Divulgação. © Masashi Kishimoto / Shueisha / Studio Pierrot

Divulgação. © Masashi Kishimoto / Shueisha / Studio Pierrot

Dia 21 de setembro de 1999, 15 anos atrás, no milênio passado (e um ano antes de mais um provável fim de mundo) um monstro atacou o Japão e, o que poderia ser uma tragédia, tornaria-se, pouco tempo depois, o maior sucesso dos últimos tempos nos quadrinhos da pequena ilha nipônica. Nasceu Naruto, o ninja favorito do mundo até os dias atuais.

Ao longo de sua carreira, o título acumulou vários recordes. É o anime mais lucrativo da TV Tokyo, superando até Pokémon. Conta com quase 140 milhões de cópias vendidas somente no Japão; na França, dados do ano passado falam em 13 milhões de exemplares vendidos. No mesmo ano a revista License! Global o nomeou como 140ª marca com mais licenças no mundo pela Viz Media. Somente até 2008, 90 países já tinham direitos de exibição da série de TV e 23 do mangá. Não é pra qualquer um.

Por muito tempo o título esteve no topo da Shonen Jump semanal como o mais vendido, mas após seu volume 31 é que começou a distribuir mais de um milhão de cópias e entrou em definitivo para a pequena lista dos que conseguiram esse feito. O anime, produzido pelo conhecido estúdio Pierrot, conquistou os quatro cantos do globo sendo exibido em mais de 100 países, fato que fez o mangá ir de norte a sul do planeta. No entanto, como popularidade não mensura qualidade, é importante falar da obra em si.

Certa vez, um monstro raposa de nove caudas apareceu. O poder de suas caudas era capaz de destruir montanhas e causar os mais terríveis tsunamis! Para combater tal ameaça, as pessoas chamaram os shinobis. Um deles sacrificou sua vida para derrotar e selar o temível monstro… Este homem foi chamado de quarto hokage.

Em Naruto somos apresentados ao costumeiro universo ninja tão admirado e abordado em obras japonesas. Conhecemos, logo de cara, o nosso protagonista e ninja hiperativo número 1 de Konoha, vila da folha.

Naruto Uzumaki é um garoto que tem um sonho: se tornar hokage. Problemático, usa todas as ferramentas ao seu alcance para chamar atenção de seus superiores e mostrar o quão incrível ele é! Além de causar problemas, ele adora lamen e isso é uma informação importante. Entretanto, na verdade, é só um garoto atrapalhado que reprovou duas vezes na tentativa de se tornar um ninja. Além disso, Naruto é odiado por imensa parte da vila por ser o recipiente do monstro que quase destruiu o vilarejo anos atrás, isso o torna um tanto solitário.  E essa solidão o aproxima de seu melhor amigo e rival.

“Sasuke: O cara mais popular da sala… Sempre se achando… Eu odeio esse idiota mais que qualquer um!”

Sasuke Uchiha é apresentado, inicialmente, como o popular garoto sombrio. A princípio, ele é o tipo de cara que você realmente odiaria de ter por perto. Com tudo, ao passar do tempo, torna-se um dos personagens mais interessantes e importantes da história. Assim como Naruto, o Uchiha não tem pais, mas sua forma de lidar com isso foi totalmente oposta ao do colega (e concorrente) de time: Ódio e vingança.

“Meu nome é Sasuke Uchiha. Há bastante coisa que eu não gosto e poucas que gosto. E o que tenho não é um sonho, mas sim uma ambição. Ressuscitar o meu clã e… destruir um certo homem.”

Entre os dois, está Sakura Haruno, a kunoichi da equipe. Nos capítulos iniciais, Sakura demonstra-se apenas interessada em Sasuke e pouco de sua história é realmente explorada. Os pontos de destaque dela são sua inteligência e senso de responsabilidade com a equipe, que acabou sendo essencial em alguns pontos da primeira fase do enredo. Pode-se dizer que de primeiro momento ela é a componente feminina na mistura típica de um mangá para garotos.

Ainda se destacam outros personagens importantes para o enredo, como Kakashi Hatake que apesar de ser um professor preguiçoso é também um jounin habilidoso portador de um passado um tanto perturbador que apenas com o aprofundamento da história começamos a entender melhor.

Toda a história é conduzida nas mãos de Masashi Kishimoto que, de fininho (e contra a vontade), apresentou uma forma diferente de ver o mundo ninja. Desenvolveu uma receita única que fez de sua criação uma das mais importantes obras do gênero da história. E aqui pego o gancho pra falar de alguns pontos incisivos no sucesso de Naruto e na beleza de seu enredo.

Apesar de termos um mundo em guerra, sombrio e cheio de ódio, encontramos personagens inteiramente humanos, por assim dizer. Muitas vezes vemos os ninjas mais velhos dando lição de moral sobre o que é ser um shinobi de verdade e poucas vezes essas lições trazem humanidade. Entretanto, não são raros os momentos que vemos um ou outro chorando, se arrependendo de alguma coisa e voltando atrás de decisões (coisas que acontecem até com os vilões mais frios). Talvez essa seja a característica que mais aproximou Naruto de seus leitores: A contradição.

Engraçado que esse também é o ponto em que Naruto é mais criticado, principalmente pelas atitudes de Sasuke Uchiha. No entanto, isso é o que aproxima o universo de Kishimoto do nosso. Nós mudamos de opinião sobre as coisas, temos arrependimentos e fraquezas. Os ninjas também. Claro que existem as chamadas pontas soltas que acabam se resolvendo de um jeito tão simplista que receberam o carinhoso apelido de “Kishimoto no jutsu”, mas eu sou do time que defende que tudo que aconteceu estava nos planos dele desde o início e se analisados com cuidado, os capítulos iniciais e finais provam isso. A verdade é que é quase impossível um enredo tão detalhado e que se segue há tantos anos não deixar passar algo.

Mas enfim, por quê Naruto deixará saudades?

É normal que depois de anos acompanhando alguma coisa ela se torne especial para você, mesmo que seja algo banal aos olhos de muitas pessoas. Singularmente ela tem um valor. E é assim com Naruto.

Eu sentirei falta, principalmente, da fase clássica. O clima entre o time sete passava-me uma sensação de uma aventura que eu nunca vivi, mas sempre tive a vontade de enfrentar. Um clima de companheirismo mútuo e de dedicação grupal que pouco se vê hoje em dia. A rivalidade de Sasuke e Naruto era como aquele amigo que disputa a melhor nota com você na pré-escola, ou qualquer outro rival que não conseguia odiar. Tudo isso, realmente, trazia-me um clima nostálgico e familiar. Irei lamentar não acompanhar mais as batalhas sentimentalistas que, até então, não costumava ver com frequência em outros títulos do mesmo segmento.

Quem há de esquecer-se da luta na ponte Naruto, os primeiros inimigos de nosso grupo de ninja? A força de vontade do Haku em servir ao seu “salvador”, a ganância de um homem. Eu nunca tinha visto algo tão intenso. Tanta força sentimental e dramática foi a chave para tornar-me, de fato, um fã da história. E essa sensação continuou. A batalha contra Orochimaru, onde somos apresentados a um dos vilões mais completos e bem bolados de todo enredo. O exame chunnin está repleto de momentos inesquecíveis, pois é a partir dessa fase que Naruto realmente começa. Uma série de acontecimentos repentinos implode, finalmente, na batalha do vale do fim.

E pergunto de novo: Quem há de esquecer a batalha no vale do fim? Talvez seja esse o evento mais importante de toda história do mangá Naruto. A partir dali, a narrativa se modificou, os personagens amadureceram abruptamente (alguns mais que outros) e passamos a acompanhar de perto a evolução dos times principais. A fase Shippuuden (apenas no anime é chamada assim) deixará saudade pela evolução dos conflitos e os novos personagens apresentados. É aqui que finalmente conhecemos o grupo terrorista denominado Akatsuki, onde estão inclusos personagens muito importantes para a história principal, como Itachi Uchiha, irmão de Sasuke, que assassinou toda a família, deixando o peso restante desse ato para o mais novo. O acerto de contas acontece durante essa fase, marcando assim uma das batalhas mais épicas de toda a série.

Sentirei saudades dos “hum” de Deidara, dos tragos do Asuma (e do filho dele e Kurenai que, se tivermos sorte, aparecerá novamente no último capítulo) e dos Livros de Jiraiya que Kakashi tanto amava. E o que dizer das loucuras de Gai e Rock Lee? Personagens que começaram com características banais, mas que logo caíram no nosso gosto tornando-se essenciais para diversos momentos.

Além de tudo isso, Naruto deixará saudades por que poucas vezes um título conseguiu unir tantas pessoas em torno de si. Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital (acumulando recordes e mais recordes de downloads ilegais). Raros são os animes que conseguiram render discussões acaloradas e sacrifícios para acompanhar de alguma forma. Quantos converteram tantos fãs e inúmeros depreciadores?

Naruto tem o seu legado e cegos são os que negam isto. Para os amantes, um título incomparável; para os demais, um que merece respeito. E que venha as emoções dos capítulos finais, porque de uma forma ou de outra, valeu a pena, dattebayo!

  • nelson

    Perfeito em todas as palavras, parabéns João Alexandre.

  • Lúcifer

    Ótimo texto, com certeza a série deixará saudades dos fãs. Por mais que algumas vezes eu não tenha gostado de algumas coisas, no geral, a série ainda me fascina. Daqui há 10 anos espero ver um texto desse tipo com One Piece hahaha. E por favor evitem Discussões ou comparaçoes, hoje o dia é de Naruto.

    • Bruno

      realmente o naruto classico deixará saudades !!! e 10 anos pra um final de one piece ?? sabe de nada inocente kkkkkkkk

  • Bianca

    Excelente texto!
    Pra ser sincera, parei de acompanhar Naruto já a um bom tempo, tanto o mangá quanto o anime. Mas com certeza este é um daqueles trabalhos que marcam a sua vida, foi com ele que comecei a procurar e aproveitar o melhor da animação japonesa e se hoje tenho um carinho tão grande por animes, em parte foi por causa de Naruto. Não foi o primeiro anime que eu tive a oportunidade de acompanhar, mas foi o primeiro que pude acompanhar em japonês, com a essência completa da animação japonesa.
    Lembro muito bem de quando comecei a ver, fiquei realmente encantada e no outro dia já fui correndo pra escola pra contar pro meu melhor amigo o que eu tinha encontrado kkkkkkkkkk. No outro dia só falávamos disso, foi realmente um grande achado. Então mesmo que eu tenha parado de acompanhar, de forma alguma é por desmerecer a obra. Não tive vontade de continuar mas respeito sim e sou grata pelos bons momentos. E que o final seja digno de sua grandeza como um todo ^^.

    • rick

      não é só você mas muita gente começou a acompanhar os animes japoneses pelo naruto, como ele passou no sbt em uma época que a internet estava começando a bombar de verdade, muita gente procurava tanto naruto por não esperar uma nova leva de episódios transmitidos pelo SBT como conhecendo outros animes, ele que abriu portas para os animes na era digital basicamente…

      Não é a toa que os eventos de cosplay a maioria dos cosplays são do naruto e akatsuki se tornou mundialmente famoso a ponto de ser parodiado por muitas outras mídias.

      • Bianca

        Não cheguei a ver Naruto no SBT, encontrei antes disso ^^. Quando a ”febre” no SBT começou eu já estava com uma lista de animes pra ver XD.
        Eu na verdade estava em busca de Shaman King e acabei encontrando outros animes kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

        • Kerdson

          Comigo já foi o HunterXHunter da Rede Tv que me fascinou após isso veio Naruto e quando soube q ira ser transmitido na sbt putz muita alegria

          • Bianca

            Na tv, eu acho que o meu primeiro anime foi o Speed Racer, que era exibido no Cartoon Network. Na época eu nem sabia o que era anime kkkkkkkkkkkk.

          • rick

            comigo foi full metal alchemist pela redetv também, mas a maioria das pessoas conheceram outros animes pelo naruto :D

          • Bianca

            Sim, concordo com você, Rick ^^.

      • SaintARMOR

        Não foi Naruto que abriu as portas para os animes na era digital. Isso já iria ocorrer com ou sem Naruto, graças ao desenvolvimento que ocorreu nessa tecnologia em todo o mundo e no Brasil.

