Divulgação. © Funimation

A distribuidora FUNimation, responsável pelo licenciamento de diversos animes nos Estados Unidos, entre eles Dragon Ball, One Piece, Shingeki no Kyojin, e Cowboy Bepop, acaba de ter 95% de suas ações adquiridas pela Sony Pictures, segundo informa o Deadline. A Sony vai pagar cerca de US$ 143 milhões pelo negócio.

O atual CEO da FUNimation, Gen Fukunaga, ainda permanecerá no cargo e será proprietário de 5% das ações da distribuidora. O objetivo da Sony, que ainda opera o canal Animax no Japão, Ásia e Europa e é proprietária da distribuidora Aniplex e do estúdio A-1 Pictures, é de se expandir no mercado mundial de animes com a aquisição da FUNimation.

É possível que a partir de agora, a Sony comece a operar intensamente na América Latina e passe a negociar os títulos do catálogo da Funi com menos restrições. Vale lembrar que ainda existe a possibilidade da tão sonhada expansão do canal FUNimation Channel para outros países. Vamos aguardar.

  • Eryk Oliveira

    Isso sim que eu chamo de bomba. (Tentando não me iludir com um possível canal animax passando My Hero Academia, Accel World, To aru Index e Railgun, todos dublados em PT/BR…)

    • Essa aquisição dá margem para muitas coisas.. expandir o Funi Channel transformando-o em Animax, por exemplo, negociações mais abertas com a Netflix, mais animes na América Latina, One Piece finalmente chegar por aqui, enfim, uma infinidade de coisas.

      • Dark Leon

        One Piece com dublagem mista Rio-SP na Unidub na Netflix é PlayTv sonho de muitos, fora os outros animes que possam vir a Netflix com dublagem em português.

        • Pablo Soares

          A Dubrasil também é muito boa

    • Bem, a Dublavideo tem um trabalho longo com a Sony Pictures até hoje. Podemos ver vários animes dublados nesse estúdio num futuro próximo.

      • Kevin de Paula

        Sony também dubla bastante no Rio.

        • Dark Leon

          ainda bem se não ficaria igual foi com o animax onde tudo era dublado em SP e o público acabou enjoado e reclamaram então dublaram Death Note no Rio lembra-te?. Torço muito que Fairy Tail, Jojos Bizarre Adventure , Attack on Titan e My Hero Academia sejam dublados no Rio de janeiro futuramente via Netflix.

        • Dark Leon

          Kevin graças a netflix temos vários animes com dublagem carioca como Glitter Force Doki Doki, Nanatsu no Taizai, Voltron Remake, Little Witch Academia etc, espero que muitos animes da Funimation sejam dublados no Rio pela Sony Pictures e que não fique apenas em SP como foi no passado com a animax que por milagre é reclamações de dublagem repetida dublou Death Note no Rio ainda bem, Meu sonho Jojos Bizarre Adventure, Fairy Tail e Hero Academia com dublagem da Delart e afins do Rio.

          • SaintARMOR

            Jojo é da Viz Media.

          • Jardel

            Eu ainda acho que Fairy Tail deveria ganhar uma dublagem paulista. Sei lá… eu já imaginava o Natsu sendo dublado pelo Fábio Lucindo, a Lucy pela Fernanda Bullara, a Erza pela Adriana Pisardine, O Gray pelo Marcelo Campos e a Mira pela Márcia Regina. <3

          • Dark Leon

            Prefiro no Rio com Natsu por Charles Emmanuel, Lucy por Luísa Palomanes, Happy por João Victor Granja, Gray por Marcos Souza, Erza por Mabel Cezar e Macarov por Orlando Drummond. Este é meu elenco dos sonhos para Fairy Tail se for dublado no Rio.

