Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

Após uma longa expectativa, Dragon Ball Super finalmente fez sua estreia neste último fim de semana no Cartoon Network, e apesar do canal ter sido, e ainda sendo, discreto com relação a promoção do anime em sua programação, os fãs de Goku ficaram muito felizes com a exibição, que aparentemente não teve grandes cortes, mantendo inclusive cenas que foram censuradas na exibição da série em países como França e Espanha.

Mas a pergunta que não quer calar: e a audiência como foi? Essa tem sido a grande dúvida de todos. Será que foi bem, foi ruim, o CN está satisfeito? Aqui no Brasil, a mídia em geral ignorou a estreia e tampouco se interessou em falar sobre números do ibope. Já as operadoras e o próprio Cartoon Network também não tocam no assunto. Mas em outros países isso foi diferente. Goku até foi capa na versão online do jornal chileno Las Últimas Noticias, que fez inclusive uma reportagem sobre a chegada da série. Confira:

Em entrevista ao jornal, Francisco Guijón, gerente de programação da operadora VTR, uma das maiores do Chile, revelou que Dragon Ball Super ficou em segundo lugar no país, perdendo apenas para a estreia da mais recente temporada de Game of Thrones. O anime foi assistido por 120.047 pessoas (177.338 se contar com as reprises). Guijón disse que muita gente assistiu porque o Cartoon Network é um dos canais da TV paga que sempre ocupa as primeiras posições do ranking de audiência.

Nos demais países da América Latina, a estreia também foi um grande sucesso. O primeiro país onde a audiência da série foi grande é o México, seguido do Chile, Argentina e Brasil. Confira abaixo alguns dos dados de audiência que surgiram.

Nota: nem todos são oficiais, apenas uma estimativa das operadoras de toda América Latina:

* Por milhares de pessoas

  1. México: 210,000
  2. Chile: 177,000
  3. Argentina: 150,000
  4. Brasil: 144,000
  5. Peru: 130,000
  6. Nicarágua: 105,000
  7. El Salvador: 104,000
  8. Porto Rico: 101,000
  9. Bolívia: 100,000
  10. Equador: 99,000
  11. República Dominicana: 99,000
  12. Colômbia: 95,000
  13. Paraguai: 92,000
  14. Uruguai: 90,000
  15. Panamá: 89,000
  16. Guatemala: 88,000
  17. Honduras: 88,000
  18. Venezuela: 50,000

Como dito acima, ainda não se pode calcular os indíces com exatidão por conta da falta de dados oficiais, mas é fato que Dragon Ball Super se tornou uma das estreias de anime mais assistidas em toda América Latina. Se obtivermos dados mais completos, publicaremos mais adiante.

E fica a pergunta no ar: Será que a estreia de Dragon Ball Z Kai: The Final Chapters também vai ter o mesmo impacto?

  • ChrysMonkeyQuest

    Considerando o barulho que a estreia fez nas redes sociais, os números não são tão surpreendentes, apesar que ver eles já dá uma alegria no coração dos fãs. Se o CN entende a mina de ouro que tem em mãos, vai manter o mesmo tratamento para Dragon Ball por um bom tempo.
    Estou louco para conferir as vozes do Champa, Zamusu, Hitto (me corrijam caso o nome dele tenha sido localizado de outra forma) e qual a tonalidade que o Wendel escolheu para dar ao Black.

    • GustavoH

      Hit e provavelmente Zamas, sobre o tom ele disse que seria a vencedora lá do video né agr n lembro se quem ganhou foi a 2 ou a 4

      • Thiago Lima

        Zamasu vai se chamar Zamasu, o dublador dele confirmou :)

      • ChrysMonkeyQuest

        Eu vou até me conter de olhar quem venceu, vou esperar chegarem a Saga Black para conferir na cena mesmo. Afinal, o bom de rever com a dublagem é a curiosidade de descobrir como ficarão as vozes na nossa linguagem.

