Reprodução.

Reprodução.

Durante o especial Owaranai Hito Miyazaki Hayao (The Man Who Is Not Done: Hayao Miyazaki) exibido pelo canal NHK, Hayao Miyazaki declarou que planeja dirigir um novo filme de animação. Após anunciar que iria se aposentar alguns anos atrás, Miyazaki parece ter sentido saudades da época em que se dedicava de corpo e alma a projetos de grande porte. O diretor atualmente está se trabalhando em Kemushi no Boro (Boro the Caterpillar), um curta-metragem produzido em CG para o museu do Studio Ghibli.

Durante o programa, o diretor comentou que não estava muito feliz pelo fato de Kemushi no Boro ser um curta, e em agosto propôs ao estúdio transformá-lo num filme para os cinemas. Hayao disse que levaria cerca de 5 anos para finalizar a animação, e que até lá já estará com 80 anos. Ele ainda insinuou que o novo longa-metragem poderia ser lançado em 2019, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Ainda não existe uma confirmação oficial se o projeto vai mesmo virar um filme do Studio Ghibli, mas Hayao Miyazaki disse que já está trabalhando na animação, inclusive no roteiro. Vamos aguardar.