          • Jardel

            Me desculpe pela sinceridade mas… DEUS O LIVRE do Charles Emmanuel dublar o Natsu! O Salamander tem uma voz mais rouca, com certeza não combina… e ficar ouvindo o Natsu com voz do Bem 10, já basta o Ash. :-/ …acho que o Gustavo Nader ou um dublador menos conhecido seria melhor; Já o do Happy eu concordo, ficaria legal ele falando “Ai Sir”. XD …a voz da Luisa tem cara de Nerd, já a Lucy é muito escandalosa, não acho que combine muito. A voz da Ana Lucia Menezes se encaixaria bem, ela dublou a Misa Amane de Death Note, personagem essa que foi dublada no Japão pela Aya Hirano (voz original da Lucy); o do Gray também concordo, o Marcos Souza tem um charme que ficaria muito legal no personagem; No caso da Erza, creio que tanto a Mabel Cezar ou a Priscila Amorim seriam ótimas escolhas para a titânia; e o Makarove: o Orlando Drumond seria até uma boa escolha, mas ele já tem 97 anos e seria preciso quase 10 anos para dublar o anime todo. Não creio que ele esteja vivo até lá ou ainda tenha saúde para continuar dublando no percurso. :-/ …desculpa pelo textão, mas não resisti em comentar algumas coisas que achei interessantes, mas respeito sua preferência. (y)

        • Anthoni Vedovato

          Ahhhh!!! finalmente! quem sabe Highschool DxD,Senran Kagura,Symphogear entre outros Animes podem ter a chance a serem Dublados e virem para o Brasil logo!

      • claudio

        Por exemplo todos animes da marvel distribuido pela sony foi dublados em SP na dublavideo, mas que preferia seja redublado os animes no RJ com as vozes originais dos filmes live action da marvel, que só vai acontece se talvez a tv aberta ou paga como rede globo, gloob redublar em estudio carioca e como acontece nos filmes redublados por essa emissora, que é dificil esse pessoal da globo adquiri esses animes , que acho pouco possivel pelo fato das emissoras dos marinhos ter contrato com a sony passando aqueles filmes e series distribuido pelos sonystas e assim adquiri junto com epidodios dos animes X-men , Volverine, homem de ferro, blade .

        Atualmente a sony dubla em sp na sigma, dublavideo, bks e no rj na cinevideo , alcateia e delart pode ser talvez os mais escolhidos a dublar futuros animes . Não sei se tem mais nomes dos estudios ativos que dublam com a sony, se alguém saber .

        • Dark Leon

          Exatamente por esses motivos toscos e falta de pesquisa que a dublagem dos animes da Marvel ficou boa porém sem graça pela falta das vozes classicas do Rio.

      • Dark Leon

        Vai ter muita novidade de anime na Netflix é TV a cabo só isso que digo.

    • Dark Leon

      My Hero Academia , Fairy Tail e Attack on Titan com dublagem feita no Rio na Delart e demais estúdios cariocas e sim Quero mais animes no Rio de janeiro via Netflix.

  • Que surpresa e tanto, hein. Até que enfim uma empresa de grande porte comprou essa distribuidora. Com isso, espero muito que o mercado de animes em home-video aumente por aqui e que o streaming FunimationNow finalmente chegue ao território latino.

    Além disso, seria muito bom se enquanto não tivermos um canal de animes por aqui, a Sony tentasse uma parceria com a PlayTV para ir atrás de animes novos.

    • Dark Leon

      Verdade mas isso pode gerar muitas surpresas via Netflix como uma futura dublagem de HuntetX Hunter 2011 em português algo muito espero pelos fans via Netflix já que lá nos EUA e exibido dublado no Toonami .

      • HxH é licenciado lá pela Viz Media, não pela Funimation.

        • Dark Leon

          Espero que logo venha pra cá pra ser dublado em português provavelmente no mesmo estúdio de One Punch Man em SP Capital.

    • Tori

      Sony e parceria não podem ser ditos numa mesma frase.
      Sony adora ser rival em tudo: Consoles, Smartphones e por ai vai

      • Diversos animes distribuídos pela Sony Pictures passaram pelo CN ao invés de passar pelo Animax deles. Nesse caso não tem essa de “rivalidade”.

  • Isso sim foi uma bomba, nunca imaginei que isso aconteceria. Só de pensar que os animes da FUNimation possam ser trabalhados por aqui já abre um leque de possibilidades.

    Seja pela volta do Animax ou pelo próprio FUNimation Channel vir pra cá. Se a Sony for inteligente ela vai fazer direito, o que espero que aconteça.

  • Gustavo

    Já comecei a me iludir com estreias simultâneas com dublagem assim como ocorre nos EUA

    • Eryk Oliveira

      Eu também, meu parceiro!

