Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

Apesar da discreta publicidade feita em torno da estreia e da exibição de Dragon Ball Super, a Turner, programadora responsável pelo canal, está com um sorriso de orelha a orelha. Segundo nota divulgada pelo IGN Brasil, a estreia do anime no Brasil foi assistida por mais de 2 milhões de pessoas.

Durante a exibição, a série obteve 3.37 pontos de audiência (2,3 milhões de espectadores), o que fez com que o CN se tornasse o mais assistido pelo público acima dos 4 anos, e o segundo mais visto da TV paga. Na América Latina, a estreia também foi um grande sucesso de audiência.

Tal fato só demonstra que os animes são garantia de audiência para qualquer canal, mas infelizmente, ainda existe certo preconceito em relação a eles.

Dragon Ball Super vai ao ar pelo Cartoon Network de segunda à sexta-feira, às 15h30, com reprise às 23h e maratona aos sábados (23h).

  • Dragon ball é muito popular no Brasil tá ai a prova

    • Eduardo Jose de Andrade

      Só perde pra Cavaleiros do Zodíaco em popularidade no Brasil.

      • Tiago Sousa

        Perde? Sei kkkkk

        • Lucas

          A fanbase de dragon ball é maior (até minha mãe conhece e gosta de dragon ball kk), assim como a de naruto (graças a essa pirralhada), porém, só em números (o que de certa forma, não adianta em nada), já a de cavaleiros além de ser mais “fiel” é economicamente ativa, o que é isso que realmente importa para a toei e bandai, já vi muita gente reclamando do omega e mesmo assim comprando os dvd’s e bluray da serie só para ajudar, a mesma coisa deve acontecer com soul of gold, sem contar os bonecos que vendem como água, e sim, cavaleiros é o anime mais importante da história do brasil, pois ele abriu passagem para todos esses animes que vieram posteriormente a ele.

          • Tiago Sousa

            Só em números? Qual é. Me fale uma obra RECENTE de CDZ que conseguiu a mesma audiência do DB Super?

            CDZ só é famoso por causa dos anos 90. Nem mesmo a saga de Hades chegou a fazer sucesso na TV.

          • Lucas

            A audiência de Dragon Ball Super reflete exatamente os números de que eu falei, como muitos disseram, é muito difícil um desenho ter audiência ruim no Cartoon, já cavaleiros não está passando no cartoon e sim na rede brasil e muitas vezes já superou dragon ball z (considerado o melhor anime da franquia) em termos de audiência, agora eu ti pergunto, quantos dvd’s de dragon ball foram vendidos aqui no Brasil? Se não me engano, a play arte cancelou a venda, pois as vendas foram ruins, mesmo com a baixa qualidade que muitos se queixaram (os dvds de cdz também não são de encher os olhos), já cavaleiros foi finalizado até o final e estão lançando inclusive o bluray agora, como eu ti disse, Dragon Ball é mais conhecido hoje, porém o sucesso de uma série é medido pelo retorno financeiro que ela dá, não importa (a não ser para o próprio Cartoon) o número de pessoas que gostem dela, o que faz ela ter continuação e a toei sempre se esforçar para trazer cavaleiros para o Brasil é que cavaleiros é um bom produto aqui no Brasil, vja só o omega, mesmo não passando em tv alguma, temos os dvds e bluray sendo vendidos aqui. Sendo assim, podemos dizer que, comercialmente, Cavaleiros do Zodiaco é um sucesso maior que Dragon Ball.

          • Lucas

            Se você quer números, o soul of gold estreou com mais de 2 milhões de visualizações, sendo que mais da metade era de pessoas aqui do brasil, sem contar as pessoas que não assistiram ou por que não sabiam (alguns primos e tios meus) ou por que não podiam ver no horário de lançamento ou aqueles que baixavam os episódios para assistir (o que não contava na audiência oficial) ou aqueles que não tinham internet (vivemos no Brasil sabe?), não há uma diferença de tamanho gigantesca entre a fanbase de dragon ball e a de cavaleiros, embora ainda ache que a de Dragon Ball seja mais popular atualmente.