        No máximo, nesse sentido, Naruto deu um empurrão até que considerável, pra que esse fenômeno ocorresse mais cedo do que poderia sem ele. Mas animes na era digital no Brasil já iriam ocorrer, mais cedo ou mais tarde, com ou sem ele.

        • David

          Vc ta sendo injusto pq não importa se ia ou não acontecer, o importante é quem o fez! tipo Madonna ou Michael Jackson no pop… iria estourar de um jeito ou de outro mas eles são respeitados pq foi graças a eles que aconteceu!
          e cavaleiros e dragon ball?? se Naruto fosse da época e tivesse vindo pra ca daria no mesmo… não importa se iria acontecer ou não, naruto mediou isso e ainda é o anime mais forte da era digital!

          • SaintARMOR

            Não, sem Madonna ou Michael Jackson, Pop não iria estourar.

            Já com animes na Internet brasileira, bem, já existia um fandom de animes considerável no Brasil, e há outros fatores, como a inclusão digital e o desenvolvimento que essa mídia teve no país.

            Sem Naruto, isso apenas iria demorar mais um pouco pra ocorrer, mas iria. Não dá pra comparar com o Pop, que teve um gênio quase inimitável como Michael Jackson.

            E Majima Goro, Naruto por aqui foi como YuYu Hakusho, em 1997 na Manchete, e porque não, Samurai X na Globo em 1999, um sucesso que ficou bem sólido por um tempo, mas não se consolidou como Dragon Ball ou CDZ. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUIITO longe de ser como One Piece no Japão.

            O mais próximo de ser o “One Piece brasileiro” é Cavaleiros do Zodíaco, Naruto não chega perto desse patamar.

          • wanderson

            n se consolidou mas ainda hoje, anos depois de ser exibido na tv aberta, continua atraindo milhões de fãs

          • rick

            SaintArmor

            está dizendo isso só para desmerecer a obra, dizendo que se naruto não lançasse por aqui não faria diferença, mas está equivocado, eu já lhe mostrei artigos da revista época em 2007 quando naruto bombou, e sobre como o ninja loiro influenciou uma galerinha de procurar novos episódios na internet, isso foi rematado ao fato que 2007 a era da internet estava iniciando e por isso naruto sim abriu as portas para muita gente em conhecer os animes…

            Como Lost foi uma série que também abriu as portas em discussão de fóruns sobre teorias e por isso não estaríamos discutindo aqui caso as pessoas não procurassem respostas sobre sua série favorita pela internet…

            É uma pena que você tente comparar com samurai x que na tv aberta foi um desastre, episódios censurados, cortes desnecessários, eu compararia one piece do sbt com samurai x, isso sim, já que ambos sofreram nas mãos da censura, agora naruto, pelo menos a primeira fase teve poucas censuras e uma boa aceitação ao público pois a dublagem foi ótima por assim dizer.

            E naruto shippuden tá sendo dublado no Brasil, se isso não é uma prova de que a marca naruto ainda é forte por aqui então deixe-me dar umas novas dicas…

            naruto shippuden ninja storm 3 veio legendado em pt no Brasil, nem mesmo one piece teve essa proeza…

            em eventos de animes em geral a maioria dos cosplay são do universo de naruto, como akatsuki por assim dizer…

            As Osts de naruto já tocou em diversos programas no Brasil, apesar de ser boas…

            O mangá teve relançamento antes mesmo de se encerrar, que é a versão pocket, isso mostra que naruto é o carro chefe da panini, se você ir na checklist do site da panini na parte de mangás, terá uma foto dos clones de naruto em plano de fundo….

            naruto além de ter a transmissão da fase clássica completa pela cartoon network, também teve a transmissão do primeiro filme de naruto por aqui no mesmo canal…

            graças ao sucesso de naruto no sbt, a sbt se arriscou a trazer novos animes como seu amado one piece, e obrigou a globo a trazer dragon ball, porque as aventuras do ninja loiro estava tomando audiência da globo naquela época, logo mais tarde a Band retornou com cavaleiros do zodíaco.

            Rede tv também trouxe animes como full metal alchemist, super campeões, vietwul joe(eu achava muito maneiro esse anime), hunter hunter entre outros…

            enfim, se isso não é prova para você que naruto é uma marca forte sim e não uma desgastada como você diz, mostra artigos verídicos de revistas ou jornais apontando o que você diz, sem sites sensacionalistas por favor.

          • SaintARMOR

            Não, não e não.

            Não disse que não faria diferença. A diferença seria na maneira como ocorreu, demoraria um pouco mais, mas sim, ocorreria, de um jeito ou de outro.

            Naruto foi uma moda que deu um empurrãozinho no mercado, mas como disse, uma moda, já passou.

            Samurai X NÃO foi desastre algum. Foi muito censurado sim, mas deu picos de audiência pra Globo, suficiente pra comprarem uma nova leva de episódios em 2001. Foi uma modinha na época, não dá pra comparar com One Piece no SBT apenas pelos cortes, quando os resultados de audiência foram muito diferentes.

            Sim, Naruto teve tudo isso. Você fala como se eu dissesse que Naruto foi um fracasso comercial por aqui, quando não foi, mas ta longe de ser algo como Dragon Ball e CDZ.

            “E naruto shippuden tá sendo dublado no Brasil, se isso não é uma prova de que a marca naruto ainda é forte por aqui então deixe-me dar umas novas dicas…”

            É, com pelo menos uns 3 anos de atraso.

            “naruto shippuden ninja storm 3 veio legendado em pt no Brasil, nem mesmo one piece teve essa proeza…”

            Crescimento do mercado de games no país + apostas da Bandai no ocidente.

            “em eventos de animes em geral a maioria dos cosplay são do universo de naruto, como akatsuki por assim dizer…”

            Uma parcela considerável, mas não maioria. Além disso, muitos desses não fazem uso de fantasias oficiais e legalizadas, mas sim feitas com qualquer alfaiate por aí, não alimentando o mercado.

            “naruto além de ter a transmissão da fase clássica completa pela cartoon network, também teve a transmissão do primeiro filme de naruto por aqui no mesmo canal…”

            Sim, Samurai X teve um dos filmes transmitido por aqui. YuYu Hakusho em 1998 cogitou-se ter um de seus filmes exibidos no cinema.

            “O mangá teve relançamento antes mesmo de se encerrar, que é a versão pocket, isso mostra que naruto é o carro chefe da panini, se você ir na checklist do site da panini na parte de mangás, terá uma foto dos clones de naruto em plano de fundo….”

            Sim, mérito de Naruto, mas não é o suficiente pra botá-lo no mesmo patamar de Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco.

            “As Osts de naruto já tocou em diversos programas no Brasil, apesar de ser boas…”

            Não só Naruto, várias outras produções tiveram isso, nada demais.

            “graças ao sucesso de naruto no sbt, a sbt se arriscou a trazer novos animes como seu amado one piece, e obrigou a globo a trazer dragon ball, porque as aventuras do ninja loiro estava tomando audiência da globo naquela época, logo mais tarde a Band retornou com cavaleiros do zodíaco.

            Rede tv também trouxe animes como full metal alchemist, super campeões, vietwul joe(eu achava muito maneiro esse anime), hunter hunter entre outros…”

            Um empurrãozinho de mercado, mas muitas dessas negociações já estavam engatadas se você não sabe. Aliás, a Rede TV! já tinha exibido esses animes antes de Naruto ser exibido.

            “enfim, se isso não é prova para você que naruto é uma marca forte sim e não uma desgastada como você diz, mostra artigos verídicos de revistas ou jornais apontando o que você diz, sem sites sensacionalistas por favor.”

            Talvez “desgastada” seja uma palavra não tão adequada. Mas é fato, Naruto não é forte no Brasil do mesmo modo que Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Pokemon são. Foi uma moda não muito consolidada entre o público normal, pare de querer discutir isso, é fato. E quando eu postei links de sites sensacionalistas? Hahahahaha.

          • rick

            pois eh, tão fraco que há relançamento versão pocket na panini, tem três guias lançados no Brasil, jogo traduzido e tudo mais, nossa como é fraco essa obra, meu Deus, acho que deviam parar de dublar naruto shippuden também, vai ser jogar dinheiro no lixo, porque ninguém conhece esse anime mais…

            Queria saber de onde tira tanta falácia, ou você tem tempo para inventá-las por si só.

          • rick

            outra coisa que você não aprende nunca é comparar o sucesso de cavaleiros do zodíaco com naruto…

            entenda, os tempos são outros, se naruto lançasse na época da tv manchete iria estourar do mesmo jeito, pois naquela época era algo novo era inédito, havia séries japonesas que foram um desastre no japão que fizeram mais sucesso por aqui por ser algo novo.

            esqueça cavaleiros do zodiaco, yu yu hakusho, pokemon, o que for, vamos pensar em naruto…

            Com vários fatores já discutido, como a internet bombando, o anime dando certo na grade do sbt, ajudou com que a popularidade de naruto na internet tornar-se um fenômeno na era digital, e querendo ou não, dicordando ou não, naruto sim foi um marco na internet e popularizou os animes em geral, se naruto não tivesse lançado nessa época, os animes iriam ganhar esse destaque na internet? Talvez sim, outro anime iria se tornar um marco como naruto e logo iria fazer o anime bombar na internet, mas isso não tira o mérito da série…

            Agora comparando com os outros hits, naruto na era digital em 2007 é idêntico ao sucesso de cavaleiros do zodíaco na tv manchete pelo fato de bater vários recordes de download ilegal(isso pegando da própria matéria).

            mas e aí fera, cadê seus artigos contestando isso, tô esperando fera.

          • dadsad

            Caramba,faz 1 ano que acompanho esse site só pra ver a rixa desse Saint e Rick

            AMO!

            aeueuahhuaeheueaaeaeae

          • SaintARMOR

            “pois eh, tão fraco que há relançamento versão pocket na panini, tem três guias lançados no Brasil, jogo traduzido e tudo mais, nossa como é fraco essa obra, meu Deus, acho que deviam parar de dublar naruto shippuden também, vai ser jogar dinheiro no lixo, porque ninguém conhece esse anime mais…

            Queria saber de onde tira tanta falácia, ou você tem tempo para inventá-las por si só.”

            Pare de desonestidade e de deturpar o sentido.

            Naruto não é uma marca fraca no Brasil, mas é mercadologicamente inferior à outras já citadas, isso é um fato.

            E sobre comparar com Cavaleiros do Zodíaco, sim, os tempos são outros, mas cinema é algo que sempre existiu, e tanto CDZ, quando DBZ, quanto Pokemon, e até YuGiOh e quase YuYu Hakusho, tiveram filmes exibidos nos cinemas em suas respectivas épocas de auge, e com Naruto isso não ocorreu.

            Naruto só deu sorte de ser lançado no início do boom digital no Brasil e nos EUA, mas não é maior no Brasil mercadologicamente falando que outros já citados, isso é um fato.

            E mais uma coisa: download ilegal não conta como sucesso, até porque, quem consumiu Naruto na Internet não foi a massa, mas sim um nicho considerável, mas sim, um nicho.

            Apenas aceite, não há discussão.

          • rick

            Sim, Naruto teve tudo isso. Você fala como se eu dissesse que Naruto foi um fracasso comercial por aqui, quando não foi, mas ta longe de ser algo como Dragon Ball e CDZ

            Naruto de longe é uma modinha sem sentido como você quer dizer e nem um momento eu disse que naruto foi um fracasso comercial, apenas citei exemplos que a marca de naruto tem sim ponto forte por aqui, então vamos as provas oficiais

            lançamento de três data book
            o primeiro filme de naruto e a série clássica saiu pela play arte

            relançamento do mangá pela versão pocket

            jogos do naruto legendado em pt

            tudo isso licenciado e lançado por aqui…

            dublagem de naruto shippuden por aqui.

            e sabe porque eu digo que ele abriu portas para era digital, porque os números dizem isso..

            Se você procurar a palavra chave de naruto nas estatísticas do google, verá que ele está entre os dez primeiros, não é pouca bosta…

            o anime bateu recordes de downloads ilegais na época por exemplo….

            mas isso não significa nada não é mesmo? Diga isso para os executivos da HBO

            https://tecnoblog.net/128022/pirataria-game-of-thrones-elogio/

            “Uma parcela considerável, mas não maioria. Além disso, muitos desses não fazem uso de fantasias oficiais e legalizadas, mas sim feitas com qualquer alfaiate por aí, não alimentando o mercado.”

            e mesmo que a maioria tenha feito os seus cosplayers de naruto por alfaiate qualquer, só mostra que a série é muito conhecida hoje em dia, isso não é demérito algum.

