Divulgação. © Hirohiko Araki / Shueisha

Divulgação. © Hirohiko Araki / Shueisha

Quando chega o fim do ano todos os fãs de anime sempre questionam quais foram as melhores séries do ano. O site NicoNico quis saber quais foram os mais interessantes para o público japonês ao longo de 2016. Na enquete promovida pela página, o primeiro lugar ficou para JoJo no Kimyou na Bouken Diamond is Unbreakable, que graças ao grande sucesso da franquia vai ganhar uma adaptação para live-action que está deixando muito fã de cabelo em pé. O segundo lugar pertece a Re:Zero, seguido por Konosuba, em terceiro.

A lista traz ainda Yuri!!! On Ice, Drifters, Boku Dake ga Inai Machi, Mob Psycho 100, entre outros. Confira baixo o Top 20 completo:

  1. JoJo no Kimyou na Bouken Diamond is Unbreakable – 7,4%
  2. Re:Zero – 7,1%
  3. Konosuba – 5,4%
  4. Yuri!!! On Ice – 4%
  5. Gundam – Tekketsu no Orphans 2 – 3,9%
  6. Gate – 2,9%
  7. Osomatsu-san – 2,5%
  8. Hibike! Euphonium 2 – 2,4%
  9. New Game! – 2%
  10. Drifters – 2%
  11. Fate/kaleid liner Prisma Illya 3rei!! – 1,8%
  12. Mob Psycho 100 – 1,8%
  13. Keijo!!!!! – 1,7%
  14. Flying Witch – 1,6%
  15. Sangatsu no Lion – 1,5%
  16. Touken Ranbu – Hanamaru – 1,4%
  17. Boku Dake ga Inai Machi – 1,2%
  18. Love Live! Sunshine!! – 1,2%
  19. Occultic;Nine – 1,1%
  20. WWW.Working!! – 1,1%
  21. Active Raid 2 – 1,1%

Quais foram os melhores do ano para você?

  • Ademilson Molotrovik

    Tô tentando entender porquê nunca entram no top 10 kk

    • lucas vinicios

      como assim? o que você quer dizer?

      • SaintARMOR

        Ele deve estar se referindo ao Top 10 semanal da TV Japonesa, imagino eu. Pode não ser também.

  • Leonardo Sasaki

    JOJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO <3

  • Leonardo Sasaki

    COMO ASSIM BOKU NO HERO ACADEMIA NÃO TÁ NESSA LISTA???

    OS JAPA NÃO SABEM É DE NADA

    • Pior. OP é o mangá mais vendido da história por causa deles.

      • SaintARMOR

        Mangás são o que são por causa deles.

        E olhando o cenário dos shonens nas últimas décadas, One Piece merece o status que possui.

        • Discordo. Tem shounen da mesma época melhor.

        • Bom, OP tem uma forma que envelheceu bem mal. E tem shounen da mesma época mais interessante e outros subsequentes bem melhores.

          • SaintARMOR

            Se da mesma época você se referir à mangás que foram criados no mesmo período, ou seja, o fim dos anos 90 e início dos 2000, da Jump só Hunter X Hunter e mais uma coisa aqui e outra ali que chegam no mesmo nível de qualidade ou superior.
            Não só One Piece, mas Naruto, o próprio Hunter e outros também influenciaram shounens medíocres que vieram depois, mas o fato de serem medíocres não é responsabilidade de One Piece ou dos mangás mais velhos que os influenciaram, e sim de seus próprios autores.
            E no caso de envelhecer mal… bom, One Piece por seu tamanho pode ser cansativo sim, infelizmente. Mas o Oda consegue manter uma série dessa sem grandes baixos e com uma qualidade muito mais constante do que, por exemplo, Naruto e Bleach. E isto é um grande mérito.

          • Kira

            OP é um mangá filler…. uma formula que nunca muda , os cara falam que naruto e bleach é cansativo……eles pelo menos abriram as coisas para responder…. ( é o que nao aconteceu) rsrs , mas OP fica com inrrolação , enfim ja dropei mesmo , boa sorte que lê e assiste e.e

          • SaintARMOR

            One Piece não é exatamente enrolado, pelo menos não no enredo. Há muita coisa para se contar e não dá para terminar o mangá simplesmente em 2017 ou 2018. Tem que demorar mesmo no mínimo mais uns 6 anos para contar tudo o que falta.
            Se você disser que o ritmo tem se arrastado mais nos últimos 4 anos de mangá, aí realmente eu concordo. O Oda está mais lento com a narrativa da série, mas o roteiro não teve quedas vertiginosas.