          • Matheus Henrique

            agora me fale qual no Brasil da mais lucro pra Bandai e TOEI? CDZ que ainda vende coisas originais por aqui ou DB que só é exibido na TV e precisa importar algo se quiser da franquia pq achar original por aqui é bem dificil alem de ser bem caro? Logo pras essas empresas CDZ ainda rende mais por aqui que DB

          • Arrancar

            se quer números de vendas, CDZ conseguiu bater a marca do disco de ouro de1995 com 500.000 copias vendidas atualizado em 2015:

            https://angelotti.wordpress.com/2015/07/23/os-cavaleiros-do-zodiaco-mantendo-marca-como-a-maior-vendedora-e-mantendo-recordes/

            Enquanto DB os dvd´s foram cancelados por baixas vendas

            Audiência na rede brasil
            CDZ 0.4 pontos
            DBZ 0.2 pontos

            Agora na internet acho que a fã base de muleques birrentos de DBZ é maior vou ter que concordar

        • Eduardo Jose de Andrade

          Sigam-me os bons,veja os filmes que foram pro cinema, CDZ a lenda do Santuário teve muio mais bilheteria que DBZ a batalha dos deuses e DBZ o renascimento de Freeza,fora a audiência que tiveram na tv,CDZ bateu até novela da globo na época da manchete,e os bonecos de CDZ venderam tanto que a Bandai mandou de avião os bonecos da saga de Asgard e Poseidon antes de serem exibidas na tv BR.

          • SaintARMOR

            A diferença não foi tão enorme em números práticos. Sem contar que o Renascimento de ‘F’ veio em início de crise, e os números econômicos do país ajudaram à reduzir os lucros da bilheteria.

            E nos anos 90, CDZ foi ajudado pelo Plano Real, que alavancou muito a economia de importados no Brasil. Dragon Ball Z não teve um pareamento econômico neste aspecto.

          • Arrancar

            Nada há ver com economia e plano real vc tá viajando até porque na época um salário mínimo era 60,00 reais, o fenômeno de cdz não tem nem comparação com dbz;
            na época tinha cinemas lotados, depois quando filme saiu em vhs tinha que fazer reserva de 2 semanas e havia mais um disco de ouro com mais de 500.000 copias vendidas, dbz não passou nem perto disso mesmo no seu auge entre 2000 a 2002.

          • SaintARMOR

            O salário mínimo era menor que 100 reais, mas as coisas consequentemente eram muito mais baratas do que são hoje. Isso é pura lógica econômica, que você parece não entender.

          • Arrancar

            Você acha que foi o único que estudou aqui, todos sabem que FHC manteve o 1 real igual a 1 dolar na década de 90 comprando dólares grande coisa, mas o poder aquisitivo das pessoas tbm era menor, o salário mínimo era uma miséria
            60,00 reais.

            Não tem nada haver com economia, as pessoas consomem produtos de CDZ porque gostam e não pq eram mais baratos ou mais caros que DBZ. “-_-

          • SaintARMOR

            “Ain, o salário mínimo era uma miséria de 60 reais”

            E justamente por ser essa miséria de 60 reais é que o preço das coisas era proporcionalmente muito menor. Um bonequinho importado era muito mais barato naquela época do que é hoje. 60 reais valiam muito mais naquela época em termos de poder aquisitivo do que valem hoje. E é exatamente isto que você mostra não ter o mínimo entendimento.

            O valor do dinheiro é algo que só se percebe na prática, comprando e o entendendo na hora de pagar algo, ao invés de interpretar literalmente os números.

            Então sim, Cavaleiros do Zodíaco foi ajudado pela situação econômica do Brasil na época; e além disso, consumo independentemente do que seja tem tudo a ver com economia. Tudo.

          • Eduardo Jose de Andrade

            Bom a sorte econômica CDZ teve sim no Brasil,mas se olhar a fanbase de CDZ,mesmo velhos,acompanham até hoje CDZ e seus filhos também gostam de CDZ,um anime mais enraizado na geração anos 90,e a fanbase de DBZ é a pior que vi de um anime,gosto de DBZ mas não acho essa coca cola toda,mas a maioria que gosta de CDZ,gosta de DBZ também,e sabe RESPEITAR quem não gosta tanto ou nada de CDZ,já os de DBZ………….uma tristeza.

      • Igor A. S.

        Pior que é mesmo.. Dragonball é muito mais famoso em outros países da América Latina de língua hispânica.. lá os caras são vidrados mesmo!

        • Eduardo Jose de Andrade

          Deve ser porque CDZ veio bem antes de DBZ,e foi exibido em rede nacional em muitos horários.