  • Eduardo Jose de Andrade

    Nos cinemas a Sony c#ga,mas nos videogames ela acerta,agora espero que os animes da FUNimation venham legalmente pro Brasil,agora Shingeki no Kyojin e Boku no Hero estão mais pertos da Netflix e no streaming legal.

    • CYRAX

      Uma pequena esperança surge em relação a One Piece. Quando exibido no sbt, lembro que o anime ficava em 1 lugar em SP.

      • Dark Leon

        One Piece tem que ganhar nova dublagem mista feita na Unidub SP e Delart Rio ia ser muito show essa collab de estúdios para um anime cheio de personagens como este é uma dublagem com qualidade e sem censura exclusiva pra Netflix e PlayTv.

    • Dark Leon

      Com certeza e torço que sejam dublados na Delart Rio é demais estúdios do Rio de janeiro.

      • SaintARMOR

        Pare de poluir toda seção de comentários com essa mesma ladainha. Você pode até nem estar errado no que diz dependendo da situação, mas sendo repetitivo assim você causa o efeito contrário ao que de fato quer passar.

    • claudio

      Com esssa compra da funi e mais aos games de animes que distribui a sony, é acho aumenta a possibilidade de dublarem em PT-BR os jogos PS3 e PS4 dos tais nomes dos animes que distribui e assim não teria só jogos legendados e sim com dublagem.

      • Eduardo Jose de Andrade

        QUE ACONTEÇA ISSO!

    • Em quesito de streaming legal, a própria FUNi licenciou Boku no Hero e Shingeki pro streaming legal, mas ambos legendados.

  • Gabriel Hérisson

    é como diz o filósofo porno graffiti:
    “THE DAY HAS COOOOOOME”

    • thiago

      Imagine as possibilidades…

    • MeGaNiNjA

      bela citação do filosofo, melhor impossivel

      Abrasos de alguem da KD™

  • Tyrion Lannister

    Isso sim foi uma bomba! Nós da América Latina odiávamos a Funimation por ignorar a nossa região, agora vamos ver se a Sony, como dona, vai mudar isso!

    Porém, isso pode fazer pouca diferença para stream simulcast, porque a Funi perdeu muitos licenciamentos de títulos nos últimos tempos, e perdeu para a Amazon Prime!

    E duvido que coloquem legendas em outros idiomas para os milhares de títulos antigos do Funi, muito menos dublagens!

    Acho que no máximo, vai ter alguns títulos da Funi nos canais Sony, pelo menos nos EUA, agora por aqui é esperar para ver!

    • claudio

      Os canais axn e sony channel um pouco possivel e mais seria menos lucro pra sony , e acho a sony vai botar a maioria ou todos seus animes mais na grade de programação do pacote das dezenas de canais HBO/MAX ou cria o ANIMAX dentro desse pacote e criando outro novo canal a mais ou substituindo um dos atuais canais do grupo HBO/MAX.

      Em ultimo caso sem ajuda da HBO/MAX , e sozinha a sony em trazer devolta o animax brasil em substituir um dos seus canais SDTV ou HDTV da sony que são SONY CHANNEL, AXN e se a sony tiver reecomprar todos % do LIFE TIME que essa emissora que foi parte vendido da sony que era a mesma frequência que sintonizava no passado o sony spin/animax/locomotion.

    • Os títulos que a FUNi perdeu foram para a Sentai Filmworks, que começou a a se agarrar da Amazon com o serviço de animes dela. Mas a Sentai lançou o serviço dela de streaming, o HIDIVE, e está expandido pela América Latina inteira. Agora é esperar que ela tenha interesse em dublagem por aqui.

  • Eduardo

    Prevejo FUNimation Channel chegando por aqui.

    • claudio

      E melhor escolher o nome ANIMAX é mais forte e conhecido do que a funimation channel. E nos eua nas operadoras de tv paga deixou de existi o nome do canal da funimation channel e foi substituido por canal TOKU que são parte % dos mesmo dono da funi que agora junto a maioria são da sony.

    • Tori

      tá falhando igual ao pessoal que achava que o Toonami ia voltar porque trocou de CEO

  • Não brinca com meu coração frágil

  • Daniel Mesquita

    Seria meu sonho?