            “Sim, Samurai X teve um dos filmes transmitido por aqui. YuYu Hakusho em 1998 cogitou-se ter um de seus filmes exibidos no cinema.”

            pois eles tiveram méritos para isso não é mesmo, Samurai X só deu certo quando foi passado por cartoon network, aí sim, mas pela globo foi um desastre como seu amado one piece

            trecho do site de noticias omelete
            Samurai X estreou na TV Globo, no programa Angel Mix, em setembro de 1999. Após um lote inicial de 25 episódios, a emissora interrompeu a exibição sem dar satisfação alguma.

            http://omelete.uol.com.br/series-e-tv/samurai-x-a-saga-do-retalhador/#.VFqz28mJ0e0

            nossa, fez um baita sucesso, meu Deus, não sei porque tiraram do ar sem satisfação alguma…

            “Sim, mérito de Naruto, mas não é o suficiente pra botá-lo no mesmo patamar de Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco.”

            Você está deturpando os fatos, em nenhum momento disse que naruto é um sucesso estrondoso do mesmo patamar que dragon ball e cavaleiros do zodiaco pelo simples fatos de que ambos os animes foram lançados em épocas diferentes, ou vai me dizer que 2007 era a mesma época que a década de 1990? Nem o salário mínimo por aqui era o mesmo, nem o estilo de governo era o mesmo, para de deturpar os fatos ao seu favor.

            “Não só Naruto, várias outras produções tiveram isso, nada demais.”

            se a trilha sonora de um anime por aqui não é nada demais só pensar no fato de que existe uma grande maioria que tem preconceito com animes em geral, que acham coisas de crianças, é bem nada demais mesmo um país onde quase não tem espaço para animes na tv aberta ter uma ost de um anime passando em um programa nacional, digno de pena.

            “Um empurrãozinho de mercado, mas muitas dessas negociações já estavam engatadas se você não sabe. Aliás, a Rede TV! já tinha exibido esses animes antes de Naruto ser exibido.”

            mas na época não teve a mesma atenção que naruto passar no SBT, eu queria que full metal alchemist, meu anime favorito fosse tão popular que naruto, mas infelizmente não foi e aceito calado, ultimamente é dificil encontrar algúem para conversar sobre full metal alchemist primeiro porque quase ninguém que acompanha os animes em geral conhece, segundo porque ele terminou já, agora sobre naruto, até um tiozinho na esquina que nunca ouviu falar sobre animes e nem tem ideia se animes vem do japão conhecer naruto.

            e assim eu rebato todos os argumentos por assim dizer, ta aí os links, pesquise mais, aprofunde sobre o assunto, não adianta dizer de maneira superficial isso ou aquilo que não cola, se quiser pode mandar seus links de onde você tirou seus argumentos, desenvolver um argumento sem nenhuma base não cola, para mim é balela.

          • wanderson

            sempre insistindo nessas palavras ” uma moda que passou”
            passou mas ta ainda hoje sendo o manga mais e anime mais visualizado no brasil, mesmo sem ter um anime dublado sendo exibido na tv aberta, igual foi com esses.

          • rick

            Se pirataria não conta como popularidade fale isso para os executivos da HBO, e se acha que estou deturpando fatos já ti mandei o link fera,só da uma olhada.

            E sabe porque todo mundo aqui discorda de ti,porque você não tem fontes, eu só vou crer em seus argumentos apenas vendo.

            Sobre a sorte de ter lançado com o boom da internet não é demérito algum,ele poderia ter lançado e não ter feito sucesso e outro anime teria incentivado tudo isso mas não foi, Naruto pela sua historia e pela época lancada se tornou importante para esse acontecimento e isso é um fato,aceitando ou não e fim de discussão

            E pare de desmerecer a obra alheia, não é só onde piece que não merece ser de merecido.

          • Majima Goro

            umas das coisas que eu vou sentir falta quando Naruto acabar serão essas discussões colossais entre o Saint e o Rick
            :v

          • SaintARMOR

            “Naruto de longe é uma modinha sem sentido como você quer dizer e nem um momento eu disse que naruto foi um fracasso comercial, apenas citei exemplos que a marca de naruto tem sim ponto forte por aqui, então vamos as provas oficiais”

            Tem pontos fortes, mas não foi consolidada entre o público normal como outros foram.

            A maioria desses dados que você postou não provam que Naruto é algo excepcional por aqui. No máximo ele deu sorte de ser lançado junto com a expansão digital no país, e também junto com o crescimento do mercado de mangás, e de games, pois sim, coincidentemente, na mesma época que Naruto virou moda no SBT, esses 3 mercados já mostravam uma expansão gradativa. Naruto só deu um empurrãozinho. Mas isso não o torna produto de massa do mesmo modo que Cavaleiros do Zodíaco é.

            Agora, outra coisa:

            “trecho do site de noticias omelete
            Samurai X estreou na TV Globo, no programa Angel Mix, em setembro de 1999. Após um lote inicial de 25 episódios, a emissora interrompeu a exibição sem dar satisfação alguma.”

            E teve altos índices de audiência com esses 25 episódios, depois, ela comprou e exibiu até o 60, no caso, o final do arco do Shishio. E eu estava vivo e tinha consciência na época, sei do que estou falando. Samurai X fez sucesso tanto na Globo quanto no Cartoon.

            “Você está deturpando os fatos, em nenhum momento disse que naruto é um sucesso estrondoso do mesmo patamar que dragon ball e cavaleiros do zodiaco pelo simples fatos de que ambos os animes foram lançados em épocas diferentes, ou vai me dizer que 2007 era a mesma época que a década de 1990? Nem o salário mínimo por aqui era o mesmo, nem o estilo de governo era o mesmo, para de deturpar os fatos ao seu favor.”

            Você é compara Naruto à esses 2, dizendo que Naruto foi tão importante no Brasil quanto Cavaleiros apenas por “expandir a internet”, quando na verdade não. Não foram feitos os investimentos certos na marca aqui, e ela em parte, perdeu o bonde por aqui.

            “Se pirataria não conta como popularidade fale isso para os executivos da HBO, e se acha que estou deturpando fatos já ti mandei o link fera,só da uma olhada.

            E sabe porque todo mundo aqui discorda de ti,porque você não tem fontes, eu só vou crer em seus argumentos apenas vendo.”

            Os executivos da HBO investem na marca deles regularmente. Coisa que não foi feita no Brasil.

            Pra eles, pirataria é um termômetro. Pra Naruto, bem, o anime acabou se enfraquecendo muito de forma oficial, e só o mangá sobreviveu com gás, mas também se deve ao crescimento que esse mercado teve nos últimos anos.

            “se a trilha sonora de um anime por aqui não é nada demais só pensar no fato de que existe uma grande maioria que tem preconceito com animes em geral, que acham coisas de crianças, é bem nada demais mesmo um país onde quase não tem espaço para animes na tv aberta ter uma ost de um anime passando em um programa nacional, digno de pena.”

            Isso tem haver com um preconceito que vem sendo quebrado há vários anos, e não com Naruto especificamente.

            E não, o tiozão da esquina, no máximo, saberá que Naruto era o desenhinho que passava no SBT há uns anos, mas não terá uma noção maior que isso. Naruto é popular no Brasil hoje entre um nicho, que é até grande, mas não maioria de público, mas o público normal não liga muito mais pra série.

          • wanderson

            me intrometendo de novo:
            claro então vc vê tiozões por ai falando de dragon ball, que el eh o mais fodão mesmo.
            vc acha que não tem popularidade um anime que não foi exibido por completo no brasil, diferente de outros, e que em todos os sites eh sempre o mais visualizado e comentado, (eh so entrar em qualquer site br sobre esses conteudos que da pra notar a diferença)
            e olha que dragon ball eh de um periodo onde os animes tinham mais chance no brasil.

          • SaintARMOR

            Não se vê tiozões cinquentões falando nem de Dragon Ball nem de Naruto. Mas esses já ouviram falar mais de Goku e cia que de Naruto, até pela época em que seus filhos foram crianças.

            Entenda, não importa que Naruto seja “O mais comentado em alguns sites”, geralmente são sites de nicho, um nicho que pode não ser ínfimo, de fato, mas o que determina o sucesso é o público normal + lucros oficiais.

          • wanderson

            sem querer ofender mas, teus argumentos são tão bestas as vezes.
            que publico normal? o da tv aberta na qual naruto n teve a mesma chance que db? o publico normal que assiste desenho? esses sites tem “pouca coisa” ? eh um nicho kkk
            claro que eu estava me referindo a popularidade, mas isso tbm significa sucesso, e vc realmente acha que naruto vende pouco? tem pop+ vendas.

          • Luna

            Concordo David assim com Elvis no Rock Jimmy Hendrix como Guitarrista e a Cantora Coreana BoA Kwon fizeram de tudo para expandir o mercado da música assim como o Michael Jackson e Madonna, e hoje eles são as “Lendas” E o que seria de nós hoje em dia se não fosse eles?. Querendo ou não merecem muito respeito, Sei que como a maioria conheceu CDZ na infância e pra nós aqui é uma lenda, Mas foi com Naruto que eu tbm conheci diversos animes e um pouco mais da cultura Japonesa e hoje eu a respeito muito e quem saiba daqui alguns anos eu possa compartilhar tudo isso com os meus filhos :), Naruto Sempre fará parte da minha vida.

          • SaintARMOR

            O público normal é o público não-otaku. Público esse que em boa parte deu suporte aos últimos filmes de DBZ e CDZ lançados aqui.

            Naruto hoje não alcança muito mais que o nicho Otaku, que apesar de ser um nicho até grande, é um nicho.

            E que bom pra você, Luna.

          • wanderson

            quem assiste cdz eh considerado publico normal? ou n da no mesmo por estar assistindo desenho?
            tenho certeza que o “nicho” de naruto ganha desse “publico normal ” que vc diz, em popularidade em linhas atuais, mas esse nem eh o caso.

          • SaintARMOR

            Uma parcela enorme dos fãs de Cavaleiros entra no público normal sim.

            E mais uma vez: o público de Naruto no Brasil, hoje, é nicho otaku. E esse nicho não é maior nem em número, nem em consumo de produtos(que leia-se, os oficiais).

          • wanderson

            porque eh o publico normal?
            eu n me considero otaku e vejo naruto, sou normal ? rs
            mas serio blz, mas se vc mde der fontes ai, eu paro por aqui.

          • SaintARMOR

            Você frequenta eventos de anime, e/ou assiste animes com regularidade?

            Porque se for, então você não é parte do público normal.

          • wanderson

            nem frequento evento, nem assisto anime com regularidade.
            anime completo foram poucos que eu tive paciência pra ver(ate naruto eu pulei uns fillers)
            mangá vi uns mas gostei mais de naruto so,

        • Majima Goro

          Eh… Então Saint… Aposto que muita gente começou a conhecer melhor os animes a partir de Naruto, bem, pelo menos pela a maioria que eu conheço foi assim.
          E não conheço nenhum outro anime NO SECULO XXI que tão foi “fenômeno” quanto Naruto fazendo pessoas que nem tinham interesse em anime terem baixado em seus PCs.
          Creio que Naruto aqui no Brasil FOI QUASE um One Piece no Japão.

          • pessoa.com

            É verdade. Querendo ou não, Naruto foi e ainda é um grande anime que marcou uma geração. E isso não é minha opinião, é praticamente um fato.

        • DD

          SaintARMOR morreu e se tornou um anjo , e no céu ele encontrou o grandíssimo navegador Vasco da Gama, que é responsável pelo descobrimento do caminho marítimo para a Índias , e não suportando o navegador falando para os outros anjos suas aventuras pelos mares , diz em bom som para que todos os outros escutem ” TSC , Vasco da Gama , se não fosse você,seria qualquer outro navegador ”… e Vasco da Gama responde ” MAS não foi outro , fui eu ” … e acaba aí minha pequena história . Foi Naruto sim que tomou a dianteira para popularizar os animes na era digital , era o mais popular, era o mais pirateado , antes mesmo de estrear no Cartoon já tinha sites com bastante público em busca das aventuras do Ninja louro , isso é uma realidade que ninguém nega a não ser um ou dois gatos pingados , poderia ter sido Bleach ??? One Piece ?? Hunter x Hunter ??? poderia …. mas não foi , e sim Naruto …acabou

          • DD

            Aliás, só por curiosidade .. isso tudo me lembrou o ” Ovo de Colombo ” … pra quem não sabe do que se trata por favor pesquisem , é muito legal essa história !! deveria ter feito exemplo com Colombo em vez do Vasco da Gama mas dá no mesmo

          • SaintARMOR

            Olha, que poderia ser outro navegador mesmo. Mas seria mais tarde.

            Em todo caso, não é uma comparação muito adequada. Mais do que Naruto, o crescimento da Internet era algo que iria propiciar isso cedo ou tarde, com ou sem Naruto ou com ou sem outro anime.

          • João Alexandre

            Isso é interessante. Qualquer pessoa poderia ter feito qualquer uma das grandes coisas já feitas no mundo, mas isso não diminui a honra dos que as fizeram, porque quem fez foram eles, simples assim.
            Se não fosse Naruto, não consigo imaginar um outro que estando em expansão na mesma época conseguiria fazer, já que nenhum conseguiu mesmo.

            Boa colocação, DD.

          • rick

            Em todo caso, não é uma comparação muito adequada. Mais do que Naruto, o crescimento da Internet era algo que iria propiciar isso cedo ou tarde, com ou sem Naruto ou com ou sem outro anime.

            não estamos falando que naruto fez a internet crescer, aí nesse quesito eu concordo contigo, a internet iria estourar mais cedo ou mais tarde..

            Estamos falando como naruto abriu as portas para que as pessoas procurassem outros animes, ele trouxe popularidade para os animes na internet, é isso que estamos discutindo aqui, você só está deturpando o que as pessoas de bem estão dizendo aqui.

            Entenda, poderia ser one piece, bleach, o que for, poderia ser até mesmo yu gi oh que incentivasse as pessoas a procurassem episódios na internet e conhecesse outros animes, mas foi naruto e isso não tira o mérito dele…

            Como Lost popularizou a discussão na internet sobre suas séries favoritas, poderia ser outra série de Tv bombando ao invés de Lost, mas isso não tira os méritos de que graças a ela, abriu espaços para as fóruns para discutir teorias sobre as séries em geral….

            Tem razão, qualquer um poderia ser o primeiro, mas isso não tira o mérito…

          • SaintARMOR

            O ponto no caso dos animes na Internet brasileira não é o anime envolvido, mas também outros fatores, que ajudaram até mais a desenvolver esse mercado e trazer Crunchyrolls, Daisukes e Netflix’s pra cá.

            Naruto deu um empurrãozinho, que adiantou as coisas. Mas algo parecido já iria ocorrer, sem Naruto talvez 1 ou 2 anos mais tarde, mas iria ocorrer.

            Não dá pra comparar com Michael Jackson e o Pop nas mesmas proporções.

            Agora, vejamos:

            “Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital”

            No Brasil, sim. Nos EUA, também. Mas não muda o fato de que aqui, foi uma marca sem os investimentos corretos, o que acabou fazendo com a mesma não se consolidasse como poderia.

            Naruto no Brasil ainda é tão grande quanto um YuYu Hakusho da vida(que sim, foi uma grande moda em 1997-1999), em termos de sucesso e mercado, não como Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco. Só que coincidiu com a Internet, coisa que nenhuma dessas outras séries teve o prazer de conseguir, por conta do tempo em que foram lançadas.

          • rick

            naruto teve a sorte de passar na tv brasileira quando a internet estava bombando e isso é um fato incontestável, e dessa forma, naruto sim abriu portas para que as pessoas procurassem animes pela internet, é só ver as estatísticas de busca no google, onde o nome naruto está entre quinto ou sexto lugar, e quinto ou sexto lugar de palavra chave no google é muita coisa…

            Poderia ser outro anime no lugar do naruto a fazer isso, poderia, mas não foi, naruto abriu as portas e foi um dos primeiros a abocanhar popularidade em plena era digital, isso é um fato, tem artigos e estatísticas que provam isso, mas se quiser nadar no mar da ignorância, fica a vontade cara.

          • rick

            o máximo que você está fazendo é desmerecer a obra de naruto, você não reclama de gente que desmerece one piece, porque está fazendo o mesmo que naruto?

            Ou só você pode desmerecer

            e nem vem dizer que tem que refutar argumentos, esfreguei inúmeros artigos na sua cara, e muitos deles em sites por assim dizer de respeito, essas revistas que mostrei pode estar uma bosta hoje, não sei, mas no passado eles eram revistas de respeito, então não venha com mimimi que não vale pois pra você só não vale quando lhe convém…

          • SaintARMOR

            Naruto só deu um empurrãozinho de mercado, e deu sorte de ser lançado na era que foi.

            Mas sim, CDZ e Dragon Ball são muito maiores por aqui nesse sentido, eu já argumentei no post anterior, não há necessidade de discutir isso. Já é um ponto mais que refutado.

            E download ilegal não abastece o mercado.

          • rick

            Bate na mesma tecla quando não tem o que falar,em nenhum momento disse que download ilegal abastece o mercado e sim que isso mostra a popularidade de naruto, os tempos são outros,se antes era necessário comprar legalmente hoje você tem tudo disponível gratuitamente na internet e ignorar os números da internet só mostra a ignorância de gente que acha que vivemos na década de 1990.

          • rick

            Se nem mesmo boa parte das empresas ignoram esses números de pirataria(como HBO, AMC entre outros) ignoram você ignorar não quer dizer absolutamente nada

          • SaintARMOR

            Já comentei sobre os downloads ilegais acima.

            Os executivos da HBO souberam investir e usar isso como termômetro, mas o mesmo não foi feito com o anime de Naruto por aqui, não mesmo. O anime perdeu o bonde andando, e só o mangá sobreviveu, e ainda com outros fatores ajudando(como a expansão do mercado de mangás no país, que se deu também graças à inclusão digital).

          • rick

            saint ARmor

            ai ai, se aprofunde mais, pesquise mais, porque não acho absolutamente nada do que você está comentando, não passa de invenção, balela, se para você download ilegal não conta como popularidade, pessoas inteligentes contam, não é a toa que a HBO usa isso como um termômetro por exemplo, porque sabem a força da internet, sabem que isso faz diferença sim, mas você não enxerga porque não lhe convém, o mínimo que vejo é você desmerecer a obra em um artigo que deveria ser uma homenagem para um mangá que abriu portas para os animes na internet, até mesmo o artigo que obviamente você não leu, se não, não falaria tanta asneira, confirma isso…

            e ainda quer que os outros respeitam one piece se nem você mostra um exemplo, é uma piada mesmo.

          • SaintARMOR

            Não adianta, uma série ter um monte de downloads ilegais, se não há uma empresa por trás investindo decentemente, e transformando essa popularidade em sucesso de verdade, ou seja, lucro oficial.

            Com Naruto foi assim, as empresas responsáveis não investiram como deveriam. O anime estourou no SBT em 2007, e poderia ter continuado daquele jeito, mas graças aos responsáveis, a série até continuou por aqui, mas de um jeito mais esfriado.

            Já a HBO, ela usa isso como termômetro, e investe, fazendo o sucesso real e palpável acontecer.

        • rick

          como DD e David disseram, poderia ser qualquer um, mas foi naruto, e isso não tira o mérito dele, naruto abriu portas para era digital, poderia ser um one piece, um bleach, mas foi naruto, acabou a discussão por aqui.

        • rick

          parece que você não leu a matéria em si, mas vou deixar um trecho dela para mostrar o que eu acabei de falar nos comentários que você respondeu

          Além de tudo isso, Naruto deixará saudades por que poucas vezes um título conseguiu unir tantas pessoas em torno de si. Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital (acumulando recordes e mais recordes de downloads ilegais). Raros são os animes que conseguiram render discussões acaloradas e sacrifícios para acompanhar de alguma forma. Quantos converteram tantos fãs e inúmeros depreciadores?

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          Ele foi o primeiro a abocanhar tanta popularidade em plena era digital

          então neh cara, a própria matéria em si já resume o que veio dizendo, poderia ser outro anime? Poderia, mas foi naruto, aceite isso meu amigo

          • Zeus

            Cara, vocês dois são muito engraçados. Todas tretas envolvendo One Piece ou Naruto, são entre vocês dois. Já pensaram em formar uma dupla sertaneja?

          • rick

            Zeus

            isso que eu nem o invoquei ‘-‘

        • Aron

          Esse SaintARMOR é um hater chato para caramba não respeita os outros….. e ele acha que soh o argumento dele que conta….. se acha o perito em animes….. da ateh pena de ler esses comentários dele…… n so fã de naruto…. mas fico pe da vida de gente que desmerece um obra que muita gente gosta se liga cara….

          • SaintARMOR

            Não desmereci Naruto. Apenas fui realista quanto ao sucesso da obra no país.

            Faça aulas de português, e de interpretação de textos, obrigado.

          • wanderson

            não vc n foi realista, seria realista se admitisse que naruto foi um sucesso tão grande quanto dragon ball no brasil

          • SaintARMOR

            Mas não foi. Essa é a realidade. Ponto e pronto.

          • wanderson

            claro que não ne, vc so considera a tv aberta como sinal de sucesso, e esquece que o que reina eh a internet.

          • SaintARMOR

            A internet não reina ainda. No Brasil, a televisão ainda é o meio de comunicação mais abrangente, mesmo que a Internet tenha ganhado espaço nos últimos anos, e que futuramente vá superar a televisão, mas veja bem, só futuramente.

          • wanderson

            a internet ja esta num patamar autissimo, vc tem que reconhecer isso, n generalizando mas a grande maioria da população ja tem acesso a mesma ha anos.
            mesmo que naruto n tenha passado na tv aberta por completo, continua sendo um “sucesso”(entre aspas ja que sucesso eh diferente de popularidade nesta discussão)
            mas eu nem me refiro so ao brasil, pois naruto continua sendo (um/o/uns) mais visualizado inclusive no oriente, onde muitos afirmam que não faz o mesmo sucesso quanto aqui.
            a tv aberta nem da mais chance pra animes, ou seja a internet conta e muito.

          • SaintARMOR

            Hoje, ela está num patamar bem alto, e a passos largos de alcançar a TV, mas ainda não é mais abrangente que ela.

            E em 2007, 2008, 2009, quando Naruto começou a ter downloads ilegais em maior número por aqui, era muito menos.

    • Ramon de Almeida

      Anime na minha vida veio com a antiga rede Manchete , e Naruto apareceu para mim em 2002 , quando eu fui num evente de anime e passou a Luta dos 3 Sannins daí eu achei interessante e fui atrás de mas episodios com uma amigo meu de escola que tinha os Dvd’s piratão então comecei a ver e fui atrás de mais episodios Bitch Please!!!

      • Bianca

        Anime em si, no meu caso, também foi com os bons e velhos clássicos ^^. Mas o que me trouxe até os animes na internet foi Naruto, apesar do fato de que eu já tinha visto outros pela tv. Como disse no meu primeiro comentário, Naruto não foi o primeiro anime que pude acompanhar, mas foi o primeiro que vi em japonês e por ter gostado tanto acabei descobrindo outros.
        Fui procurar por Shaman King, porque já era um conhecido, e nem sabia que poderia encontrar tanta coisa sem antes ver na tv…era criança ainda começando com a internet kkkkkkkkkkkkkkkkk XD.

    • Matheussylva

      Seu comentário é o reflexo do que tambem Naruto significa pra mim antes de Naruto pra falar verdade só conhecia e me interessava pelos os animes q passavam na TV aberta como DBZ,CDZ etc Naruto foi o grande impulso pra mim aroveitar mais do anime dentro da sua cultura japonesa

  • ultron

    será que vai realmente??na boa pra mim vem uma nova fase o kishimoto é muito enrolado.foi uma obra que marcou por anos mesmo com os tediosos fillers é respeitável.

    • rick

      ultron, você por aqui, você não deveria estar se preparando para enfrentar os vingadores ano que vem? :D

    • bom negocio

      Veja pessoal ultron veio aqui pra nos matar !

    • Hulk

      Ultron se prepare para ser esmagado ano que vem.