  • Wallace Barreto

    Tomara q seja uma porta para a entrada novos animes.

  • Léwow

    AEEEEEEEEEEEEEEEEEE FELIZ DEMAIS COM TAL NOTÍCIA, ISSO SÓ PROVA QUE O CN NÃO DEVIA TER ABANDONADO OS ANIMES NUNCA…

    E JÁ TÁ MAIS DO QUE NA HORA DA TURNER LANÇAR UM TOONAMI CHANNEL POR AQUI, JÁ QUE A GENTE NÃO TEM MAIS ANIMAX, A PRÓPRIA NETFLIX JÁ MOSTROU O GRÁFICO QUE O BRASIL É UM DOS MAIORES MERCADOS DE ANIME POR AQUI… PENA QUE SÓ EM STREAMING

    VAMO VE SE MUDA ALGO

    E ESPERO QUE EM BREVE DB SUPER TAMBÉM VÁ DUBLADO PRA REDE BRASIL

    • Alisson DBS

      tambem

  • Dark Leon

    Tomara que com esse sucesso que já era certo e garantido venham mais animes para o Cartoon Network como YugiOh Zexal, Little Witch Academia TV, Glitter Force Smile com nova dublagem assim espero XD, Novo Sakura Card Captor, Sailor Moon Crystal ,Blue Dragon e My Hero Academia são animes perfeitos para o bloco Heróis seria uma grande soma e teria muita audiência , acredito que uma nova era dos animes surja no CN em 2018

    • Zarchary Hale

      Se tá sonhando alto até demais

    • Eduardo Jose de Andrade

      Cara,vou por partes,Little Witch já tem na netflix e dublado,glitter force com nova dublagem só em 30 de Fevereiro,Sailor moon crystal nem a Toei tenta emplacar aqui,Blue Dragon a VIZ deve ter largado e aquela dublagem made in miami……………..,My Hero Academia só por streaming e a Sony é dona desse anime agora,o novo anime da Sakura só com outros ou netflix COM SORTE!

      • Thiago Calligopoulos Barutti

        My Hero Academia pode até vir isso se a Sony quiser televisionar o anime além de ficar só no streaming, até agora não se sabe os planos da Sony, só sei que ela tem a faca e o queijo na mão, se for esperta venderia ou entrava em acordo com a Turner como fazia antigamente nos tempos de Cyborg 009 e Astro Boy, para a exibição no CN, impossível não é, e de quebra traria mais animes recentes junto lembrando que Fairy Tail é da Sony tbm, mas o que iria dar mais certo é My Hero Academia tem tudo haver com o CN sendo exibido junto de Dragon Ball Super. Sonho não impossível quem sabe né.

        • Eduardo Jose de Andrade

          Se Boku no hero fosse pro CN,iam censurar TODO O SANGUE,e não duvido que iam deixar a arbitra gostos# com pouco peito e bunda……….

      • Dark Leon

        Sei de tudo isso mas a questão é que a CN ou a Turner irão trazer novos animes ineditos para o bloco em 2018 sejam estes citados ou outros .

        • Eduardo Jose de Andrade

          Espero isso.

    • “Se tomar a pílula azul, a história acaba e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha, ficará no País das Maravilhas… e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.” – Morpheus.

    • Aleksandro

      Amigo não exagera né… principalmente sobre Blue Dragon, apesar do anime e do jogo serem bons, esse ai não volta mais pro Brasil.

      • Dark Leon

        Tenho apenas alguma esperança né , tanto para Blue Dragon quanto para quem sabe YugiOh Zexal vir para a CN em 2018 ,por que pode ter certeza vai ter sim mais anime no bloco Heróis em 2018.

  • Dark Leon

    Que venha Blue Dragon com nova dublagem e mais animes ineditos para o canal em 2018 , pois com ótima audiência mais e mais títulos virao ao canal.

    • Blue Dragon redublado só em sonho mesmo. A Viz nem deve trabalhar mais com essa série.

      • Chico Amaro

        O Leon ama Blue Dragon tanto assim?
        Tem coisa muito mais interessante pra tentar lançar

      • Bruno Pereira Macedo

        redublagem pra que ?já tem e eu nem achava tão ruim mas o pior é que eles não terminaram a 2 temporada.

    • Gabriel Murdock

      Um sonho que eu muito desejo…..