      • Juniorbf41

        seria engraçado se o black tivesse a voz do bob esponja viu

    • Klysmann

      No Brasil o Hitto vai se chamar Hit, que na verdade é o nome real do personagem, só que os japoneses falam Hitto.

  • Que ótimo!

  • Joseph

    Venezuela???

    • Espantado por..?

      • Erivelton Freitas

        Falta de conhecimento e doutrinação midiática. Lembre-se que na mente de muitos, a Venezuela é uma Cuba 2.

        • SaintARMOR

          Mas a Venezuela caminha sim, à passos largos, para se tornar uma Cuba 2.0. Isto é verídico.

          No entanto, a “revolución” naquele país é gradativa através de aparelhamentos no estado nacional, enquanto em Cuba os revolucionários tomaram o poder na marra em uma única ação.
          E sendo um processo gradativo, aos poucos o capitalismo morre e o socialismo ganha espaço. Logo, ainda há um espaço para capitalismo lá, porém cada vez menor à medida que o tempo passa.

          Não atoa, apesar de estar no ranking, a Venezuela está em último lugar. Se a situação fosse outra, não haveriam apenas 50000 pessoas assistindo.
          Valendo citar que, no Chile que é o país mais capitalista, e portanto também o mais próspero da América Latina, a situação é completamente oposta, sendo o local onde mais pessoas acompanharam a estreia.

          • Erivelton Freitas

            Seu comentário me fez ver um erro gravíssimo no meu comentário, onde na próxima vez que eu for usá-lo, não usarei da forma como escrevi, obrigado por isso!

          • Alice

            Não fique preso à apenas um comentário. Amplie seus horizontes, independente da sua “influência” estar correta ou errada.

          • Erivelton Freitas

            Não estou preso ao comentário, estou preso a ideia. A Ideia é mais do que justa, e o meu erro foi fazer parecer que o que acontece/aconteceu em Cuba foi algo ruim.

          • Alice

            Seria tão bom que todos esses problemas sociais do mundo fossem resolvidos. Política é algo complicado. Aparentemente parece ser algo fácil, mas não é. Porque dentro de um contexto, existem várias opiniões. A partir disso, vem a guerra pelo poder e consequentemente a violência. Mas é bom ver como, pelo menos aqui, é possível debater sobre esses assuntos de forma saudável. XD

          • SaintARMOR

            Foi algo muito ruim. Milhares de pessoas morreram em prol de uma utopia falsamente igualitária.

          • Vamos nos focar no ibope meus amiguinhos.. rsrs..

          • Alice

            Da próxima vez pense duas vezes antes de postar uma notícia sobre Dragon Ball Super. rs

          • Impossível prever que o intelecto de vocês levaria a isso..kkk

          • Tyrion Lannister

            Lembrando que “La revolución” em Cuba foi para derrubar um ditador tirano Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos EUA em troca de certos favores. Os EUA tentaram reverter a revolução, ou “o golpe”, como quiser chamar. Isso fez os revolucionários se aliarem com a União Soviética e fez o socialismo reinar em Cuba. No inicio, os revolucionários não eram socialistas.

            Isso está na história, é só ler. Os EUA que sempre fizeram propaganda ruim de Cuba, simplesmente por Cuba não fazer o que eles queriam.

            Porém, podem falar o que quiserem de Cuba. Só o fato da educação e saúde de lá serem completamente estatizados e de ótima qualidade já é um cala a boca para os críticos brasileiros, principalmente políticos de direita.

            Em Cuba tem problemas sociais, e vários outros problemas, mas não tem o abismo social capitalista que os outros países da América Latina possuem, pode acreditar.

            Com a base educacional formada pela “revolução” e quando Cuba finalmente florescer como democracia todos verão.

            Já a Venezuela é muito pior, o Maduro acha que por direito é o sucessor eterno do Chávez. E tenta se segurar no poder de qualquer modo, ou seja, é similar ao que ocorre na Síria!!! Símor Bolívar deve estar se revirando no túmulo toda vez que o Maduro cita seu nome!

