu digo que a democracia não funciona no brasil.mas tudo bem chega de ólitica agora que já deu,mas parece que qualquer coisa relacionada a isso sempre tara politica pra ca´viu.

  • Tyrion Lannister

    Pelo jeito veremos DBS dublado em meados de 2020 como tapa-buraco da Band!

    Aff…

    • Mais fácil ir pra Rede Brasil do que pra lá. Você acha mesmo que a Band teria interesse nisso mesmo depois do jeito que trataram CDZ antes desse anime ir para a Rede Brasil?

      • Tyrion Lannister

        Eu vou ser sincero, não acredito que a Toei deixe algo inédito nas mãos da Rede Brasil em curto prazo. Acho que a Rede Brasil vai ser mais como uma vitrine para velhos clássicos.

        Eu acho mais fácil DB Super ir para a Netflix do que para a Rede Brasil, assim como acho mais fácil Digimon Adventure remasterizado ir para a Rede Brasil do que DB Super.

        E não esqueça que a Band ainda tem o contrato com DB Kai e GT, e como ele tratou bem essas temporadas! E não esqueçam de Korra também! Todos lindos tapa-buracos!

        Eu não sei o porquê, mas a Band ainda tem várias animações boas na gaveta e vez ou outra tenta emplacar um programa infantojuvenil, mas no final sempre acaba vendando o horário. E isso pode acontecer novamente, e por que não com DB Super no meio?

        • Não acho que é a Toei que escolhe qual canal vai exibir suas séries. Ela apenas negocia com os canais de TV, e como ultimamente nenhum canal aberto fora a Rede Brasil está aceitando as propostas da Toei, não deverá ter nenhum outro canal fora a Rede Brasil que exibirá Dragon Ball Super. Além disso, a Band não compra algo novo da Toei desde 2012. É provável que logo mais o canal perca os direitos de DBZ Kai e não renove.
          E dificilmente a Netflix exibirá algo inédito da Toei que não seja conteúdo exclusivo, ainda mais pelo fato de nunca ter entrado uma série sequer de Dragon Ball por lá.
          A Toei está focando em canais de TV para exibir DB Super dublado. É muito provável que a produtora esteja negociando com algum canal de TV pago neste momento.

          • Carlos Dimitrís

            aceitando proposta da toei como assim Oo a toei nao procura canal nenhum fora do japao. quem procura sao donos de canais estrangeiros ou licenciadores intermadiarios como o angellotti. A verdade que nenhuma emissora a cabo esta interessada em exibir varios animes ao mesmo tempo provavelmente alguns canais acham que o anime ja e algo que esta meio saturado. infelismente o futuro tanto dos animes quanto tokusatsus e o streaming e fansubers da vida a tedencia e termos menos e menos animes na tv. infelismente. temo muito pelos proximos anos pois o cenario tende a piorar na tv tanto aberta quanto fechada.

          • “Sua falta de fé é perturbadora.”
            Bem, nunca se sabe o futuro das séries da Toei. Passar animes na Rede Brasil de forma 100% legal foi uma surpresa e tanto.

  • Caio Martins II

    so podemos contar com a rede brasil de agora em diante, e a band que vem exibindo a serie Kai aos sábados

  • Dark Leon

    Nossa seria ótimo que Dragon Ball Kai e Slayers virem para a Netflix com suas dublagens clássicas e inéditas, minhas esperanças pra exibiçao de animes atualmente é a Netflix.

    • Carlos Dimitrís

      nao tem como slayers ir pro netflix pois provavelmente os direitos da serie no brasil ainda estao com a band. mesmo a band nao tendo exibido todos os episodios da serie. :/

      • Não tem como esse canal ainda ter os direitos desse anime mesmo sem exibi-lo há mais de 14 anos. Se ainda tivessem, teriam exibido até hoje.
        E streaming e TV aberta são coisas diferentes. Se fosse dessa forma como você pensa, não teria Two and a Half Men na Netflix, por exemplo, já que o SBT tem os direitos dessa série.