  • Vitor Santos

    Uma pequena correção, o filho do Asuma já nasceu. Ep:274

    • João Alexandre

      Tem razão, no mangá ele aparece (em um pequeno quadro) no capítulo 533. Tão escondido que eu nem lembrava, rs. Valeu.

  • evil

    Aff vei. gostei do texto li tudo mas, com esse título Naruto: fim de uma era, começo de um legado tava pensando que no final ia ta falando algo sobre uma nova saga ou sei la quem sabe algum dia lança pelomenos um filme que o kakashi ta mais velho e o naruto vire o hokage desdo início pensando o naruto vai ser hokage

    • Kanário

      Isto é uma matéria especial, não uma notícia. “Legado” meio que significa herança, ou algo especial deixado por alguém.

  • Kanário

    Um dos maiores títulos de todos os tempos ! Digno de respeito. Amo muito.

  • Spike-Kun

    Vai tarde, naruto foi bom, mais com tanto filler que teve, deixo a série um pouco a desejar, espero que algum dia, eles fazem um remake como por Ex:: Naruto Kai rsrsrs , e que fazem a arisca fiel ao mangá.

    • wanderson

      se vc não leu, eu recomendo e muito a vc ler o mangá. eu acho melhor.

    • CARLOS

      Jovem, pra vc assistir naruto kai , basta vc assistir o anime pulando os filleres !
      alem do mais a historia naruto , foi feita em manga e adaptada em anime !

  • Majima Goro

    Otimo texto. Deixei de acompanhar Naruto faz um tempo mas nunca esquecerei que essa foi a serie que me impulsionou a ler mangás e assistir animes.
    Sentirei falta.
    Dattebayo! o/

  • Michael Kyle

    Olha, confesso que já gostei muito de Naruto, hoje leio quase que por obrigação, talvez em respeito ao sentimento que já tive pela obra. E porque bom ou ruim eu quero ver o desfecho de tudo isso.

    Apesar dos (muitos) pesares, é uma série que será lembrada.

    E será que viverei o bastante para ler um texto sobre o final de One Piece? Espero que sim, rs.

    • Leonardo Felipe

      Michael, faço de suas palavras as minhas kk

    • Heverton

      Eu sei muito bem o que você quer expressa jovem, é quase a mesma coisa comigo referente a CDZ.

      Eu respeito e muito os guerreiros de Athena pela grande importância que tiveram na TV brasileira e em particular na minha vida, onde fez florecer meu interesse em animes… mas avaliando profundamente, sei muito bem, que nunca será uma obra de qualidade.

    • Matheussylva

      tirou o comentário da minha mente

  • Elvys

    Rock Lee vs Gaara , melhor luta

  • kaua

    um dos melhores animes ,agora que naruto acabou o grande one piece vai crescer globalmente

    • CARLOS

      Manga epico , anime deixa a desejar !

  • Gabriel Arruda

    Aqui no Ceará o mangá chega no fim em Julho do ano que vem no SANA 15.

  • Hyogamanthys

    Penso igual, acho que desde o começo já tava tudo planejado, Obito, Guerra, Rikudou. É só analisar bem a série.
    Exemplo, o Kakashi aparece desde o começo e tem o Sharingan, e só os Uchihas tem, então quer dizer que o Masashi já tinha planejado o Obito. E inclusive o Obito apareceu em um porta retrato na pagina de abertura do capitulo “Quem é você?”, que é o capitulo que o Naruto quebra a mascara do Haku, exatamente como fez com a mascara do Obito, também falando a mesma frase: “Quem é você?”.

    • SaintARMOR

      Ele planejou sim uma boa parte dos conceitos, mas a aplicação é que não foi lá essas coisas em alguns deles.

  • Montrax

    Excelente resenha, resumiu muito bem como foi acompanhar Naruto todos esses anos. É triste ver o final, mas sabíamos que cedo ou tarde isso aconteceria.
    Naruto vai deixar saudades.

  • Gabriel

    Vai ter nova saga sim! O Kishimoto já disse: NARUTO SÓ ACABA QUANDO O MESMO VIRAR HOKAGE! Então, nem vem que não tem, é nova saga porr@ \o/

    • Marina

      Pode chorar que não tem.

  • Shisui

    Odiado por muitos e amado por muitos . Naruto foi o primeiro anime que comecei a assistir no pc e graças a ele , comecei a conhecer outros grandes títulos animados da cultura japonesa , vai deixar muita saudade , não sou pra mim mas para vários fãs que acompanharam até agora , teve seus bons momentos e seus momentos falhos , teve os mementos de rir e de chorar , realmente é uma obra inesquecível .

  • Leonardo Felipe

    Texto honrável, de uma série honrável. Naruto deixará muitas saudades. T_T

  • Chinpo

    Sim, vai muitas saudades, foi o primeiro anime que acompanhei na net e acompanho até hj. Parabéns pelo ótimo texto, e que continue fazendo esse excelente trabalho para outros animes. E nada de discussão sobre One Piece, pq hj é dia de Naruto!!!

  • Cyrus

    Perfeito o texto. Lembro como se fosse ontem o primeiro dia que assisti Naruto, e de como foi… eu diria mágico o jeito como me encantou. Claro que sou fã de vários outros animes que mesmo tendo acabado sinto muita falta e admiração, mas mesmo os melhores animes, os mais populares também, nenhum conseguiu me ganhar por completo em um único episódio em quanto que Naruto eu diria que me ganhou num único minuto hahah. A vontade de assistir Naruto era tanta que não pude esperar a dublagem (ainda bem) comecei a ver legendado, foi a primeira coisa que passei a acompanhar legendado e agora só vejo séries e animes legendados.

    Acho que a coisa que mais me encanta em Naruto é o quão humano são os personagens, de um jeito que conseguiram transmitir, pelo menos pra mim, todo o tipo de sentimento e emoção… Bom, poderia falar muita coisa, mas o texto já é o suficiente.

    Como sei que provavelmente pode haver haters atacando, quero dizer que isso é uma opinião minha, sei que ninguém é obrigado a concordar… enfim, fico grato pela oportunidade de poder crescer e me inspirar nesses personagens que jamais irei esquecer…!!!

  • Ikizer Donno

    O ano era 2003,quando um fansubber me avisou sobre um anime que era melhor que DBZ, realmente quando consegui assistir foi literalmente um soco no estomago,narrativa e historia superior a qualquer serie do gênero até hoje nada chegou nem perto (shonen),até chegar a fase shippuden,que o deixou mais serio e sombrio, que fez criar um abismo de qualidade com os seus concorrentes.

    Mas nem tudo é perfeito,o final dessa saga (shippuden) o arco da guerra,chega a ser bem ruim,é por isso que gostei quando foi anunciado o seu fim,para não estragar ainda mais o legado desse anime.

    • SaintARMOR

      “quando consegui assistir foi literalmente um soco no estomago,narrativa e historia superior a qualquer serie do gênero até hoje nada chegou nem perto (shonen),até chegar a fase shippuden,que o deixou mais serio e sombrio, que fez criar um abismo de qualidade com os seus concorrentes….”

      Você conhece uma quantidade bem pequena de shonen, fi.

      • Ikizer Donno

        Essa outra quantidade imensa de shonen que você supostamente conhece,NUNCA chegou nem perto da fama sucesso e lucros do anime e mangá Naruto,então,diz outra oteba!

        • :/

          E Fullmetal Alchemist e HxH??? MUITO SUPERIORES a Naruto. Nas vendas One Piece supera e muito.

          • wanderson

            percebam que não adianta discutir gosto, ele acha melhor(assim como eu) então nem tem argumentos pra rebater um gosto pessoal

        • SaintARMOR

          FMA e HxH são séries bem melhores em roteiro, apesar de não terem lucrado tanto.

          One Piece no mundo, é mais lucrativo que Naruto, além de ter um enredo melhor.

          Dragon Ball vendeu mais mundialmente.

          Samurai X/Rurouni Kenshin é melhor que Naruto, e vendeu muito bem. YuYu Hakusho idem.

          E em termos de roteiro, há outros shonen melhores, apesar de não tão populares.

          • Ikizer Donno

            Cada um leva em consideração algo,alguns os números de vendas,o que não esta errado,mas outros com eu,considero mais uma coisa, A POPULARIDADE.

            Contarei algo que percebi,nesses últimos 10 anos na internet.

            Navego bastante por sites estrangeiros,e o que mais vejo como avatar de pessoas comentando,são os personagens do anime Naruto,mesmo que o blog ou site não tenha nada relacionado a animes ou coisas do gênero.

            Jogos de PC,a uma verdadeira enxurrada de sites sobre modificações e conversões totais,no caso GTA SA,onde pode-se transporta tudo do universo Naruto para ele. Claro que existem mods para tudo que é tipo de game para pc,mas com essa quantidade e variedade ainda não vi; Como a grande maioria está na Ásia,onde supostamente One Piece deveria ter mais popularidade,mas não,é Naruto quem domina,pois ainda não encontrei nada de FMA (nice),Rurouni Kenshin ou YuYu..,até encontrei de OP,mas não passava dos modelos 3D dos Luffy,e da Hatsune Miku,que no caso tinha bem mais mods que One Piece.

          • SaintARMOR

            Muita dessa “popularidade” é pirateada e não, não conta como sucesso.

            E muitos desses serviços de conversão de jogos de PC(que ainda por cima são pirateados) são feitos visando o ocidente, e mais explicitamente os EUA, onde Naruto é mais que One Piece, mesmo que sejam serviços feitos na Ásia, e sim, One Piece ainda é, de forma geral, mundialmente mais famoso. Já que você insiste em falar do mesmo.

            Por fim, não confunda qualidade de roteiro com popularidade, afinal, você começou falando que Naruto era uma série de mais qualidade que qualquer outro shonen(leia-se que qualidade = roteiro, desenvolvimento e etc bons).

          • rick

            Muita dessa “popularidade” é pirateada e não, não conta como sucesso.

            fala isso para os executivos para HBO, saber que suas séries é mais pirateadas quer dizer que mais gente conhece seus produtos, logo mais gente irão assinar a HBO, não é a toa que liberar o sinal para quando estrear uma série de sucesso deu dão certo.

            e naruto sim tem um roteiro excelente, é o roteiro mais coeso que eu já vi, mas como para você, roteiro excelente tem que ser a copia exata de one piece não conta né.

          • wanderson

            como assim não conta como sucesso? por que?
            quer dizer que milhares de pessoas que veem no pirata não contam na hora de dizer o sucesso da obra?
            por fim não conte que so por que vc não considera o melhor roteiro, que os outros tbm tem que pensar o mesmo.

          • Thiago

            Rick perdeu toda a moral da discussão quando disse que Naruto tem um excelente roteiro… Naruto possui um bom roteiro e só (digo o msm para OP). Não quero perder o meu tempo explicando como é o roteiro de Naruto pq todo mundo já sabe como é. Mas está longe de ser excelente!

            Melhores Shounens de todos os tempos: Gurren Lagann e Fullmetal Alchemist (só coloquei os que vieram na cabeça, HxH nem tanto).

          • SaintARMOR

            “fala isso para os executivos para HBO, saber que suas séries é mais pirateadas quer dizer que mais gente conhece seus produtos, logo mais gente irão assinar a HBO, não é a toa que liberar o sinal para quando estrear uma série de sucesso deu dão certo.

            e naruto sim tem um roteiro excelente, é o roteiro mais coeso que eu já vi, mas como para você, roteiro excelente tem que ser a copia exata de one piece não conta né.”

            Já comentei sobre a pirataria lá em cima.

            E não hahahaha, o Kishimoto se perdeu várias vezes no meio do caminho. A qualidade do roteiro de Naruto é bem irregular e a série é no máximo, boa, mas inferior à Fullmetal Alchemist, One Piece, HxH, Jojo’s Bizarre Adventures, e outros shonen.

            “Rick perdeu toda a moral da discussão quando disse que Naruto tem um excelente roteiro… Naruto possui um bom roteiro e só (digo o msm para OP). Não quero perder o meu tempo explicando como é o roteiro de Naruto pq todo mundo já sabe como é. Mas está longe de ser excelente!

            Melhores Shounens de todos os tempos: Gurren Lagann e Fullmetal Alchemist (só coloquei os que vieram na cabeça, HxH nem tanto).”

            One Piece é melhor que Naruto, e pros padrões da Jump, é sim excelente.

            Além disso, Gurren Lagann é bom, mas é xérox de Getter Robo, esse sim, um clássico espetacular.

          • rick

            Thiago

            desculpa amigo, mas não estou comentando para disputar a sua moral, aceitando ou não o enredo de naruto é excelente e ponto…

            ah mas tem hunter hunter full metal alchemist..

            e daí, ter um enredo excelente não quer dizer que naruto é melhor que esses dois, parece que para você, elogiar um roteiro é o mesmo que dizer que todos os roteiros do universo é inferior a ele.

          • rick

            One Piece é melhor que Naruto, e pros padrões da Jump, é sim excelente.

            dane-se se um é melhor que o outro, naruto ter um excelente roteiro não é sinônimo de ser o melhor do universo, não culpe sua incapacidade de analisar um roteiro com uma boa história que foi naruto.

          • SaintARMOR

            O enredo de Naruto não é excelente, ponto. Tendo em vista, uma revista com séries como Hunter e One Piece, nem pros padrões da Jump Naruto é excelente.

            “dane-se se um é melhor que o outro, naruto ter um excelente roteiro não é sinônimo de ser o melhor do universo, não culpe sua incapacidade de analisar um roteiro com uma boa história que foi naruto.”

            Naruto foi uma boa história, não uma excelente história.

            E eu não falei nada de “melhor do universo”.

            E bem, você não é adequado pra falar que outras pessoas são “incapazes” de algo.

  • Heverton

    Com toda a certeza o mangá mais procurado e lido pelo público brasileiro na internet. Já li Naruto, mas infelizmente a série perdeu o encanto e o bom desenvolvimento…

    Sem falar que é o terceiro maior anime em popularidade (de forma contínua) que já passou por terras tupiniquins… só perde mesmo para DBZ (sempre imbatível) e CDZ (maior arco dos animes na televisão brasileira).

    • SaintARMOR

      Pokemon é mais popular por aqui do que Naruto.

      No Brasil, Naruto fica num patamar semelhante à YuYu Hakusho e Samurai X, mas ainda distante de Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco, que se firmaram muito mais entre o público normal.

      • wanderson

        só pra lembrar que pokemon é a franquia japonesa mais famosa e popular do mundo, dessa forma nem vale comparar com dragon ball(um anime que foi exibido por completo no brasil) com naruto que mal passou da primeira fase.

        • wanderson

          e mais popular i lido deve ser naruto mesmo, atualmente.

      • rick

        pokemon é kodomo não shonen, por isso não entrou na lista

  • MEte o Pau

    QUero o ver o pau comer com os narutades a modinha de Naruto vish a bosta que virou Naruto no arco Shipppuuden

  • dadsad

    Naruto marcou muito,é um mangá que divide muitas opiniões uns acham horrível outros acham foda.

  • DD

    Para deixar aqui a minha homenagem a Naruto , vou citar uma pequena passagem de Sandman , onde Neil Gaiman se despede de sua obra ” Então, lutando para continuar dormindo, desejando que o sonho durasse para sempre, certo de que uma vez que acabasse, jamais voltaria………..você desperta”.

  • SaintARMOR

    É uma série que altos e baixos, e se desgastou bastante. Mas mesmo com todos os (vários) pesares, sim, teve seus méritos e marcou época.

    • rick

      do jeito que você desmerece a obra para mim o que você acabou de dizer é apenas puro sarcasmo.

      • SaintARMOR

        Não desmereço a obra. Sou realista quanto à mesma, só isso.

        Mas isso não quer dizer que eu não goste de Naruto, ou que ele não tenha me trazido bons momentos.

        • rick

          prove que naruto foi esquecido no Brasil então, eu não acredito em ti, simples.

          • SaintARMOR

            Naruto não foi completamente esquecido, mas a popularidade do mesmo se diluiu.

            Quem se lembra dele hoje é apenas um nicho, um nicho que compra mangás e vai em eventos de animes.

            Uma parte considerável do público normal, que deve ser levada bem em conta, incluindo muitas dos que na época da moda eram crianças sequer ligam pra série hoje.

            E isso é culpa dos próprios investimentos errados feitos em cima da série, como demorar 2 anos pra dublar o 2º lote de episódios novos do anime, lá em 2007/2009.

  • Cauã Florestan

    Naruto-Ruto BYE BYE

  • wanderson

    comecei a ver naruto pelo sbt, e não tenho vergonha disso, e sou grato pelo mesmo.
    eu sou capaz de escrever um livro so pra descrever o quanto gosto de naruto, toda sua historia e suas lições(que servem pra vida, grande parte)
    cada vez que leio um trecho do manga pra relembrar algo, sinto uma enorme vontade de acompanhar de novo e de novo.
    Ja tentei ler varias series, mas nunca consegui sentir a mesma sensação que tenho quando leio/ assisto naruto.(varias mesmo) personagens incriveis(cada um deles), lutas fantasísticas, e um bom enredo(sim o final teve uma queda, mas interpretar bem nem eh tanto assim).
    os números todo mundo sabe afinal, umas das series mais vistas do mundo(mangá e anime), por muito tempo no topo dos mais vendidos(apesar de não ter caido tanto), a serie mais famosa no brasil, atualmente(e uma dublagem do shippuden pode aumentar mais ainda), fora que em popularidade não chega a perder nem pra one piece, ou dragon ball.(pode ter treta mas eh a verdade), e como foi dito a mais pirateada.
    enfim, diferente de muitos, foram poucos os momentos em que naruto me decepcionou ou me deixou intediado.
    datebayo

    • SaintARMOR

      “popularidade não chega a perder nem pra one piece, ou dragon ball.(pode ter treta mas eh a verdade), e como foi dito a mais pirateada.”

      Naruto é mais popular que One Piece no Brasil, mas não mais popular que Dragon Ball, nem de longe e isso já foi discutido.

      Não adianta nada ter otakinhos fazendo downloads ilegais aos montes se não há alguém investindo na hora certa e movimentando corretamente o mercado. Só o fato de dublarem o Shippuden apenas agora, ao invés de o terem dublado em 2012(a 1ª fase acabou em 2011 por aqui)já mostra que não houve investimento correto.

      E atualmente, os animes mais famosos do país são justamente Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, aqueles que já são os mais famosos há mais de 15 anos, o que mostra o quanto nosso mercado de animes hoje é definhado em comparação há alguns anos atrás.

      • wanderson

        so me prove que eles são os mais famosos atualmente.
        vc esqueceu tbm de como as emissoras de tv esqueceram os animes de uma forma geral, n so naruto, diferente da epoca em que passavam varios animes na mesma.

        • wanderson

          vc diz que n adianta ter milhões de otakinhos fazendo downloads ilegais. mas o que eh popularidade pra vc? quando todo mundo compra os produtos do mesmo,?
          qual o conceito de “popularidade”,

        • SaintARMOR

          Bem, os 2 tiveram seus filmes recentes, exibidos nos cinemas nacionais recentemente. Quer prova maior que isso? HUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHUA

          Pronto.

          “O fato de outras empresas utilizarem esses downloads ilegais como popularidade mostra que eles não são burros como você, mostra que há interesse em seus produtos e por isso que um ótimo marketing em cima disso sempre funciona…”

          É rick, empresas essas, que tiveram iniciativas melhores que a Viz Media e a Creative Licensing, que cuidaram de Naruto por aqui.

          • wanderson

            boa,
            mas ainda pergunto o que eh popularidade então, ja que n respondeu.
            dois animes da época de ouro em termos de exibição de animes no brasil, e que foram (talvez) exibidos por completo no brasil, contra um que foi exibido somente uma fase,
            duração na exibição eh um fator muito importante sabia?
            ou vc acha que se one piece tivesse mais episodios exibidos, não teria popularidade?

          • SaintARMOR

            Popularidade é quando algo é conhecido, falado e consumido(no caso de séries de TV, quadrinhos e etc).

            Um conjunto das 3 coisas.

            E é justamente por ter tido apenas a primeira fase exibida, é que tem menos popularidade por aqui, a comparação é muito lógica. Não se usa proporção nesse caso.

            O rick gostava de colocar Naruto no SBT como um “3º Boom anime” no Brasil, quando foi um estalo e olhe lá. O 3º boom anime no Brasil não existiu.

            E se One Piece tivesse mais episódios exibidos…sim, seria mais popular por aqui, mas não teve.

          • wanderson

            mas vc não pode chama-lo de “um simples estalinho” , ja que sim, naruto motivou muitas pessoas a acompanharem outras series(n da pra discutir isso pq eh verdade)
            naruto esta num patamar de popularidade maior que os outros dois exemplos atualmente(bem obvio ja que eh o unico que estava ativo)
            conhecido=ok, ja que ate os tiozões ja ouviram falar, na verdade muita gente conhece e acompanha.
            falado=ok, ja que estamos aqui discutindo naruto, eu n vejo nenhum outro mangá ser tão comentado como naruto no brasil.
            consumido= ok, mangás vendem e muito, so que sem um anime na tv fica mais dificil apesar de ser bem consumido.
            o que eu falo eh que tem muita popularidade pra um anime que foi exibido so a primeira parte, e que n foi exibido na era de ouro de exibições de animes, nem num canal de audiencia topada(apesar que na época aquele programa devia dar mais audiencia que agora, obviamente)

          • SaintARMOR

            Estalo a nível de mercado.

            Longe de ser um 3º boom anime, como alguns aqui já denominaram o sucesso que Naruto teve no SBT.

          • wanderson

            estalo a nivel de uma força que impulsionou um um big bang, ja que levou a tatan gente a acompanhar outras series

          • SaintARMOR

            Não e não.

            Como já disse, já iria acontecer. A internet iria se popularizar de qualquer jeito e os animes por ela idem. Naruto foi só um empurrãozinho de mercado, e não um big bang.

          • wanderson

            eu não disse que a serie que foi, e sim foi uma força
            vc tem que adimitir que muita gente(muita gente mesmo) so conhece o mundo e animes por causa de naruto(tipo eu que n vejo muita coisa mas sei como funciona)
            mesmo no brasil, não eh pouca gente que assiste e consome isso, e muita gente mesmo. E naruto impulsionou grande parte a ver isso.
            e eu nem falei que a internet n iria se popularizar sem naruto, mas poderia ser diferente
            tipo as pessoas poderiam estar lendo hqs americanas online, ou vendo turma da monica ou seila.

          • SaintARMOR

            Uma força, mas não:

            “estalo a nivel de uma força que impulsionou um um big bang”

            Naruto foi muito menor que isso.

          • wanderson

            no texto original eu diria um mini-bigbang
            mas realmente um big bang eh enorme demais, nem os da época de ouro fizeram isso, mas foi uma força que impulsionou muita coisa(muita) foi.
            tem muita gente dando testemunho de como começou a ver animes por causa de naruto por ai se vc explorar vai ver.
            o que incomoda eh as pessoas diminuírem tanto a sua imporatancia.

          • SaintARMOR

            Quando Naruto tiver um filme no cinema, ou outro investimento semelhante a nível de importância, ele será mercadologicamente importante(se até YuGiOh teve) desse jeito que vocês estão querendo que seja. Do contrário, não mesmo.

            Impulsionar uma quantidade de otakinhos à ver anime na Internet sem consumir oficialmente não é importante, não é, e ponto. Pare de chiar, e vá estudar, pois pela sua possível idade, é o que você deve fazer.

          • wanderson

            nenhum anime tem espaço na tv aberta hoje em dia, ou você conhece algum?
            como vai passar no cinema se nem ao menos foi exibido a metade?
            pelo que eu sei essas suas series maravilhosas é que foram exibidas por completo e tiveram espaço pra algo. Tu acha que a internet não é nada pelo jeito, e a tv aberta que só passa novela que funciona.
            não da pra argumentar msm né, tu ignora o que eu escrevo. (anime n tem, e no mangá n são exibidos números mas enfim,)
            palavras que eu sempre usei:
            ÉPOCAS DIFERENTES EM RELAÇÃO A EXIBIÇÃO, INVESTIMENTO TAMBÉM, POPULARIDADE=”OTAKINHOS FAZENDO DOWNLOADS” tbm
            desculpa mas já que vc esta baixando o nível,
            eu não preciso estudar algo tão insignificante, eu não sou criança mas pelo menos eu n tenho quase trinta anos e estou aqui discutindo sobre animes(seja la qual for sua idade), e também não me acho o dono da razão que se disser que alguém e criança ou burra, tem que ser.
            pqp, kk eu realmente n sei quem consome animes oficialmente no brasil, atualmente.
            claro que depois dessa deixei pra lá, mas n só porque você acha que não teve importância que signifique o mesmo, pois é sua opiniãozinha contra milhares de outras, então vá pesquisar também.