            Cuba teve um problema de desabastecimento nos anos 90, devido a sanções dos EUA!!! E eles conseguiram reverter com trabalho social! Aff… Chamar a Venezuela de Cuba 2.0 seria um elogio nada merecido, principalmente agora, que virou uma Síria 2.0, segundo dados entre 1,5 e 4 milhões de pessoas já saíram da Venezuela para os países vizinhos…

          • SaintARMOR

            Fulgêncio Batista era outro calhorda e um fantoche dos EUA sim, mas calhordas por calhordas, antes Fulgêncio que qualquer socialista. É como escolher entre ser roubado ou ser roubado e levar um tiro junto; ambas as opções são bem ruins e o que eu realmente gostaria era de estar seguro sem sofrer qualquer violência, mas ser só roubado é menos ruim do que ser roubado e também levar um tiro.

            E outra, dizer que a saúde e a educação cubanas são de excelência é per se muito questionável. Existe dinheiro investido pesado em coisas como pesquisas científicas e similares, tal como em atletas e esportes também, mas na hora de executar as políticas públicas perante a sociedade, o que há é outra coisa. E digo isto tendo como fonte professores que já viajaram para a ilha.
            No mais, não existem norte-americanos fugindo para Cuba querendo suas “excelentíssimas” saúde e educação públicas, mas o contrário é verdadeiro. Por que será?
            Claro, os EUA são bons marqueteiros e se propagam como o melhor país da Terra, mas Miami continua cheia de cubanos e a maioria esmagadora destes não quer voltar para seu país natal.

            Cuba florescerá enquanto democracia quando ambos os irmãos Castro saírem de cena. O capitalismo chegará lá com força em algum momento. A morte do Fidel já serviu de um enfraquecimento imenso para o sistema socialista, graças à ideia de culto ao líder, que neste caso se foi.
            Além disso, a América Latina nunca foi exemplo real de capitalismo como deve ser. O dito abismo social dos países latinos é causado por outros fatores, como o patrimonialismo e o coronelismo e suas vertentes regionais, que não são inerentes ao capitalismo.

            Mas, depois deste textão, não creio que seja bom falar deste tipo de assunto neste espaço. É uma notícia sobre Dragon Ball, e não um artigo sobre a história da América Latina.

          • son

            Sempre o mesmo papo de saúde e educação kk

          • Erivelton Freitas

            Que o Brasil nanico capitalista não tem!

          • son

            Não entendeu o que eu disse.
            E sim, o Brasil é realmente nanico.

          • Alice

            Nunca imaginaria que uma matéria sobre Dragon Ball Super resultaria em discussões sobre o regime de Cuba. O problema é que o socialismo nunca foi seguido fielmente aos seus princípios fundamentais. Nenhum país atualmente vive o socialismo genuíno. O que existe são vertentes doutrinárias, levadas a cabo pelo “gosto” de cada líder político.

            Faltou citar dentre as causas da ineficiência do capitalismo, neste caso, no Brasil, à corrupção (desvio de dinheiro público) e a adoção de políticas que acabam gerando mais segregação. Aliás não vejo o capitalismo como a solução para os problemas das Américas Central e Sul (o termo América “latina” possui uma conotação negativa) O capitalismo que gerou economia para os Estados Unidos é decorrente de ações bastantes suspeitas.

            Mas como tu mesmo reiterou, aqui não é o espaço apropriado para essas discussões. Mas te aconselho a estudar de uma forma diferente o conceito “comunismo”. Embora eu acredite que aplicá-lo seja uma utopia para a realidade atual, porque o ser humano está mais corrompido do que nunca. De um lado o totalitarismo de mão armada e do outro, o do dinheiro no bolso. Qual é a melhor opção, não levando em conta o “eu’, mas sim “todos”?

