Enquete ShoujoUma enquete promovida pelo site japonês Akiba Souken, especializado na cultura otaku, revelou quais seriam na opinião dos japoneses as melhores séries do gênero mahou shoujo (garotas mágicas) já produzidas. E adivinhe só quem ficou em primeiro lugar? Madoka Magica e sua história diferenciada conquistou o público, e graças ao lançamento do terceiro filme, isso ficou ainda mais evidente.

O longa-metragem se tornou um dos filmes de anime de maior sucesso, faturando até o momento, cerca de 1,5 bilhões de ienes. Tal fato deve ter pesado na hora dos japoneses votarem. O segundo lugar é ocupado por Magical Girl Lyrical Nanoha, outra franquia que é sucesso até hoje na Terra do Sol Nascente. Já em terceiro temos uma série amada pelos brasileiros e que desperta saudades até hoje, Sakura Card Captors.

A lista ainda traz séries conhecidas por aqui como Sailor Moon e suas demais temporadas, que ocupam posições diferentes no ranking, Corrector Yui, Guerreiras Mágicas de Rayearth, As Super Gatinhas e Gigi e a Fonte da Juventude. Confira a lista completa abaixo e deixe sua opinião sobre o resultado.

1º- Puella Magi Madoka Magica: 348 votos
2º- Magical Girl Lyrical Nanoha: 330 votos
3º- Sakura Card Captors: 323 votos
4º- Strike Witches: 122 votos
5º- Akazukin Chacha: 99 votos
6º- Gigi e a Fonte da Juventude: 97 votos
7º- Fate/kaleid liner PrismaIllya: 94 votos
8º- Mahou no Tenshi Creamy Mami: 93 votos
9º- Ojamajo Doremi: 85 votos
10º- Guerreiras Mágicas de Rayearth: 74 votos
11º- Mahou Shoujo Pretty Sammy: 72 votos
12º- Sailor Moon: 51 votos
13º- Heartcatch PreCure!: 45 votos
14º- Mahou no Star Magical Emi: 43 votos
15º- Jewelpet: 42 votos
16º- Sailor Moon S: 41 votos
17º- Futari wa Pretty Cure: 40 votos
18º- Nurse Witch Komugi-chan Majikarute: KARTE 1: 38 votos
19º- Shugo Chara!: 36 votes
20º- Majokko Megu-chan: 35 votos
21º- Smile PreCure!: 33 votos
22º- Mahou no Yousei Persia: 31 votos
23º- Cosmic Baton Girl Comet-san: 30 votos
24º- Mahou Tsukai ni Taisetsu na Koto: 29 votos
25º- Wedding Peach: 28 votos
25º- Corrector Yui (1ª temporada): 28 votos
27º- Sally the Witch (1ª temporada): 26 votos
28º- Oku-sama wa Mahō Shōjo: Bewitched Agnes: 24 votos
29º- Fancy Lala, the Magic Stage: 23 votos
30º- Magical Angel Sweet Mint: 22 votos
31º- Sailor Moon R: 19 votos
32º- Yes! PreCure 5: 18 votos
32º- As Super Gatinhas: 18 votos
34º- Nurse Angel Ririka SOS: 16 votos
34º- Sailor Moon Super S: 16 votos
36º- Suite PreCure: 14 votos
36º- Mermaid Melody Pichi Pichi Pitch: 14 votos
38º- Fresh PreCure!: 13 votos
39º- Dokidoki! PreCure: 10
40º- Himitsu no Akko-chan: 9 votos
41º- Sailor Moon Stars: 5 votos
41º- Saint October: 5 votos
41º- Dr. Rin ni Kiite Mite!: 5 votos
41º- Mahou no Idol Pastel Yumi: 5 votos
45º- Sasami: Mahou Shoujo Club: 3 votos

31 Comentários

  1. Bianca disse:

    Por ter material recente, e com grande reconhecimento, deve ter pesado mesmo na decisão por Madoka ^^.
    Claro que não estou dizendo que o anime não merecia o primeiro lugar, até porque Madoka Magica tem muitas coisas a seu favor, principalmente a coragem de ousar fazer alguma coisa diferente com uma fórmula já conhecida e amada.

  2. Lelouch Lamperouge disse:

    Madoka Magica em primeiro!!!!
    UHUUUUUU!!!!!!!

    E achavam que Sailor Moon ou Sakura fosse ficar em primeiro, acharam?

    Mahou Shoujo Lyrical Nanoha em segundo, é melhor ainda!