          • João Alexandre

            Tudo bem, encerramos por aqui. Não liberaremos mais comentários fora da temática da matéria.

      • rick

        prova de que naruto ainda faz sucesso tem aos montes, mas para você sucesso define apenas em ser um cavaleiros do zodíaco como se nada tivesse mudado de 1990 para cá…

        O fato de outras empresas utilizarem esses downloads ilegais como popularidade mostra que eles não são burros como você, mostra que há interesse em seus produtos e por isso que um ótimo marketing em cima disso sempre funciona…

        Se você não enxerga, problema é teu, mas aceitando ou não isso é um fato incontestável, até que você prove, ou você só tá inventando para ganhar mais atenção?

  • Legendary

    João Alexandre,concordo exatamente com você (ao que me parece todo mundo também),Naruto e um anime que deixará muitas saudades,um anime único e que merece todo esse sucesso.Afinal foi graças a ele que milhares de pessoas conheceram e se tornaram fãs de anime(tipo eu XD),espero que tenha um final digno e único, para que fique para sempre em nossas memórias. Vale lembrar que em breve Naruto voltará ao Brasil, e sera uma chance de rever toda saga.

  • Mari

    meu primeiro anime foi dbz há 17 anos atrás. Naruto foi um bom anime e não estou triste e nem fazendo melodrama porque vai acabar pois acho que toda história deve ter um fim, melhor do que continuar e ser estragada né. Naruto marcou muito, não tenho nada marcante com o anime porque foi mais um dos que vi e gostei, porém não é meu shounem favorito, só gostei de acompanhar a história e tava querendo um fim mesmo. e Naruto terminar sem ele virar HoKaGE tira um pouco o sentindo da história já que era o propósito dele, e depois o propósito dele foi querer tirar sasuke da fase emo, só não curti isso, fora isso ok.

  • TkBr

    Enquanto vocês discutem do que foi bom ou ruim, para o pessoal que gosta, gente vamos mostrar nossa força aí e vamos trazer o último filme no Brasil, participem da petição ppara que o pessoal da Diamond films trazem esse filme com exclusividade para a gente: https://secure.avaaz.org/po/petition/Diamond_Films_Brasil_Queremos_o_filme_The_Last_Naruto_the_Movie_nos_cinemas_brasileiros/?dBpQDib

    • LTF Z

      Esse filme só pode vir quando a série já tiver sido exibida, até porque nem todo mundo assistiu na Internet e é necessariamente OTAKU.

      • TkBr

        Claro e inevitável isso , e entendo a impossibilidade de acontecer, e esse detalhe que você falou eh umas das grandes razões de não acontecer, mas o importante é ver a forças dos fãs brasileiros diante a algo (que mesmo que seja totalmente em vão…) mostre seu publico diante a uma causa legal, né. Valeu pela resposta LTF Z!

  • Jc

    Tá mais vai acabar quando eles derrotarem o obito???

    • Wallace

      WTF? Você deve morar no Acre, né?

      • Nahan

        Ele provavelmente só vê o anime… nem sabe o que é mangá.

  • Nahan

    Dattebayo!

  • Renan

    Voces sao todos um bando de usuratontachi eu nao sei como escreve direito

  • matheus

    Belo texto, uma bela analise do que foi Naruto.
    É engraçado como há alguns anos atrás eu jurava de pé junto que odiava animações japonesas pelas suas características das quais eu não estava acostumado, ou mesmo pelo preconceito contra qualquer tipo de animação que até então pra mim estava fortemente atrelado à infância. É incrível o quanto que o repúdio que eu tinha sobre a cultura japonesa mudou ao longo desses anos, e tudo isso apenas porque mesmo relutante resolvi dar a chance a esse desenho que na época era sucesso entre todos meus amigos.
    Bastaram alguns episódios pra eu mudar a minha visão e descobrir que o sucesso não havia sido em vão, Naruto tinha algo diferente das animações japonesas que eu conhecia na época, tinha um clima sombrio e personagens muito mais humanizados e “reais” que cartoons americanos, ao mesmo tempo em que sua narrativa tinha uma temática bem diferente do que eu era acostumado, lutas com peso emocional e com estratégias não se limitando somente a simples porradaria sem sentido sendo a mais importante dessas batalhas recém concluída de forma totalmente satisfatória.
    Posso dizer que Naruto foi como um amigo que eu vi crescer junto comigo, por muito tempo seus capítulos e episódios semanais renderam discussões tanto em grupo de amigos como na internet, por muito tempo eu odiei os desvios de rotas que o Kishimoto tomou e juntamente a este fato e a falta de tempo comecei a acompanhar a obra apenas por obrigação, algo como: “já comecei agora quero ver o final disso mesmo não me importando mais”.
    Hoje em dia não tenho mais Naruto como o meu mangá ou anime favorito que já fora, mas sempre terei como algo importante que marcou um tempo na minha vida por anos, mesmo que por alguns minutinhos semanais e que me fez mudar o meu ponto de vista.
    Só posso dizer que sou grato por ter acompanhado essa história por tanto tempo e ao Kishimoto por ter criado uma história envolvente, emocionante em diversos pontos, engraçada e com desenvolvimento belíssimo de personagens ao longo de todo esse tempo, Naruto apesar do ódio pela sua fama foi um estouro das animações japonesas no Brasil, talvez o ultimo, e hoje depois de tanto tempo acompanhando eu ainda posso dizer que merecidamente.
    Adeus Naruto Uzumaki, o ninja fracassado da aldeia da folha, odiado por todos, mas que conseguiu provar seu valor e quebrar o ciclo de ódio.

    • João Alexandre

      Gostei do “Posso dizer que Naruto foi como um amigo que eu vi crescer junto comigo”. É basicamente o que sinto também :]

  • dadsad

    Cara a imagem de desse post meio que me arrepiou…acompanhar a trajetoria do naruto criança…abandonado .rejeitado por todos e mesmo assim com uma força de vontade imensa de ser reconheçido por todos….até chegar nos dias atuais poderoso….um forte aliado..uma pessoa reconhecida por todos…e até pelo seu melhor amigo sasuke…cara isso é muito gratificante…realmente uma incrivel obra..mesmo com seus pontos baixos…mais os pontos altos se sobressaem

  • aiaoa

    Falta só o anime dos ninjas coloridos que passam mais tempo tendo flashbacks e contando histórias pro inimigo do que lutando acabar. Depois disso, o mundo certamente continuará girando muito bem sem eles

  • Marcos Veiga

    Parabéns pelo maravilhoso texto, que além de me emocionar resumiu perfeitamente o que este fantástico anime foi, é e sempre será.
    Pra mim que vi alguns animes lendários como por exemplo: Yu Yu Hakusho, CDZ, Dragon Ball, Samurai X coloco este facilmente acima de todos esses, Naruto foi o melhor protagonista que ja vi.
    Obrigado.

  • gabriel rogerio

    cara muito lindo esse texto

  • alan

    naruto e um dos melhores animes que eu ja vi faz tanto sucesso quando assisti pela primeira vez naruto eu ja gostei ate hoje acompanho o anime e mangá

  • Christian

    Realmente um ótimo texto, concordo em cada ponto dele. x3
    Meu inicio no mundo das produções japonesas foi ainda na manchete(cdz, shurato, kamen rider).
    Porém, sim, Naruto marcou bastante, conheci ele em 2006 pra 2007 quando fui na casa do meu primo e ele tinha baixado o filme 1 e estava assistindo, eu achei aquilo incrível, ele tinha os 3 primeiros filmes e me passou em cd, nessa época eu tinha internet discada e caia bastante, não dava pra ficar baixando anime e em 2007, em um dia que não teve aula(eu estudava de manhã), eu descobri que Naruto passava no sbt, então comecei a acompanhar nas férias e dias sem aula e cada vez gostava mais, nisso eu avisei minha prima, que passou a assistir também, nessa época eu queria mais informação, na internet discada do fim de semana eu não achava suficiente, e a saída era comprar revistas falando de naruto e outros animes, como a Anime>Do e a Neo tokyo, ali passei a conhecer mais animes, banda larga só fui ter no final de 2008, aí comecei a assistir animes na internet, porém a fase clássica acompanhei ‘quase’ toda no sbt, shippuden vi pela internet até mais ou menos a metade, depois de um tempo parei de ver…
    Engraçado, na época que eu tinha discada me roía de vontade de ver mais e mais anime, principalmente naruto, hoje, com banda-larga as opções estão aí, não só de naruto, mas vários animes, contudo, a minha vontade diminuiu muito, talvez porque não tenha outro anime que faça aquele BOOM que naruto/death note e outros que conheci na mesma época fizeram.
    Naruto é um dos mais culpados por eu amar músicas originais de animes, a abertura no sbt era muito ruim e eu usava o emule pra baixar as originais completas no fim de semana, as originais são foda demais.
    Rocks/Haruka kanata/Go/Remember/Yura Yura/Alive/Speed eram algumas das minhas favoritas, e junto com as músicas eu salvava as letras e aprendia a cantar elas..xD
    A fase clássica também era minha favorita…^-^

    Sinceramente não acho que seja o fim, ele rende muito dinheiro a shonen jump, é um dos carros chefe e como dito no texto, faz sucesso demais, dúvido que acabe…xD

  • Super Power

    Acabei de ler o final, foi bem legal, mas… Bem básico dos Shounens, poderia ser melhor ( º-º)

    • Thiago

      Achei o final horrível, eu pensando que ele iria explicar umas coisas, mas não… Só mostra o futuro dos personagens e o avanço tecnológico exagerado!

      • Emma

        O Kishimoto cagou no final, enrolação da porra, esqueceu de citar muitas coisas… Enfim, todo mundo já esperava que o final seria uma bosta msm. No meu MAL dei nota 6, mais que merecido!

  • D. Ace

    Acompanhando os comentários e vendo tantas discussões sobre quem é melhor me deixa triste, os otakus deveriam se unir e respeitar a opinião dos outros. Ta certo que Naruto foi e até hoje ainda é um grande sucesso, mais é inegável que no Brasil, DBZ e CDZ são imensamente maiores, até porque eles foram exibidos na era de ouro dos animes na TV brasileira. Acho que as 3 obras tem seus méritos, cabe a cada um de nos avaliarmos e escolhermos a qual nos agrada e esquecer essas discussões sobre o melhor, o mais vendido, porque enquanto pensarmos de nada adianta apoiarmos a cultura oriental.

    Eu particularmente prefiro One Piece do que Naruto, mas nem por isso discuto com quem gosta, na verdade eu respeito e aprovo que continuem assistindo para que a cultura Oriental não pare de crescer e que através de uma obra eles possam conhecer outras e pararem de ficarem presas e lunáticas a apenas uma obra, perdendo a chance de conhecer outros autores com obras maravilhosas.

    Meu anime preferido até hoje é Dragon Ball, pois cresci com esse anime, entendo que a obra é confusa em diversos momentos, mas e daí?, o importante e que ela me faz feliz e me trouxe bons momentos por isso passo esse anime de geração em geração em minha família. Meu irmão mais velho prefere CDZ, porém sempre assistíamos animes juntos, sem discussões sobre ” o meu é melhor “.

    O que eu quero dizer com esse comentário é que devemos nos unir e respeitar mais o próximo.

    Paz!

    • rick

      espera um pouco amigo, não estamos dizendo que naruto é mais famoso que cavaleiros do zodíaco e dragon ball por aqui, quem depositou essa comparação foi SaintARMOR que quer deturpar os fatos…

      Estamos dizendo o seguinte

      Naruto até hoje é uma marca forte e foi o que abriu portas para as pessoas procurarem animes na internet…(está vendo que essa citação não envolve cavaleiros do zodíaco e nem dragon ball)..

      Ele entende dessa forma..

      Naruto é mais famoso que dragon ball e cavaleiros do zodíaco juntos…

      Agora me diga, é certo isso?

      • SaintARMOR

        Não e não.

        Quem inicialmente falava isso era você. Você já chegou a dizer que Naruto tinha a mesma importância que Cavaleiros do Zodíaco, sim, você já disse isso.

        Você é o deturpador aqui.