      • Dark Leon

        Sei que uma redublagem de determinada série leva anos para acontecer Blue Dragon foi exibido em 2009 se não me falha a memória exclusivamente no SBT, por isso tenho esperanças mesmo que pequenas que a Sato Company ou outra empresa vendo o sucesso de Dragon Ball Super possa retrabalhar Blue Dragon no Brasil algum dia e esperar para ver…

  • Fael Batista

    Se eles resolverem reprisar antes ddo fim da saga do future Trunks vai ser um lindo tiro no pé.

    • Kaio

      Eles têm 80 eps. Não creio que fariam isso.

    • Eryk Oliveira

      Vai por mim, é melhor assim. Se não vai acabar enjoando.

  • BKN

    “Animes nao dao audiencia” eles disseram…

  • toygame lan

    mas Dragon ball tem fãs até hoje e mesmo essa serie sendo um bosta e tem falhas an animação está sendo bem assistido

  • Se seguir o ritmo da exibição com os 40 episódios sem recomeçar, já chega na saga do Deus da Destruição Champa em 13 de Setembro, é a partir daí que de fato vai valer assistir dublado.

    • Eryk Oliveira

      Cara, eles vão reprisar em alguma hora. E por mim é melhor assim. Nada de repetir a mesma saga por ano/semestre ou lançar tudo de uma vez. Acaba enjoando. Eu quero ver o torneio do poder tranquilo!

    • Daniel Morais

      Se prepare q já sinto cheiro de reprise

  • Gustavo

    Parabéns a CN pela boa exibição, espero que DBZ Kai TFC tenha a mesma repercussão.

  • Yusuke Urameshi

    Aê moleque! Obrigado a todos que assistiram e vão continuar assistindo!

  • Tyrion Lannister

    Na estreia era o esperado, quero saber na transmissão normal…

    A audiência de CDZ e DBZ na Rede Brasil também foi bem alta e depois voltou tudo ao normal, em termos de audiência para a emissora…

    Quero saber se no horário de segunda a sexta está tendo diferença de audiência da programação antiga, só assim para saber se a diferença está sendo relevante…

    Eu não comemoraria, afinal DB Super só está passando no Brasil porque, como sempre, entramos no meio do balaio da América Latina Espanhola, lá tem muitos mais animes passando nas TVs e lá esse investimento realmente está valendo a pena…

    • SaintARMOR

      Não tem “muito mais animes” por lá. Tem uma ou outra coisa à mais dependendo do país que você for comparar, mas não é nenhuma avalanche de séries do gênero na televisão se parear com o Brasil não. No máximo, o ETC TV do Chile chega perto disto, mas somente ele.

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Se eu tivesse uma emissora infanto-juvenil, com certeza apostaria alto nos animes no horário nobre!

  • Eryk Oliveira

    Podemos respirar? Ou comemorar de pé?

    Será que DESSA VEZ o Toonami retorna de vez?!

    • Gustavo

      Cara, realmente acho melhor esperar pra ver o que fazem
      Acho algo impossível? não,tenho esperança que aconteça num futuro próximo, mas acho melhor esperar

      • Eryk Oliveira

        É, mas tem que ser um Toonami de animes, e não com os desenhos da Cartoon como Liga da Justiça e Ben 10 como fizeram por aí.

  • Gustavo

    Graças aos animes que a PlayTV e Rede Bbrasil são bastante conhecidas atualmente e que deram um crescimento na audiência destes canais

  • Gabriel Murdock

    E que venha mais animes! Seria um sonho ver muitos animes da Toonami do USA vindo para cá, Cartoon poderia trazer FullMetal e Naruto de volta, trazer animes como One Piece ou Soul Eater para cá, tá ai a prova que sim anime da lucro no Brasil e muito! Uma perfeita porta de entrada para a volta dos animes :D

  • Matheus

    GARANTIA DE AUDIÊNCIA EM QUALQUER CANAL é forçar bastante a barra hein? Cadê a audiência estrondosa da Discovery Kids com os filmes da Ghibli? Os episódios ‘inéditos” de Bleach na PlayTV? Alguém ainda vê a sessão oriental na Rede Brasil?

    O sucesso do Super foi devido ao bom marketing pelas redes sociais do CN e os dubladores.

    • João Carlos

      A questao é que quase ninguem tem rede brasil em casa

      • Juniorbf41

        infelizmente,bom pelo menos tem na tv por assinatura viu

        • João Carlos

          Em muitas nao tem

  • Dá forma como a PlayTV exibe, sem colocar um devido trabalho na dublagem, marketing e com várias reprises não vai fazer sucesso mesmo.