  3. Lelouch Lamperouge disse:

    Uma correção, o nome do anime é Tokyo Mew Mew, pra que usar o nome ridículo de As Super Gatinhas, pode usar o nome original.

  4. Gustavo Silveira disse:

    Embora ache Magical Girl Lyrical Nanoha melhor que Madoka Magica concordo que ele é um bom anime(eu que não gostei muito do estilo).

  5. madao disse:

    Nao sou muito fan de animes de Mahou shoujo, mas punha Sailor moon e Sakura Card Captors nos 2 primeiros, tem animes que sairam neste ano e ja estao na lista dos melhores de todos os tempos ahahah como esse Fate/kaleid liner PrismaIllya ridiculo esse anime

  6. Alexia Suares disse:

    UHUL!!!!! QUASE TODAS AS TEMPORADAS DE PRETTY CURE ESTÃO NA LISTA. ISTO DEVE SIGNIFICAR MUITO <3

  7. Trinitymage disse:

    Madoka magica top d+

  8. Yachiru disse:

    Sobre Madoka, eu já esperava algo do tipo. Afinal, com a tamanha popularidade da série (Recente, por sinal), somada ao fato de ter ousado em explorar os maiores clichês, só que inovando na abordagem e exposição dos mesmos. Colocar menininhas moes (Meio caminho andado) com personalidades e cores distintas (Como todo Mahou Shoujo padrão, e isso de fato atrai) e acrescentar batalhas, conflitos psicológicos, uma excelente trilha sonora (O tema da Mami é perfeito), um mascote fdp (Desculpa, Kyubey) e claro, o risco real de se lutar por algo que elas acreditavam ser o bem (E se surpreenderem com os termos do contrato não abordados a princípio) fez Madoka alcançar o primeiro lugar.

    Não vou dizer que Madoka foi aquele que revolucionou, quero dizer, antes mesmo dele, já existiam outros bem interessantes, alguns até citados na lista e que envolviam esse detalhe de desconstruir um gênero. Mas acredito que Madoka soube explorar em demasia tudo aquilo que gera marketing lucrativo, ao contrário de alguns outros.

    Sailor Moon aumentou a popularidade do gênero Mahou consideravelmente na época de 90, fazendo com que outros surgissem para acompanhar o sucesso… É divertido, mas é super repetitivo (Além de outros defeitos que não cabem citar aqui), então não merece estar nos 5 primeiros. Aliás, Precure também segue o mesmo padrão, mesmo tendo explorado o combate corpo a corpo, portanto também merece um destaque. Já Sakura Card Captor é ótimo, as meninas da Clamp capricharam nele, então só de pensar que passados 15 anos desde o lançamento do anime, ainda continua sendo referência… Só não levou o primeiro lugar porque é mais antigo e Madoka tá com a bola toda da vez agora.

    Quanto ao resto, sem muitos comentários, mas senti falta de Princess Tutu na lista, um mahou shoujo com mensagem quase poética e metalinguística, que desconstruiu os contos de fadas que idealizam a todo custo um final feliz e que explorou o balé de forma criativa (E olha que é mais infantil). Quero dizer, só pela criatividade, merecia estar na lista.

    PS: Deveria ser Tokyo Mew Mew, até se fosse Mew Mew Power eu relevava, mas “As Super Gatinhas”, sendo que só uma tem DNA de gato… Enfim e.e

  9. Akuma disse:

    Porque Tokyo Mew Mew como Super Gatinhas? Panini nem publicou o mangá com esse nome ridiculo.

    • Erika Tsuha disse:

      A enquete foi de animes, não mangás.

      Seguimos os títulos nacionais, é a politica do ANMTV.

      • Lelouch Lamperouge disse:

        Política ridícula usar títulos nacionais ao invés do título original, é a mesma coisa se chamassemos Fairy Tail de Rabo de Fada ou Bleach de Alvejante e One Piece de Um Pedaço.

        É Tokyo Mew Mew e pronto, Dito e feito.

        • Erika Tsuha disse:

          Ah, claro. Porque todos esses nomes que você citou são os oficiais no Brasil.. só esqueceram de avisar as pessoas e a imprensa.

          É realmente preciso dizer que o ANMTV não é site para otakinho que acha que anime é só pra ele? Vão ser usados os nomes conhecidos no Brasil sim.

          Se você não gosta dos nomes adotados no país, reclame com os canais e distribuidoras.