  • Crossfire

    My Hero Academia é da Funimation?

    • MeGaNiNjA

      Sim e tem direitos de dublagem tb

    • Dark Leon

      Deixo aqui minha torcida que My Hero Academia Jojos Bizarre Adventure e Attack on Titan sejam dublados no Rio.

  • Quais países europeus ainda tem Animax?

    • João Carlos

      Alemannha,Australia,Suiça e UK

  • Alice

    Ficando na torcida para que Dragon Ball Super faça bastante sucesso no CN BR. Dessa forma novas empresas começarão a olhar para o Brasil.

    • Dark Leon

      pode crer que Dragon Ball Super no CN vai abrir portas para muitos novos animes na tv a cabo , vai por min PlayTV, DisneyXD e até Discovery Kids poderão tentar exibir alguns animes se pá até a Nick tentara adquirir YugiOh Zexal e afins e esperar pra ver mas algo muito positivo vira desta estreia seja no streaming como na tv Fechada.

  • Diego Miyabi

    Que comecem os jogos… digo, façam suas apostas….. :)

  • Li Syaoranpoa

    Antes na tv sem pirulitos, por favor Sony

    • Dark Leon

      One Piece na Unidub seria muito interessante

      • Se depender da Sony vai pra Dublavideo, isso é quase certeza.

  • Thiago Calligopoulos Barutti

    Isso deve abrir a porta para Fairy Tail, Soul Eater, My Hero Academy quero ver o tratamento que a Sony dará , espero mesmo que em algum canal ou plataforma exibe os animes no Brasil, lembro que a Sony tem ou tinha parceria com o CN pois exibia o Astroboy e Cyborg 009. Vamos esperar pra ver.

  • Kevin de Paula

    Joseph, assista o canal Sony. Tá cheio de séries dubladas no Rio, tipo Rules of Engagement e Jovem e Gourmet.

  • Tori

    Tá ai. Sony agora manda em tudo.
    Funimation não é mais uma “Trump Style” de ser exclusiva dos EUA
    sobre animes por aqui? ah mano, esquece isso

    • Aposto que agora tem muito “ianque orgulhoso” que deve estar full pistola agora por causa disso k

  • GustavoH

    Inesperado hein com a Sony as chances de mt coisa aumenta pra America Latina. Um streaming por exemplo ou talvez ate a substituiçao do Lifetime

    Fora que mt anime impossivel fica com mais liberdade pela Sony

  • Eryk Oliveira

    Sério essa informação aí, Dark Leon?

    • SaintARMOR

      Se ele falou, que pelo não deixe tão vago assim e entregue algo à mais.

    • Dark Leon

      So ver no canal da Netflix Japão tem vários trailers lá de novidades lá.

  • João Carlos

    Não vou ficar muito animado pra nao me iludir, eu duvido que o FUNimation channel vire Animax novamente… Mas espero que isso ajude a termos mais animes por aqui

  • Léwow

    SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MEU DEUS SIMMMMMMMMMMMM PELO AMOR DE DEUS AGORA VAMO SE A SONY RECONHECE A CAGADA QUE FEZ DANDO FIM AO ANIMAX E VC DÁ UMA DENTRO DESSA VEZ PORQUE PELO AMOR DE DEUS… PORCARIA DE SONY SPIN E ETC

    TEM QUE VOLTAR

    SE DEPENDESSE DA FUNIMATION NAO VINHA NADA NUNCA, AGORA TEM QUE VIR AGORA VEM MEU DEUS VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM

    DO JEITO QUE A FUNI ERA SÓ QUERIA PORQUE QUERIA FICAR INTOCADA E FECHADA SÓ LÁ NOS EUA, TEM QUE EXPANDIR TEM QUE VIR PRA CÁ

    CADÊ AQUELE TAL DE “TOKU CHANNEL” QUE FALARAM RECENTEMENTE AGORA TEM QUE VIM

  • Acho muito provável. Até porque o Crackle usa praticamente o mesmo sistema de exibição de séries que o streaming legal usa.

  • Rafael Nogueira

    Geral dos jogos novos vai vim tudo exclusivo pro PS4 agora, mas pelo menos mais animes no Brasil virão que é o que está faltando ultimamente.

  • neto valdeir

    Alguém ai, sabe me dizer se tem Marvel Anime: X-Men, Dublado?