  • O Toonami Channel é mais focado em Ben10 e séries da DC do que em animes. Já chegou a ver a programação desses canais?

    • Na França eu vi que sim, só não sei outros lugares.

      • Na verdade todos os Toonami Channel são assim. São pelo menos 90% séries de ação recicladas do CN e 10% animes infantis à la Yo-Kai Watch.

  • É mais fácil tentarem licenciar um Shurato ou outro anime que fez um certo sucesso por aqui do que isso. Esse anime só serviu de tapa-buraco para o Bom Dia e Cia. e mais nada.

    • Dark Leon

      Verdade Shurato deva ser o próximo anime dá Sato resgatar e Blue Dragon e uma esperança que tenho faz tempo de ganhar uma nova dublagem seja Rio ou SP Capital, por que algumas séries mal dubladas em Miami tipo Holdini tiveram redublagem em SP e ficou muito bom , mas este meu lance com Blue Dragon é uma esperança apenas sei que isso pode levar anos .

  • Leodn

    O grande problema é colocarem animes pouco conhecidos, com dublagem ruim e cortes e esperarem 5 pontos de audiência, e logicamente quando não bate eles acham que a culpa foi do anime.

  • LaioCebal

    Isso mostra que,mesmo em tempos de pirataria e Netflix ,animes no Brasil conseguem SIM dar audiência,desde que eles sejam exibidos de forma correta,como fez a PlayTV e a Rede Brasil quando começou a exibir Cavaleiros e DBZ.

    Agorá é torcer pra que aconteça o mesmo com a Saga Boo de Dragon Ball Kai.

  • Thiago Silva

    Dragon Ball é muito popular e disso não duvido. O que eu duvido são os “dados da IGN Brasil”, pois geralmente eles tem hábitos de tirar informações de sites maiores e modificá-las ou fazerem plágio de Reviews.

    Enfim, quero que Dragon Ball Super continue sua campanha em calar àqueles que o criticam, e pra isso, nós devemos fazer a diferença.

  • Igor A. S.

    Se o anime for bom mesmo, por que não?

    • Brasil Lycris

      n basta ser bom tem muita coisa q e boa mas ninguem liga existem varios animes q ja passaram aqui no Brasil q sao otimos mas que tiveram pouca audiencia

    • É testar pra ver, né?!

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Me explique direito. Parece algo sério.

    • Mas claro que é sério. Inviabiliza ou modifica um monte de coisa.
      Você sabe muito bem que mimimi já existia, existe e continuará existindo. Isso afeta tudo que você possa imaginar na televisão, desde telejornais, novelas, séries, reality shows até. veja só, desenhos. Se alguma coisinha que seja incomodar alguém ou um grupo, minoritário que seja, pronto! Já arrumou encrenca!
      E se isso repercutir? Piorou!
      E tomar cuidado com orgãos fiscalizadores (como Ministério Público e Ministério da Justiça) porque eles acompanham o que é veiculado, e caso tenha denúncia, complicou.
      Mimimi e orgãos fiscalizadores andam de mãos dadas. Um leva ao outro.
      Por isso, não dá pra sair colocando qualquer coisa no ar, achando que não vai dar nada, porque quanto mais público você tiver, mais responsabilidade você tem que ter.

      • Kaio Honorato Rodrigues

        É pior que eu imaginei!

      • Kaio Honorato Rodrigues

        Tá se referindo ao politicamente correto, certo?

        • Não necessariamente.
          Afinal, é algo que sempre existiu, seja com essa ideia de politicamente correto ou não.

  • Eu acredito que sim, porque a audiência da TV fechada é medida pelos decodificadores ligados, então uma vez sintonizados, mas “desligados” é possível que seja contado.

    Tipo meu caso, faço gravação, mas mesmo com tudo desligado ele não fica totalmente inativo porque está sintonizado no canal.

  • Tiago Sousa

    Isso é só diálogo do fandom. Ainda mais vindo de você que tem até foto perfil da franquia. kkkkk

  • Zarchary Hale

    Eu canso de “digitar isso” é como Pokémon ele tá ali por estar ngm liga kkk

  • Gustavo

    melhor Rede Brasil mesmo, Band provavelmente botaria como tapa buraco de programação num horario que quase ninguem ia ver..