          • É que a fórmula de OP é mais fácil de ser copiada e mais comercial do que a de um HxH por exemplo, mas se pegar de uma forma geral tem aquela mesma fantasia de outros shounens o que diferencia é como o Togashi usa os clichês de forma que favorece a obra diferemente de OP. Por isso vemos muitos Fairy Tails, Nanatsu no Taizais por aí. E no fato de envelhecer mal, noã me refiro ao tamanho da obra, mas justamente a esses clichês, principalmente o q tange as emoções, que são tão utilizados que se tornam banais e não conseguem emocionar nem uma geladeira, mas acho que isso vem desde o tempo de Dragon Ball. Até concordo que OP tem vantagem sobre alguns animes da mesma época ou animes que foram lançados pouco tempo depois.

  • douglas

    cadê o Boku no Hero Academia ?

    • Luiz Guilherme

      eles não acham um dos melhores oras.

  • Bruno Antônio Bastian Ransan

    Fico feliz que tenham lembrado de Mob Psycho 100 (ótimo anime btw), mas a ausência de Boku no Hero Academia não dá para entender.

  • Vitor

    Vc percebe q esse ranking ta zuado qnd n ver boku no hero, mas ver occultic nine

  • Davi

    Active Raid, sério? Sério isso? É sério mesmo?
    Jojo em primeiro merecidamente.

  • Lucas Fernandes

    ZA WARUDO!
    agora que venha vento aureo….

  • Koiy

    Uma lista bem diferente dos animes mais lucrativos de 2016 diga-se de passagem. Bem curioso.

  • Mateus Bonassa

    Como assim Haikyuu 3 ficou de fora????
    A obra faz muito sucesso no Japão

  • Alexandre Skywalker #ForçaLeia

    Love Live Shunshime ?

  • Just_an_Asian_guy

    Talvez boku não tenha entrado pq é mais do mesmo. Eu gosto de boku, acho massa e acompanho o mangá desde a estréia na jump, mas eu reconheço que boku é apenas mais um shonen com algumas qualidades a mais.
    Tudo que ocorre nele já existe aos montes no japão, é uma fórmula pronta seguindo um caminho que não é novidade. Jojo, re:zero (que não acho isso tudo), keijo, yuri on ice, boku dake ga, gate, etc. vão além do comum, são animes bem alternativos.
    Não estou dizendo que todos os animes dessa lista são obras primas, mas todos os que eu vi dela saem um pouco da reta do padrão ou são um ponto totalmente fora da reta. Talvez seja isso que os japoneses estão vendo.

    • Mas é estranho ver Boku fora, pois os japoneses adoram animes mais do mesmo. Se bem que tem uns animes bem medíocres e mais do mesmo nessa lista tipo Konosuba que tá em 3º ali, Love Live Sunshine, Touken Ranbu, Fate/ Kalleid (a obra mais “palatável”, clichezenta da série Fate).

      • Just_an_Asian_guy

        A massa japonesa gosta do mais do mesmo. Da mesma maneira que a massa brasileira tem suas preferências mais do mesmo (Funk, música evangélica, novela globo, Adam sandler, etc), a massa japonesa também tem as suas, como o shonen padrão. Aqueles que vão além e preenchem questionários sobre os melhores animes do ano já são um pessoal um pouco além do consumidor comum de anime e mangá.
        Normalmente quem gosta do mais do mesmo é a massa, em qualquer cultura. A massa precisa do mais do mesmo pra pensar menos e ocupar o seu dia.

        • Sim, mas a maioria dos animes listados aí, sendo votados ou não por consumidores padrões de mangá ou os que vão além, são animes bem comunzinhos. Se realmente fosse uma lista de pessoas que querem algo alternativo Drifters estaria em segundo ou primeiro fácil. Ou seja, a massa abrange mais do que pensamos ser a massa.