    • Esse não foi dublado.

      • claudio

        Talvez já tem dublado em PT-BR faz tempo , mas a sony não mandou os tais animes até o momento pra midia oficial de home video, stream e tv que estão sem ser lançados e estreiados

  • neto valdeir

    Porque, só encontrei Wolverine e homem de ferro dublado do gênero anime.

  • Runner GamesTM

    excelente noticia apesar de que a sony eh mais rapida que a viz para dublar as coisas e tambem sempre traz mais episodios
    legal a a notica oque eu mais acho que pode dar certo aqui eh my hero academia que pode ser exibido ate no bom dia e cia pois nao tem tanta violencia
    mas nao acho que eles pensem em animes
    agente que eh br e fan de animes perdemos tudo a tv aberta nao tem nada de interessante e sem ser homofobico mas para que tanto uso LGBT em tudo?
    morreram canais bons de desenhos ate a tv cultura se perdeu olha oque passa a tarde toda ? alem de ser quase impossivel vermos um canal de anime e desenhos na tv paga muito menos na tv aberta…
    SO AJUDA NOS NETFLIX

    • Como imaginar My Hero Academia passando num canal que rejeitou Power Rangers por ser “violento demais”? Melhor não sonhar demais, cara.

  • Eduardo Oliveira

    Acho complicado a Sony investir tanto numa licenciadora principalmente de animes, e manda-los para o cemitério que é o Crackle que pelo menos no Brasil continua sendo um serviço sem propósito mesmo sendo gratuito.

    • O catálogo desse serviço diminiu pra caramba com o passar do tempo. Não entendo porque a Sony não investiu tanto no Crackle como investiu no EUA, mesmo com suas próprias séries.

      • Eduardo Oliveira

        Eu acho que foi pela falta de interesse do público aqui no Brasil que o Crackle não vingou e por acharem que era pago na época em que ele foi lançado, e isso acabou perdurando o insucesso do serviço por aqui, igual a Netflix quando chegou aqui no Brasil, tbm houve essa desconfiança mas como o marketing e o preço do serviço começaram a despertar a curiosidade das pessoas o serviço vingou e bombou por aqui, sem falar que a Netflix já chegou chutando portas com produções como House of Cards e isso tbm ajudou.

  • Leodn

    AHHH Toda vez que sai uma bomba dessas eu penso em OP My hero academia, Snk vindo AAAAAAHH

  • Leodn

    Pessoal encham as redes sociais da sony pedindo One piece e animes que vocês querem só assim ele vão notar

  • Luana Lordelo

    Essa é uma daquelas notícias que surpreendem, mas não quero me iludir muito com um canal próprio de animes , é bem mais possível que coloquem por serviço via streaming, mesmo.

  • Pelo FAQ qua a FUNi lançou no site dela, não vai ter unificação não.

  • SaintARMOR

    O problema é com quem invade incessantemente o espaço de debate com assuntos que pouco têm a ver com o assunto original proposto.

    • Juniorbf41

      então tá bom então né viu

  • Bruno Santana Brito

    A Sony COM CERTEZA vai vender as series pela playstation store, algo semelhante ao que a Steam faz de forma zoada, só que com suporte para o nosso mercado, por exemplo. A partir dai a nossa métrica de consumo pode até valer alguma coisa quando o burocrata desgraçado decide se algo merece ou não uma nova serie.

  • Jack

    Vou dizer uma coisa que alguns vao levar como ofensa: eu acho a dublagem brasileira de One Piece ficou muito boa, serio mesmo.

    esqueçamos pirulitos e outras pérolas da nossa versao, eu sou da opniao que se forem redublar tudo denovo deveriam manter os dubladores.. a voz do Luffy, apesar de nao TER NADA A VER com a japonesa, pra mim, encaixou perfeitamente nele, é o mesmo caso do Goku: os personagens possuem vozes finas no original e no BR ganharam uma cara mais “adulta”.

    Sanji dublado pelo FUCKING Wendell, A voz do Zoro tb ficou FODAAAAA, DO Usopp, Nami, todos ficaram legais cara, eu veria One Piece dublado com GOSTO se mantessem aquele elenco numa possivel redublagem.