          • SaintARMOR

            O ser humano não está corrompido, ele é naturalmente individualista. Se há um coletivismo que possa combater tal natureza é o comunitarismo voluntário, e não o socialismo estatal.

            Corrupção e ineficiência são apenas consequências naturais do socialismo estatal.

          • Alice

            Todo sistema político, que envolve violência física dos opositores e censura, mesmo que venha camuflado pelo termo “socialismo” (como disse antes, as ideias do socialismo genuíno não são essas), é inadequado e moralmente inaceitável. Existem criaturas humanas corrompidas e Seres humanos individualistas; sendo este último passível de atos bondosos.

          • SaintARMOR

            No mais, quando você desconsidera o “eu” em prol de “todos” você reduz tudo ao MDC, também conhecido como mínimo denominador comum. E em termos de sociedade isto é um desastre gigantesco.

            E novamente, a América Latina nunca foi exemplo de capitalismo. O capitalismo nunca foi uma razão para os problemas desta parte do continente. Os problemas daqui são o patrimonialismo estatal e até a cultura numa dada proporção.

            Fascistas proto-socialistas como Getúlio Vargas e o próprio já citado Simón Bolivar são exemplos de estadistas que fizeram carreira e marcaram a história por aqui. Um continente jamais vai se desenvolver de maneira próspera tendo esses caras como exemplos e inspirações para os governos subsequentes por décadas.

            Mas agora chega né? Uma notícia sobre Dragon Ball não é espaço adequado para se falar de um assunto como este.

          • Alice

            Foram vcs mesmos que começaram! rs

          • son

            Eu juro que vou parar, certo? Administradores.
            Mas já pensou que a causa da “ineficiência do capitalismo” no Brasil é justamente o estado gigantesco?(dinheiro público e capitalismo?????)

          • Juniorbf41

            que bom que concordamos em alguma coisa prefiro mil vezes o regime de Fulgencio do que o regime cubano atual e prefiro mil vezes o regime militar brasileiro do que o governo que temos agora viu

          • Juniorbf41

            bom a ditadura de Fulgencio Batista pode não ser perfeita mas tenho quase certeza que foi muito melhor que a ditadura instalada por Fidel Castro que dura até os dias de hoje,lembrando que o regime de Fidel perseguia gays e negros não se esqueçam disso viu,a ditadura de Fulgencio pode não ter sido perfeita mas tenho certeza que foi muito melhor viu.

        • son

          “Falta de conhecimento e doutrinação midiática” kkkkkkkkkkkkk essa é boa.

          • Erivelton Freitas

            Falta de conhecimento e doutrinação midiática, SIM! A ponto de pensarem que devido as transformações politicas no país, ele seria incapaz de compor o cenário!

          • son

            Incapaz de compor? Isso não foi eu quem disse. Como o saintArmor ai falou, ainda está caminhando à passos largos.

          • Erivelton Freitas

            Filho, se você tivesse estudado minimamente, sabe… Minimamente mesmo, saberia que a razão pelo qual o capitalismo não funciona na América Latina é uma herança histórica deixada para nós pelos nossos colonizadores, que instalaram a base de formação dos países latinos de forma totalmente errada. Hoje, o Capitalisminho da América Latina é tão insignificante devido a Portugal e Espanha, então não reclame se tem gente que reconhece isso em outros países e tenta mudar a coisa, mesmo fazendo do jeito errado.

          • son

            Como já dito, é incrível uma notícia sobre Dragon ball num site de conteúdo nerd virar palco pra discussão sobre política.
            Mas o mais incrível mesmo é você ser tão fiel ao clichê do esquerdista moderno.
            “se você tivesse estudado minimamente, sabe… Minimamente mesmo” não poderia ser menos falacioso.
            Não que eu seja obrigado a te explicar, mas esse argumento de herança histórica já foi refutado há tempos, e não faz o menor sentido. Pega paises com altos índices que se recuperaram do nada, o Brasil continua sendo riquíssimo(de recursos naturais), muito mais do que a maioria dos paises com os maiores índices de desenvolvimento(agora observe o tamanho do estado nesses países e compara com o Brasil).
            Apenas veja ai se os paises com maior liberdade econômica não são os melhores.

  • Léwow

    AH EU GOSTEI DEMAIS FOI LINDO FOI MARAVILHOSO <333 NAO VEJO A HORA DE MAIS

  • Eduardo Oliveira

    Pelo Brasil o simples fato de DBS ter estado no Tranding Topic já dava pra ter uma noção do sucesso que foi a exibição da série, só espero que daqui um tempo o CN não boicote a exibição do mesmo se possíveis quedas na audiência acontecerem pois o fator novidade em algum momento deve acabar e pode acabar afetando o IBOPE do canal.

    • Alice

      Acho que não! Se agora, provavelmente a audiência está boa, a tendência é que ela aumente com o tempo.

      • Eduardo Oliveira

        Torço para que isso aconteça, mas pelo fato de ser o CN exibindo um anime, mesmo sendo Dragon Ball, eu tenho minhas dúvidas quanto a isso, afinal se DBS fosse colocado na geladeira daqui a alguns meses eu não estranharia pois Pokémon mesmo sendo da casa a muito tempo e exibido anualmente digamos assim já sofreu com esse problema.

        • Alice

          Levando em conta a reputação do CN, realmente nada pode ser descartado. Fico imaginando como seria se uma emissora aberta, como o SBT ou a Globo, exibissem Dragon Ball Super, quase que simultaneamente com o Cartoon, da mesma forma como foi exibido Naruto e Dragon Ball Z no passado.

          • Globo já pode descartar, porque ela não dá sinais de que pretende investir nesse tipo de produto a curto ou médio prazo.
            SBT pode até ser uma possibilidade, mas muito remota. Se nem com Pokémon ela vem mostrando interesse, imagina com um desenho que aposta mais na pancadaria?

            Hoje as opções menos piores são Band e Rede Brasil mesmo.

    • CYRAX

      Fiquei admirado quando li que o anime teve cenas censuradas na França. Incrível mesmo, porque lá nem mesmo o jornal satírico Charlie Hebdo é censurado.

      • Juniorbf41

        pois é né,isso não faz sentido nenhum e demonstra a hipocrisia francesa eles não censuram um jornal que faz piada e esculacha as duas maiores religiões do planeta cristianismo e islamismo mas censuram cenas de um anime por supostamente estimular a violência viu

    • Juniorbf41

      é nisso você tem razão devemos ter cuidado então viu

    • Se bem que repercussão na internet e audiência na TV não deveriam ser confundidos ou misturados.

  • Francisco Bruno

    Pra um país do tamanho do Brasil esperava bem mais espectadores

    • Erivelton Freitas

      A Globo, dentro da TV paga, e excluindo os números da TV Aberta, faz 3.000.000 fácil por minuto.

      As pessoas pagam para ver TV Aberta. Elas simplesmente não se adaptaram do modelo de visão elitista norte-americano onde a TV paga é substituta da TV Aberta.

      Se existiu esse fenômeno no Brasil, foi nos primórdios do crescimento da TV paga, pois hoje em dia, não existe mais… =/

      • Kaique Batista

        O maior fator que acho é que o valor dos pacotes básicos de tv por assinatura no Brasil é um dos mais caros que existem. Tá explicado porque em porcentagem Argentina , Chile , e vários outros países da América do Sul tem mais tv paga que o Brasil. Por aqui o percentual de pessoas que tem tv Aberta que é grande(pois essa apesar dos problemas é de graça estando longe dos pacotes caros de tv fechada) . Acho que isso ajuda à explicar .