          • Just_an_Asian_guy

            Drifters em primeiro levando esquisitice como critério em uma listagem com jojo, gate e re:zero? Chegasse a assistir esses animes? Todos esses são mais esquisitos que ele.
            E a maioria bem comunzinho? Drifters (como vc disse), jojo, gate, yuri on ice, re:zero, Osomatsu-san, Mob psycho 100, Keijo!!!, Boku dake ga são alguns dessa lista que são bem esquisitos e eu só vi 11 animes dessa lista, o que dizer dos outros? Se vc chegou a ver esses e caracterizou eles como comunzinhos, então vc não ta sabendo avaliar o anime.

            Bem, voltando ao meu ponto e deixando de discutir qual é o mais alternativo dentre eles, já que meu argumento é justamente que a predominância é de alternativos e isso apenas endossa o que eu disse, a lista tem sim uma força que afasta o mais do mesmo que rola no shonen de massa.

            Diz aí, quantos shonen de massa tem nessa listinha?

          • Re: Zero não é tão alternativo assim. É uma versão bonitinha que copia algumas coisas de outros animes e ideias e claro sempre com personagens bonitinhos e inocentes. E claro, japonês adora uma fanservice descarado e Keijo!!! tá aí. Pode não ter um shounen de massa, apesar de eu achar Jojo um shounen, que apesar de estranho, tem as mesmas características de um shounen de massa, todas aquelas reviravoltinhas, um chorôrozinho básico, onde tudo na maioria das vezes acaba bem… E sim, se vc não acha Drifters alternativo é pq vc tá bem ceguinho… Personagens históricos se encontrando em um mundo completamente diferente do seu, onde se tem Hitler, Oda Nobunaga, Joana Darc… Isso é bem mais alternativo que Re: Zero e com menos clichê que um Keijo!!! Acho melhor vc rever seus conceitos…

          • Just_an_Asian_guy

            Fan service? Você já leu “Keijo!!!!!!!” ou tas assumindo pelo que ouviu falar? e vc só falou dos animes que eu n citei parceiro. Os que eu citei ainda tão na lista. E eu não disse que drifters não é esquisito, disse que não é mais do que alguns animes dessa lista. E eu utilizei esquisito=alternativo, interpreta um pouco que vc saca isso. Read again.

            Bem, argumente o quanto quiser, se rebata o quanto quiser, o ponto é que o padrão de consumo da massa que consome anime não ta aí e ponto. Fique a vontade pra argumentar com o nada.

          • Parece que vc ficou irritado, pois tem muito anime nessa lista com os clichês que a massa gosta só não está querendo admitir pq deve ter gostado dos que vc assistiu mesmo sendo clichês. Vc faz parte dessa massa que adora um clichê manjado… E Keijo!!!! É fanservice pra caramba sim nem venha querer desmentir isso e é um anime que resume bem a mediocridade dessa lista. E vc não utilizou “esquisito” como sinônimo de alternativo não nem venha querer dar migué.

          • Just_an_Asian_guy

            Substitua esquisito por alternativo em todas as vezes que eu usei e veja se não funciona. E novamente, vc assistiu keijo? Keijo!!!!!!!! tem um uso de peitos e bundas sim, mas ele se leva tão a sério que não tem como uma pessoa que realmente tem uma perícia com narrativa achar que isso é um fanservice jogado. A beleza do mangá está justamente em como ele trabalha com si mesmo. Se tem alguma dúvida quanto a isso, recomendo esse podcast do mangá ao quadrado aonde eles discutem keijo como uma obra diferenciada no mercado de mangás https://aoquadra.do/2015/08/17/manga2-141-keijo/

            Já ouvisse falar no mangá ao quadrado né? Pelo amor de deus, se não ouviu…

  • Danieru-san

    cara… não da pra levar a serio essa lista. um monte de anime ruim ali no meio, nossa! esses japas são fodas!

  • Luiz Carlos

    Jojo em first!! E cadê Haikyuu!!?

  • Ikizer Donno

    Não conheço nenhum “Gundam” dessa lista! lol Cadê, os queridinhos dos brasileiros? B.N.H.A, N.N.T…

  • Just_an_Asian_guy

    Na vdd, shingeki não é de 2016.

  • Matheus Saga

    JO JOOOO crl!!! Comecei a ver esse anime a 2 semanas atualmente to vendo Stardust Crusaders e que anime fodastico e o melhor não é modinha ta ai desde o final da década de 90 plantando e colhendo seus frutos

  • Tori

    Boku Dake Ga Inai Machi <3