    • BKN

      se a band for esperta ela nao fará isso e perderia a audiencia que iria ganhar com dbs…. mas né e a band, nao se pode esperar muito coisa dessa emissora sem cerebro

  • Os Cavaleiros do Zodíaco foi o boom dos animes aqui, mas não que ele foi o primeiro anime nosso. Bem longe disso.

  • gilson

    esses preconceituosos não sabem nada e criticam mal, não sabem nada e dragon ball sempre vai ficar no meu coração, finalmente o cartoon network fez algo bom.
    obrigado wendel e todo o pessoal da dublagem por trazer o melhor de todos os animes de coração

  • Eduardo Jose de Andrade

    veja os filmes que foram pro cinema, CDZ a lenda do Santuário teve muio mais bilheteria que DBZ a batalha dos deuses e DBZ o renascimento de Freeza,fora a audiência que tiveram na tv,CDZ bateu até novela da globo na época da manchete,e os bonecos de CDZ venderam tanto que a Bandai mandou de avião os bonecos da saga de Asgard e Poseidon antes de serem exibidas na tv BR.

  • Eduardo Jose de Andrade

    veja os filmes que foram pro cinema, CDZ a lenda do Santuário teve muio mais bilheteria que DBZ a batalha dos deuses e DBZ o renascimento de Freeza,fora a audiência que tiveram na tv,CDZ bateu até novela da globo na época da manchete,e os bonecos de CDZ venderam tanto que a Bandai mandou de avião os bonecos da saga de Asgard e Poseidon antes de serem exibidas na tv BR,só veja os fatos.

  • Noir Fleurir

    GOKU. GOKU! USE A HENKI DAMA! https://youtu.be/sh4-oNGQKdQ

  • Yuki

    ai sim!! espero que depois Dragon Ball Kai tenha o mesmo efeito, e quem sabe com o sucesso pode pintar novos animes por aqui. vamos ver no que vai dar daqui pra frente c:

  • Caio Martins

    Essa informação passou até no metrô , fico muito feliz q dragon ball super bombou na audiência e o Cartoon dizia q anime não dava audiência e agora viu q da muito mais do q o lixo de Ben 10 espero q continuem assim e q não reprise até q seja exibido os 80 episódios q compraram

  • rose

    muito boa a exibição de Dragon Ball super no CN

  • yeux

    E por qual motivo a Netflix investe tanto em animes de todos os tipos? Para agradar os fãs? Claro que não!! Ela visa o lucro! Dragon Ball não foi e nunca será o único anime que fez ou fará sucesso no Brasil. Se o anime “Naruto”, por exemplo, tivesse sido focado mais em lutas, do que no drama, com certeza ele poderia ter alcançado um posto mais elevado de popularidade; já que o drama presente no anime afastou parte do público masculino que não gosta de sentimentalismo.

  • Caio Martins

    Animes não da audiência né cartoon Network ? Aprenderam agora q animes são o q vocês precisam pra fazer sucesso ? Vamos voltar com o toonami agora ? Vamos comprar os cavaleiros do zodíaco ômega e a terceira temporada de Digimon fusion ? Acabar com esses lixos de Ben 10 ,hora de aVentura, Clarêncio ,titio avô ,gunball para sempre

  • João Vitor P.G.

    queria saber como anda a audiência agora, com epis passando todos os dias e com repises maratonas nos sábados, queria saber se tem gente acompanhando ainda, pq eu to vendo todos os dias

  • Lucas Dias Domingos

    Eu espero que os canais concorrentes invistam em animes também, sem concorrência as distribuidoras ficam acomodadas.

  • Dark Leon

    Não pedi sua opinião

  • John Moraes

    +Celso Seu raciocínio não procede.
    por que até mesmo cdz, dbz, pokemon e naruto não começaram aqui no brasil já sendo conhecidos, eles ganharam aos poucos uma base de fãs, que desconhecia a diferença entre animação americana e anime, me explique porque, por exemplo, não seria o mesmo acontecer com animes mais recentes saitama, attack on titan entre outros???? Pra vc ter idéia aquele desenho 3d do gloob da menininha que se veste de abelha é na verdade um anime e da toei, e tá fazendo um puta sucesso

  • Robson Souza

    boaaaa Dragon Ball Super é fodaaa e dublado com Wendel bezerra e perfeito