    • Deckard Cain

      Se for considerar as pessoas que não tem tv por assinatura, que o cartoon é um canal infantil, as pessoas que trabalham no sábado e quando chegam vão dormir, pessoas que tem preguiça de rever as coisas, e uma porção de outras coisas que poderiam ser ditas, e os padrões de audiência atuais (que são bem fraquinhos comparados a antigamente), bom, foi um bom nível de audiência, se a estreia fosse domingo, acho que teria sido um pouco maior, afinal domingo para os brasileiros costuma ser o famoso “domingo preguiçoso”, haveria mais pessoas em casa com tempo de sobra para assistir, mas não sou tão bem informado, praticamente só estudo e trabalho, depois pesquisarei melhor sobre os padrões de audiência do cartoon.

  • Yusuke Urameshi

    É muita gente. Kkkkkk que legal.

    • Depende do ponto de vista!

      • Yusuke Urameshi

        é?

  • Erivelton Freitas

    Há poucos anos atrás, 144,000 era um número que TNT, FOX, CN e outros faziam fácil, fácil em horário nobre.

    Hoje, é considerado como ‘audiência’ excepcional de algum ‘mega sucesso’.

    Logo, imagino que em termos gerais, a audiência do horário nobre deve ficar entre 70.000 e 90.000 telespectadores p/segundo.

    Que queda para a TV paga em geral =/

    • Bruno Luiz

      A TV paga hj em dia tá praticamente morta, o CN por exemplo nos EUA, trata como sucesso, qualquer desenho que passe de 1 milhão e 200 mil na audiência, antes isso aí era cancelamento, regra hj aplicada para cancelamento é , baixou de 800 mil em mais de 5 episódios, já pode voar, e olhe que tem um novato já com esse risco no CN, dos 15 EP, 3 já foram vistos por menos de 800 Mil

      • João Carlos

        Qual seria esse novato?

        • Bruno Luiz

          Ok Ko! Do CN

    • Pior ainda se considerar que esses valores não dão nem 1 ponto de audiência.

  • Thiago Lima

    144 K aqui no Brasil? Quanto isso daria em pontos de audiência?

    • Pedro Medina #Leonardo

      Se for os números da Grande SP, seriam uns 2.0 pontos, por aí…

      • Luiz

        uns 2.8 por aí

      • Não dá 1 ponto de audiência, na verdade.

    • Bruno Luiz

      9-10 pontos

      • Luiz

        cada 50k é um ponto

        • Em São Paulo, é 199k.

      • Aí você exagerou, hein?

    • Não chega a 1 ponto de audiência (cada ponto equivale a 70 mil domicílios ou 199 mil pessoas na Grande São Paulo, segundo o IBOPE).
      Daria, mais ou menos, uns 0.7 pontos de audiência.
      Pelo menos, é mais que os 0.3 pontos que Dragon Ball Z dá na Rede Brasil.

  • rose

    isso ai é para calar a boca do pablo zucarino que diz que os animes não são popular

    • Gustavo

      quem sabe com esse indice ele perceba que ele tá errado.

      • rose

        tomara que sim por que só reprises atrás de reprises das originais ruins do canal ai não dá.

    • Isack Rosario Campos

      quem é esse cara?

      • Juniorbf41

        o que disse que a CN não investe em animes por que não são populares viu

    • Mas 100k no Brasil inteiro não é necessariamente um bom sinal.
      E popularidade nas rede sociais e audiência na TV não devem ser confundidos ou misturados.

  • Zarchary Hale

    Se não tiver audiência até na parte chata do Desenho ai que não vai ter audiência pro resto do anime kkk pois não irão nem exibir

    • Eduardo Jose de Andrade

      Do jeito que as crianças de hoje são,vão ver tudo.

    • Thiago Gabriel de Melo

      eles ja adquiriram um monte de episódios(até a ultima live do wendel tinham dublado 53), seria burrice ter os episódios e não exibi-los, alem que nem deve poder por contrato

  • rose

    Foi muito boa Exibição do DBS no Cartoon Network apesar dos cortes leves mesmo assim foi muito boa, pela primeira vez esse canal esta de parabéns depois de anos e varias decepções, o canal finalmente acordou e está o belo resultado.

    • Louiz

      Realmente, mas bem que o CN podia colocar uma chamada do anime dentro da programação, eu sempre vejo gente perguntando o dia e o horário que passa..

      • rose

        eu também achei uma falta de respeito do canal
        em não colocar nem uma chamada
        mais passa de segunda a sábado as 15h30 e 23h ok amigo.

        • É medo por ser anime. Já não é de hoje que o tratamento é diferente.

          Triste ver que se focaram apenas em fazer divulgação nas redes sociais. Como o canal é a “Globo” dos canais infantis, acha que isso é o suficiente.

    • Juniorbf41

      ah não não me diga que teve cortes,se teve nem vou ver então viu

      • Gustavo

        o único corte que eu percebi que teve foi uma das tarações do Mr Kame,até onde eu me lembro foi um close up nas mulheres, não chega a estragar a experiência
        e, não censuraram todas, lembro que um dia desses eps da semana ele diz pra Chichi que queria comprar uns “DVDs Interessantes”.

  • Mateus

    Pelo menos os nossos amigos chilenos e mexicanos sabem o que é bom. https://uploads.disquscdn.com/images/f56eae3865f68b9846aa0b85d041483477772a83033f0ebd1c5501311d26019b.jpg

  • CYRAX

    Com essa notícia, até mesmo o Naruto curtiu!!
    E que venha Naruto Shippuden! https://uploads.disquscdn.com/images/15f4b3a0fecc12310c0f94c7a85d40fe8388db012f1a49774d1ff29fc4266859.gif

  • Caio Martins

    FICO CONTENTE QUE A AUDIENCIA FOI UM ESTOURO, AINDA BEM QUE AS REPRISES DOS 5 PRIMEIROS EPISODIOS JA ACABARAM AGORA SEGUNDA PODEMOS PROSSEGUIR COM OS EPISODIOS DA SERIE. JA ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA PQ EU JA ESTAVA DECORANDO AS FALAS DOS 5 PRIMEIROS DEVIDO A TEREM REPRISADO 5 VEZES. ISSO É UM SONHO VER O CARTOON NETWORK TRATAR DRAGON BALL SUPER DA MESMA FORMA QUE A PLAY TV TRATA BLEACH E YUGIOH EXIBINDO MARATONAS DOS EPISODIOS DA SEMANA NO FINAL DE SEMANA. QUE CONTINUEM ASSIM, E QUE EXIBAM TODOS OS EPISODIOS A CIMA DOS 80 DUBLADOS.

  • Caio Martins

    DRAGON BALL KAI FINAL CHAPTERS COMO FOI DUBLADO DA VERSAO AMERICANA VAI DECEPCIONAR UM POUCO POR CAUSA QUE A ABERTURA SERA A VERSAO AMERICANA NAO A ORIGINAL QUE TODOS SONHAMOS OUVIR DUBLADA.

    • Disseram na época que esse lote veio direto do Japão.

      • Dark Leon

        Rodrigo Rossi disse em vídeo que ele cantou o tema americano infelizmente.

        • SaintARMOR

          Não é um tema americano, é um tema em inglês produzido no Japão mesmo feito para o mercado externo. O que veio para cá foi a versão internacional da série, o que não significa que seja uma edição americanizada.

    • sei não viu parece que veio da matriz japonesa

      • O Rodrigo Rossi disse a abertura e o encerramento que ele cantou do DB Kai Final Chapters foram as versões americanas…. justamente por não ter vindo direto da Toei JP.

        • SaintARMOR

          Não eram versões “americanas”, e sim músicas em inglês feitas para o mercado internacional, no caso Fight it Out e Never Give Up.

    • SaintARMOR

      Não será a versão americana mas sim a internacional. Já é sabido há muito tempo que a Saga Buu de Dragon Ball Kai tem uma versão feita para o todo mercado internacional fora do Japão com abertura e encerramento em inglês. Ao contrário do que alguns estão pensando, o que chegará aqui não é uma versão americanizada censurada nem nada disso.
      E quem sonhava que a música dublada fosse Kuu Zen Zetsu Go estava perdendo tempo.