  • βцŋŋเ¢цŁД

    Que beleza heim, agora sim acabou a sua goga Funimation vai ou racha , com a Sony não tem moleza ,já era essa sua de ficar só nos Eua e ter preconceito de vim para a América do sul.

    Já sonho com um Animax no futuro ,quem sabe agora não volta pra cá ,agora e moleza trazer animes pra cá se a Sony quiser.

    Eu estava pedindo para os céus para acabar com a goga dessa tal de Funimation e pelo jeito meu pedido foi escutado .

  • claudio

    A sony é acionista dos 11 canais do grupo HBO/MAX e talvez os animes estreia na grade de programação desses canais ou cria o animax substituir um desses canais ou tem mais um canal pra assinar o pacote HBO/MAX. E mais a sony tem seus canais proprios o AXN e SONY CHANNEL e quando antes de chega o fim dos canais SDTV dos mesmos canais que tem 2 sinais HD e SD , e acho usam essa frequência existente pra colocar o ANIMAX pra ser mais facil tenta vender a emissora as todas operadora que posssui esse canal digital SDTV de um dos 2 canais da sony que possui o HDTV. Se for escolhevem substitui o canal sony SDTV e seria melhor pra ANIMAX está nos pacotes basicos e assim ter maior audiência de assinantes .

  • Erivelton Freitas

    A Sony Pictures que teve prejuízo de quase US$ 1 Bilhão ano passado só com fracasso de filmes no cinema ainda tem dinheiro para comprar qualquer coisa?! =/

    Ah, mas também, nem custou tanto assim… US$ 143 milhões é quase nada. Tem filme mais caro que isso! =/

  • Nucker Intermatch

    Isso é ótimo, imagino uns adulto dublado kkkj(nada ver) mas se fosse assim acho que poderíamos até adquirir DB mais rápido

  • Nucker Intermatch

    Os animes da Funimation que vem pra cá vieram todos zuados(censurados) espero que isso mude

  • Dark Leon

    Sim por isso eu citei

  • Luana Lordelo

    É porque eu nem tenho Wi-fi em casa, e a internet do computador é tão ruim que não conseguiria assistir a nenhum episódio de um anime sequer.

    • Juniorbf41

      é uma pena viu

  • Isso é que acho uma bomba de news, será que vamos ter animes dublados pra caralho? :3 Espero que sim e que acabe com a Funimation de vez, por que que limita os animes para o mundo geral é essa Funimation, por que eles compra as licença em modo Global e bloqueiam pra metade do mundo deixando somente pôs gringos, sendo que depois reclamam de pirataria, o meu pensamento quando mais aquele conteúdo for distribuidor para outros países sem restrição mais conhecido fica, assim gerando lucro, mas limita é uma coisa que destruir muito e muito o mercado em poucos e poucos eles tão percebendo isso e tão mudando, mesmo que pra o limite acabe vai demora anos, mas vai acabar um dia, espero!!

  • nem eu lembrava do Cracke unico filme que assistir lá foi o: Ilusionista e olha que tava muito e etc… e ai terminei o filme em site de terceiros (pirata) em HD, bem de boa!! :3

  • Nicolas Santos

    Com essa aquisição, já ta mais do que da hora da Funimation vir aqui pro Brasil e investir em dublagens brasileiras para os animes dela. Tem tanta gente que já tá enjoada de tanto assistir anime legendado. Pô, meu! Pra que assistir legendado se já tem dublado! Eu, por exemplo, gosto de assistir anime dublado e eu fico triste por termos animes disponiveis no Netflix, mas sem dublagem brasileira. Sem contar que existem otakus que tem ódio profundo pela dublagem brasileira, principalmente com aquele rumor de que Fairy Tail iria estrear no SBT e no CN lá em 2012. Eles tem que saber que aqui no Brasil existem pessoas cegas, que gostam de anime e que não sabem falar japonês, então é mais do que obrigatório que esse tipo de entretenimento tenha dublagem brasileira.

    Tenho fé de que animes como Code Geass, Fairy Tail, One Piece, Attack on Titan, Tokyo Ghoul, e outros, virão ao Brasil todos dublados em PT-BR e que em breve entrarão, quem sabe, no catálogo da Netflix!!! #FunimationNoBrasil #MaisAnimesDublados