      • Dark Leon

        Poxa que triste saber disto , e provavelmente se voltar por algum milagre da Band seria jogado nas madrugadas de sábado…

  • Juniorbf41

    uma pena eu me pergunto o que sera que a AT&T tem em mente com tudo isso.

  • Chico Amaro

    Que cara mais engraçado!
    A notícia diz que possivelmente a licença expirou na América Latina e o cara quer xingar o Brasil como se o país tivesse culpa

    • Fazer isso é como se você fosse japonês e culpasse e odiasse o Japão só porque tal anime foi descontinuado, por exemplo kk

  • Kaique Batista

    Será que vai para o Disney Xd? Parece que o Disney Xd está dando sinais que quer passar pelo menos um pouco mais de animes (pelo menos nos Eua )

    • João Carlos

      Duvido muito…

  • claudio

    Esse angelloti tem talvez alguns alguns produções em site de stream como amazon, netflix , looker, claro video, google play, youtube, itunes, CR e outros serves oficiais atualmente ou em breve.

    Seria a chance de ter nesses sites os animes que ele distribuiu e como el hazard , tenchi muyo, slayers que essas 3 produções por exemplo ainda não foi dublados tudo em PT-BR e sendo os oavs, filmes e tais temporadas que falta ser lançadas completas oficialmente nas midias do brasil.

    • Carlos Dimitrís

      eu nao contaria muito com o crunchy pra isso servico ta de mal a pior. ha so uma correcao slayers foi completamente dublado pelo angellotti a band e que nao transmitiu todas as sequencias de slayers. so transmitiu a serie original. contudo devido ao tempo que o material deve ta comendo poeira acho que seria nescessario uma nova dublagem. rs

      so de curiosidade outra serie do angellotti que ficou no quase mas essa nao chegou a ser dublada foi kamen rider kuuga.

  • Paulo R. Mendes

    Enquanto isso, o CN brasileiro continua exibindo lixos como “Titio-Avô”, “Hora de Aventura”, “Apenas um Show” e “Clarêncio o Otimista”! ninguém merece… :-(

    • Juniorbf41

      infelizmente é sempre foi e sempre sera assim.

  • Então é assim que você enxerga o mercado?…
    Já estou começando a perceber seu apoio para streamings piratas.
    E isso não é uma coisa certa a se fazer.

    Ultraman não chegou à Netflix graças à fansubbers, e sim graças à Televix que licencia alguns produtos da franquia na América Latina.
    Pensar assim só mostra sua ignorância por parte dos meios oficiais que as séries chegam por aqui.

    • Carlos Dimitrís

      eu nao falei em apoio aos fansubers nada haver isso. o que eu quis dizer que os fansubbers nao sao responsaveis pelo momento ruim que estamos vivendo em animes na tv. Isso que quis dizer. em resumo mesmo que os fansubers nao existi se a situaçao nao seria muito diferente da de hj.

  • Juniorbf41

    verdade então se você estiver distribuído gratuitamente logo não é pirataria.
    o certo era as empresas lançarem no youtube onde tudo pode ver e monetizar os vídeos.
    pronto problema resolvido todo mundo sai lucrando com isso ate por que mesmo na internet por algum motivo as pessoas sempre assistem na tv do mesmo jeito.

  • BATORE

    Cadê aquele pessoal dizendo que a cartoon nunca iria deixar o dragon ball ir para o streaming?
    Só esperem é vera meus caros

    • Juniorbf41

      ou talvez nem isso talvez vejamos dragon ball só por meio da pirataria mesmo viu.

    • Juniorbf41

      pois é né meu caro só espere e veja.

  • Thiago Lima

    Talvez eles ( Turner e Toei) agilizem o processo para que Dragon Ball Super passe aqui no Brasil OBS: Estou teorizando