      • Thiago Gabriel de Melo

        seria muito bom se fosse, a abertura kuu zen zetsu go na minha opinião é bem melhor que a da versão internacional, mas fazer o que. Mas acho que o mais triste é não ter os encerramentos japoneses, o encerramento 2 e o 4 são muito bons.

  • Juniorbf41

    eu sou um dos que financiam a pirataria mesmo assistindo de graça na net viu

    • Eduardo Jose de Andrade

      Eu não recriminei a pirataria,mas quem odiou DBS até agora,tipo Léo gamer do canal Rank S,dificilmente vai ver dublado em pt-br inteiro.

  • Snow

    É Dragon Ball, esperar o quê?

  • Até assisto, mas não me atreveria a escrever sobre.

    • Alice

      Era brincadeira. Eu sei disso. XD

  • SaintARMOR

    A colonização foi o de menos. Austrália era literalmente uma colônia penal da Inglaterra e hoje está muito melhor que nós. Deveríamos culpar à nós mesmos ao invés de procurar bodes expiatórios do passado.

    • Alice

      Resumindo mais uma vez…: Portugal, país geograficamente menor que o Brasil, mesmo tendo enriquecido às custas do nosso país, no passado, atualmente, juntamente com a Grécia, figura entre os países mais “pobres “da Europa. Sintetizando a ideia (em resposta ao comentário do garoto acima), que um estado gigantesco, pode sim, ser bem sucedido na aplicação do capitalismo.

      O problema do Brasil não está concentrado em sua dimensão territorial e do número elevado de cidadãos, tampouco pelo fato de termos sido colônia, mas na consciente sabotagem do poder público, em não favorecer o crescimento das classes mais pobres, ignorando os setores básicos da ascensão social.
      Mas me conta, o que tu achou de Dragon Ball Super? rs!

      • SaintARMOR

        Com “estado gigantesco” ele não havia se referido ao tamanho geográfico do país, mas ao tamanho da máquina estatal em si, com a quantia de leis, de cargos públicos e tudo mais.

        • Alice

          Continues on the next subject of Dragon Ball Super!

  • Gustavo

    duvido que foi culpa da CN dessa vez, eles não são tão idiotas a ponto de fazer isso.

    • Thiago Gabriel de Melo

      mas foram,porque quando comparei claramente a cena que a frase existe não existe na versão da cartoon , tanto que na versão que vi ficava em japones na parte que o senhor kaio fala e depois volta pro portugues com as falas seguintes, e quando vi na versão da cartoon da pra ver que mudou bruscamente a cena e mostrou o senhor kaio falando a frase logo em seguida, mas como disse é só uma observação, não muda em nada, sendo sincero.

      • Gustavo

        Realmente como você disse.essa cena não atrapalha em nada, pode ter sido até por conta do comercial no meio da exibição (eu sei que não faz tanto sentido assim)
        Bora ver se ela continua tratando bem o anime, que é o que importa até agora

  • Yuki

    Vai ver deve ser algum erro de áudio da dublagem mesmo, o CN não é burro de fazer isso

    • Thiago Gabriel de Melo

      pois foi, não foi erro da dublagem, porque quando comparei claramente a cena que a frase existe não existe na versão da cartoon , tanto que na versão que vi ficava em japones na parte que o senhor kaio fala e depois volta pro portugues com as falas seguintes, e quando vi na versão da cartoon da pra ver que mudou bruscamente a cena e mostrou o senhor kaio falando a frase logo em seguida, mas como disse é só uma observação, não muda em nada, sendo sincero.

  • Não necessariamente.
    Dragon Ball já é um título consolidado por essas bandas.
    É praticamente uma obrigação ele fazer sucesso.
    O que não significa que novos títulos menos conhecidos possam vir disso.