        • Walter disse:

          Depende de como é traduzido, claro que nunca em algum país iria chamar One Piece de “Um Pedaço” nem Code Geass de “Código Geass” (aproveitando o Lelouch do seu nome) isso porque são nomes usados universalmente,ou seja,em todo mundo.Porém tem nomes que ficam melhor traduzidos mesmos como Shingeki no Kyojin ser Ataque dos Titãs e Mirai Nikki ser Diario do Futuro,pois foram traduzidos nos países que foram publicados e não vai ser diferente aqui no Brasil.

          Mas de fato,chamar Tokyo Mew Mew de “As Super Gatinhas” é bem bizarro e ridículo,mas só o Anime é chamado assim…

  10. superd7br disse:

    Olha só, a minha mahou shoujo clássica favorita (Megu-chan ou Meg) está entre as 20 primeiras. Deve ser pq foi a primeira a abusar do fan-service…

  11. Mestre Kame disse:

    Por que será que dividiram a série Sailor Moon em suas fases para votação e não fizeram um geral que unisse todas as fases? Somando tudo, a série Sailor Moon ficaria com o 4º lugar. Fizeram o mesmo com Precure. Já Madoka, que poderia ser dividido em série de Tv, Filme 1, filme 2 e filme 3 não foi dividido. Está me cheirando a manipulação de resultados para favorecer candidato. KKKKK XD

    • Heverton Galvão disse:

      A enquete foi dividida por temporadas e não por franquias, pois muitos fãs gostam de analisar obras desta forma, uma temporada pode ser muito melhor que a outra mesmo sendo do mesmo titulo.

      Filme não fazem parte do quesito serie TV/Temporada, você citou apenas o filme de Madoka Magica, mas negligenciou os filmes de Nanoha, Sakura Card Captors, etc.
      Não tem como alegar manipulação só por causa da ausência dos filmes de Madoka, sendo nenhum outro teve filme na enquete… é impossível.

      • Mestre Kame disse:

        Eita, carinha sisudo! Não viu o KKKKK (gargalhada) com carinha feliz ao final do texto? Era brincadeira! Ironia!

        Se eu quisesse ferrar essa enquete, teria usado conceitos de amostragem, teorias de comunicação, e afins, mas achei melhor rir. Desculpe se a minha ironia sem graça te forçou a escrever esse texto defendendo a madokinha. KKKKK XD

        • Heverton Galvão disse:

          Não defendi apenas Madoka, defendi vários animes que se enquadram neste seu comentário. Citei Card Captors Sakura e Nanoha como exemplos também, de séries que tem filmes mas que não estiveram no ranking.
          Se acha que foi só por Madoka, está enganado.

  12. Heverton Galvão disse:

    Só eu estranhei a presença de Strike Witches na lista???

    Como ele pode ser Mahou Shoujo não sendo Mahou Shoujo?! Alguém poderia me ajudar a entender?!

    O anime é de combate aéreo usando armas de fogo… cadê o “Mahou” ai??? Sendo assim, Girls und Panzer também deveria ser considerado Mahou Shoujo…

    • walisson alexandre disse:

      Oras são garotinhas usando o que ha de mais magico no mundo ”ARMAS” faz o problema desaparecer em questão de segundos KKKKKKKKK.
      To brincando também estranhei a presença de Strike Witches nessa lista,a votação deve ser o mesmo esquema do Big Lobe,o cara lança a pesquisa no fórum e vota quem que,se na cabeça dele SW e Mahou Shoujo ai fica sendo,se esse não for o caso e ser uma pesquisa mais seria,o redator do conteúdo foi de uma incompetência enorme.

  13. Homura-Chan disse:

    Como grande fã (GRANDE FÃ MESMO) do genero Mahou Shoujo , concordo com vários titulos ai presentes, como Puella Magi Madoka Magica em primeiro lugar (minha paixão por Madoka é absurdamente grande) ,Card Captors Sakura em terceiro , e outos titulos , como Sailor Moon, Shugo Chara e varias temporada de Precure (meu segundo maior xodó dentro deste genero). Tem muitos titulos ai que eu planejo ver neste fim de ano , como Corrector Yui, Guerreiras Mágicas ,mas antes disso tudo, terminar Sailor Moon e Card Captors Sakura…

  14. anthoni disse:

    Adoro o gênero Mahou Shoujo! Muito bom e…..!!!!!

    Sem ofender ninguém mas Senki Zesshou Symphogear(Primeira e Segunda Temporada) embora seja um Anime de Ação/Shounen/Música ele também tem parte Mahou Shoujo quando Hibiki & Cia cantam para se transformar se alguém percebeu! Portanto Symphogear também faz parte das Mahou Shoujo!!!!!!!!!!

  15. mariana nunes disse:

    eu ca prefiro as mermaid melody

Comentar

Nome:

Email: