Repodução.

Com sua produção iniciada em outubro, foi revelado o título do último filme do aclamado diretor Hayao Miyazaki, via Asahi.

O longa se chamará Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (Como Você Vive?) em tradução livre. A produção se baseia no livro homônimo publicado em 1937, do escritor Genzaburou Yoshino.

A história se concentra em um jovem chamado Koperu e seu tio. Na medida em que Koperu cresce espiritualmente, surgem discussões sobre como conviver em harmonia com os seres humanos.

O até então último trabalho de Miyazaki, Vidas ao Vento (Kaze Tachinu), foi lançado em 2013.

Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka deve ser lançado entre 2020 e 2021.

  • toygame lan

    Amo tudo que esse estudio faz

  • Just_an_Asian_guy

    Eu realmente quero que ele se aposente do cargo de diretor. O cara já fez o que tinha que fazer pelo mundo trazendo filmes incríveis que marcaram milhões de pessoas ao redor do mundo. Eu entendo que ele queira trabalhar, mas não precisa tentar manter o patamar de diretor :/ Um trabalho mais tranquilo seria melhor na idade dele :/

    • Eduardo Oliveira

      Não vejo dessa forma cara com todo respeito, se o Miyazaki se sente bem fazendo seus filmes e fazendo os com a mesma maestria que fizeram dele esse grande diretor por mim ele pode trabalhar com isso até seu falecimento, se isso o faz bem que mal tem? As vezes se aposentar e pior do que continuar no batente ainda mais quando vc é uma figura tão importante para o cinema de animação.

      • Just_an_Asian_guy

        Então, é como eu disse, ele quer trabalhar como diretor. Mas todo mundo aqui sabe o mal que trabalhar com anime faz, ainda mais na direção de um projeto. Não to dizendo pra ele abandonar a indústria, to dizendo pra ele tentar sair do cargo de diretor de filmes. Acredito que tanto pra a saúde dele, como até mesmo para o futuro do ghibli, seria muito mais interessante se ele começasse a produzir filmes, tentar dar a vez pra pessoas jovens tentarem a sua vez no estúdio e por aí vai.

        • Tori

          Em uma entrevista, ele faz tranquilamente seu trabalho como diretor.

          • Just_an_Asian_guy

            Claro que não. Toda vez que ele diz que vai se aposentar ele fala dos problemas de saúde dele. Em 2013 ele disse que a visão dele estava horrível e que ele tem que sair do estudio cada vez mais cedo pq precisa descansar. Essas “aposentadorias” não são um vai e vem em que ele decide parar e depois ele desiste. São tempos de descanso que se ele não tirar, a saúde dele vai se deteriorar mais rápido ainda.

            Tem um documentário muito bom sobre o dia do dia do ghibli chamado de “The Kingdom of Dreams” que mostra como essas pausas dele fazem sentido e o pq dele se preocupar cada vez mais com por quanto tempo mais ele vai conseguir trabalhar como diretor. Da última vez em que ele se aposentou, disse que esperava parar de trabalhar com animações em 2023 e que com certeza sairia do cargo de diretor antes disso. Agora é ver quando isso vai rolar.

          • Eduardo Oliveira

            Tenho três teórias se sua informação procede, ou Hayao é muito pedante com seu cargo e não quer ninguém se sobresaindo a ele no estúdio o que pode acontecer muito no cinema por conta de guerra de egos, o contrato dele o mantém preso na função o que acho pouco provável, ou o dinheiro tem falado mais alto, se não é isso é pq mesmo ele se acabando de trabalhar ele continua com prazer fazendo a função e tbm quer dar algum rumo dentro do estúdio depois que ele se for.

          • Just_an_Asian_guy

            O que você falou sobre o cargo tem muito sentido. Sua primeira teoria tem um peso muito forte, não apenas por ele querer ser melhor, mas por ele se imaginar como alguém acima de todos os outros e por isso como um referencial para eles.

            Hayao é um gênio, não temos duvidas quanto a isso. Ele tem uma capacidade criativa fora do comum que faz com que ele queira dar 110% do que ele tem. Aliado a isso, ele tem um jeito um tanto competitivo. O cara incentiva os outros no Ghibli a fazerem filmes próprios, mas da pra ver pela relação com o seu filho, ou com o finado Yoshifumi Kondô, que ele só aceita o melhor deles e que os caras tem que usar o método de Miyazaki, ou seja, se matar de trabalhar. Que inclusive foi o que matou o Yoshifumi.

            Esse jeito de querer que as coisas aconteçam do seu jeito faz
            parte dessas voltas dele ao cargo de diretor, isso é verdade.

          • Eduardo Oliveira

            Cara o que eu disse sobre essas possibilidades só mostram como o cinema no geral é, eu conclui que essas três teorias batessem com os motivos do Hayao mesmo já bem velhinho tivesse um ego e uma esperança do estúdio ser auto sustentavel sem ele e continuar criando boas histórias muito serem muito fortes, junte isso ao fato do japones ser o povo que mais trabalha no mundo e temos Hayao Miyazaki kkk

  • Macksuel Graça

    O titulo é ‘COMO VOCÊS VIVEM’, lembrando que ‘kimi’ é singular: tu e ‘kimitachi’ é plural: vós, somente isso!

    • Tori

      A tradução vem direta do inglês.

  • Yellow Hair

    Ai ele seria o hirohiko araki e Hunter x Hunter nunca teria fim!

  • Último, é?

  • Realmente , Hayao Miyazaki é um dos melhores e mais criativos diretores de animação do mundo. As obras dele é muito superior as da Disney, por fazerem os personagens se encaixarem com as nossas vidas.