        Naruto só deu uma sorte de ser lançado na época do Boom digital, mas foi muito mais fraco que Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, e mesmo o anime de Pokemon por aqui.

        Sim, você é que comparava, eu só discuti pois você inicia esse tópico.

        Pare de deturpar o sentido das coisas, OK? Já te disse isso milhares de vezes.

        • wanderson

          tu diz que não ta desmerecendo a serie ainda?
          um bom que durou ate hoje, inclusive

        • wanderson

          da mesma forma dragon ball esteve num periodo onde os animes eram explorados, entende?
          agora a pergunte eh qual dos dois meios tem mais importância?

    • wanderson

      eu acho que essa palavra otaku nem eh o que parece, mas enfim.
      naruto faz e fez sucesso sim, e não mais que dragon ball ou Cdz. mas tbm n eh do jeito que muitos falam que faz parecer que naruto n significou nada em relação aos mesmos,
      naruto faz sucesso e muito pra um mangá e anime que n foi completamente transmitido na tv aberta.

  • Noir Fleurir

    Vendo a discussão sem fim entre o SaintARMOR e o rick, percebo como tem pessoas que cresceram numa época diferente e que foram marcadas de uma forma por Naruto que as levam a acreditar que no Brasil ele foi bem maior do que realmente foi e não fazem ideia da diferença de Naruto pra Pokémon/Cavaleiros do Zodíaco/Dragon Ball. São outros 500.

    Lembro-me de entrar na internet do início dos anos 2000, quando a internet já era bem popular (e não só em idos de 2007) e me deparar com assuntos já bem populares sobre animes que só estavam disponíveis via internet. Love Hina, One Piece, Dragon Ball GT, Evangelion, Saint Seiya Hades e animes da CLAMP em geral, só pra citar alguns, já eram acompanhados na internet com legendas mesmo antes de estrearem na TV paga (ou mesmo na mesma época que já passavam na TV paga, como era o caso de Evangelion na Locomotion).

    Naruto começou a ganhar sua popularidade no Brasil e a ser tema de conversa entre amigos em 2003/2004 e, quando começou a ser exibido oficialmente em 2007, a moda já tinha esfriado há um bom tempo, muito por causa dos fillers intermináveis que levaram os fãs a perderem o interesse pela série e a voltar sua atenção a animes como Bleach, Fullmetal Alchemist e One Piece, que eram os que estavam bombando nos fansubs em idos de 2005/2006. O público mais novo foi atingido em 2007, enquanto os fãs veteranos (mas não todos) foram atraídos de volta pro anime pela promessa do fim dos fillers pela estreia de Naruto Shippuden no mesmo ano.

    Talvez os fãs mais novos tenham começado a procurar mais sobre animes a partir dessa época por causa de Naruto e talvez por isso pra eles tenha sido bem marcante e dado a errônea ideia de que a popularidade da exibição da TV impulsionou a popularidade do anime na internet, quando foi o contrário. Mas não chegou a ser maior do que realmente algo de nicho, como já falaram, embora os fansubs já fossem bem populares em 2005. Sem contar que grande parte dos fãs veteranos, responsáveis pela primeira bomba de popularidade de Naruto em 2002~2004, não foi sequer atingida pelos meios oficiais, nunca chegando a assistir no SBT, no Cartoon ou nos DVDs ou a comprar o mangá da Panini, ficando restritos aos downloads ilegais…

    • SaintARMOR

      Pior que comprar o mangá da Panini, eu vejo muitos fãs antigos de Naruto(que começaram a ver em 2003/2004)que compraram alguns volumes. Mas de resto, você falou bem.

      Boa análise.

    • wanderson

      um diminui e o outro diminui exageradamente,
      vc ta dando seu proprio testemunho cara, eu duvido? não.
      se a “moda” esfriou nesse periodo voltou com tudo na exibição na tv aberta, por que essa eh a regra dos animes no brasil: se o anime foi exibido ele faz sucesso, se foi exibido por completo(db, cdz eu acho) faz mais ainda, e naruto nem por metade n foi, fora os “hiatos” que ficou entre um lote de dublagem e outro ainda sim ta ai como um dos mais famosos, e mais procurado na web, atualmente.

      • rick

        as pessoas ficam diminuindo outras obras só porque não foi transmitido na era de ouro dos animes, que idiotice..

        • Noir Fleurir

          Que hilário. Não se pode dar uma opinião, que vira diminuição do valor da obra. No meu texto não há uma só parte que faça algum juízo de valor sobre Naruto. Quantos anos vocês têm? 12?

    • rick

      me diga uma coisa, o que faz pensar que as pessoas aqui estão dizendo que naruto é mais famoso que CDZ e dragon ball?

      Saint ARMOR faz o seguinte, se você diz que alguma obra faz sucesso ele rebate dizendo não tanto quanto CDZ e dragon ball, como se isso importasse, aí o povo fica achando que as pessoas disseram que naruto é mais famoso que CDZ e dragon ball quando na verdade foi SaintARMOR que interpretou erroneamente.

      Não precisa fazer mais sucesso que CDZ e Dragon Ball para ser um sucesso no Brasil principalmente eu veio a repetir, os tempos são outros, o anime naruto sendo transmitido no sbt motivou a maioria sim de acompanhar animes na internet, principalmente aqueles que não tinham tanto acesso a elas, isso é fato, isso está destacado em um monte de revistas naquela época, aceitando ou não isso é um fato incontestável e isso encerra a discussão por aqui.

      • wanderson

        eu mesmo nunca duvidei e eh verdade que essas obras fizeram mais sucesso na epoca, e agora ainda tem algo.
        mas sempre falo que o que esta sendo comentado na midia digital hoje eh naruto

      • SaintARMOR

        Você é que insistia falando que Naruto causou um 3º boom anime no Brasil, eu só rebati.

        E boom anime no Brasil aconteceu por causa de 3 séries: CDZ, DBZ e Pokemon, por isso a comparação. Há algumas abaixo dessas, como YuYu Hakusho, Samurai X, Yu-Gi-Oh! original, Digimon, e talvez o próprio Naruto.

        Mas sim, o Noir Fleurir ta certo, pode ter exagerado um pouquinho aqui e ali, mas Naruto ta muito longe de ser no Brasil algo que tenha criado um Boom anime.

        • wanderson

          uma serie que impulsionou muita gente a ler/assistir outras n tem os seus meritos?
          essas outras series tem seu valor mas impulsionaram tal coisa? da forma que foi?
          eu realmente so fui saber o que era anime e me interessar a conhecer melhor com naruto, pois tratava todos esses outros como desenhos normais, ate dbz.
          igual como foi com muita gente.

          • SaintARMOR

            Sim, YuYu Hakusho, Samurai X, todos tiveram uma força na infância do público normal, e fizeram muitos acompanharem Naruto ainda antes de passar na TV, como nosso colega aí em cima falou.

            Além disso, tiveram um sucesso, de maneira oficial no mínimo semelhante. YuYu Hakusho foi o anime de maior sucesso da Manchete depois de CDZ, e Samurai X, mesmo com as censuras, deu picos de audiência pra Globo. E nem preciso citar os primeiros animes de YuGiOh e Digimon.

            Pela sua escrita, você não parece ser um adulto, ou seja, mais uma vez como nosso colega falou: os mais novos tem uma ilusão de que Naruto foi como DBZ e Pokemon.

            Só influenciar a criar novos otakos pra baixar anime online sem dar retorno pra indústria não é sucesso. E as empresas que poderiam ter transformado esse movimento em sucesso real não o fizeram, pelo menos não da maneira como deveria.

          • wants

            ta bom professor,
            só pensa que foram em épocas diferentes, onde os animes eram valorizados na tv brasileira.
            Naruto foi transmitido por uma emissora que não deu a mesma importância pra tais produtos.
            Alem de ter sido exibido somente uma etapa da serie, com hiatos entre as levas de episódios.
            eu pergunto: como você quer que o publico “normal” veja se não eh transmitido ha anos?
            sinceramente é a mesma coisa que você diz, o publico que assiste animes como Dragon ball é só um nicho, sabe por que?
            e mesmo assim o publico que acompanha Naruto é bem maior que o que acompanha Dragon ball(o que é obvio já que se encerrou ha um tempo) e isso mesmo sem ter tido o mesmo espaço que Dragon ball.
            Todos esses que você falou, sim, tiveram espaço para ser exibidos.
            eu sempre falo de popularidade.
            e pokemon é a franquia japonesa mais famosa e lucrativa de todos os tempos, sem mais.
            espero ter escrito sem que seus olhos doam ao ler :v ………

          • Noir Fleurir

            Se toca, cara. Cavaleiros, Pokémon e Dragon Ball foram sucesso tanto que incentivou outras emissoras (ou a mesma emissora) a exibir outras animações na tentativa de repetir o sucesso. Naruto nunca causou isso. É óbvio o quanto foi diferente, só não enxerga quem não quer.

          • wanderson

            quando naruto passou os animes não tinham mais o mesmo espaço, se bem que logo depois a rede tv adquiriu pokemon e outros vários animes, o sbt mesmo adquiriu Blue Dragon(one piece eu não me recordo se foi antes ou depois de naruto)

          • Noir Fleurir

            E você acha que os animes tinham espaço, no final dos anos 90, quando Pokémon e DBZ pintaram? A onda dos Cavaleiros foi grande, mas também foi finita.
            Na época de Naruto, pelo menos ainda havia o Animax e os animes da madrugada no CN. No final dos aos 90, nem isso, amigo.

          • SaintARMOR

            Mercado e alcance de público existem em qualquer época, com ou sem a TV.

            Se Naruto fosse de fato um megafenômeno de massa da Internet, teríamos uma quantidade abissal de séries sendo dubladas e exibidas por streaming pra massa, filmes de anime no cinema, uma enxurrada de produtos oficiais em tudo quanto é loja, e a gente não vê isso. Isso de “animes não são valorizados na TV” não importa. Se Naruto tivesse sido um marco mesmo, a quantidade de séries influenciadas à vir teria sido muito maior. Globo fez uma reprise meh de Dragon Ball Z, SBT trouxe Blue Dragon e One Piece em versões absolutamente ferradas, Rede TV! comprou Super Onze, Digimon 4 e episódios de Pokemon. Um empurrão de mercado, mas NUNCA, um Boom anime, ou uma “era dos animes”, e não importa se “a era de ouro” já tinha passado, a “era de ouro” não acaba quando existem investimentos corretos, aliás, ela surge quando isso ocorre.

            Só vou citar uma coisa:

            “sinceramente é a mesma coisa que você diz, o publico que assiste animes como Dragon ball é só um nicho, sabe por que?
            e mesmo assim o publico que acompanha Naruto é bem maior que o que acompanha Dragon ball(o que é obvio já que se encerrou ha um tempo) e isso mesmo sem ter tido o mesmo espaço que Dragon ball.”

            Errado. O público que se lembra com nostalgia de Dragon Ball, foi lá ver Batalha dos Deuses ano passado, é bem maior que o nicho de otakinhos que fica vendo Naruto sem gastar com produtos oficiais. Não que não haja um público consumidor na Internet, mas esses não são os naruteiros de 15 anos de idade, mas sim os que assinam Netflix/Crunchyroll, foram no cinema ver “A Lenda do Santuário” e “Batalha dos Deuses”, e gastam com produtos oficiais.

            E não é esse público que fica o tempo “Naruto naruto huehue” na Internet.

          • wanderson

            ja comentei la em cima,
            eh claro que dragon ball faz isso ai ne, kkk
            só prove que o publico que aparentemente consome ainda Dragon ball é maior que o ‘nicho, otakinhos, naruteros, jovens de 15 anos”
            esse lance de versão cortada dublada ou que seja é tudo mimi pra arrumar desculpinha, ja que “desenhos” são destinados as crianças, e elas estão pouco se lixando se o sanji ta com um cigarro ou um pirulito na boca.
            denovo eu nunca mencionei boom anime, o lance com naruto em meus argumentos tem haver com internet, ponto.

          • wanderson

            http://www.asahi.com/special/naruto/world/ espero que publiquem meu linkzinho…

          • SaintARMOR

            Lucros oficiais, vinda de séries das 2 franquias oficialmente. Só isso já é suficiente pra dizer que Naruto não faz sucesso como Dragon Ball no Brasil, nem hoje.

            Se assim fosse, Naruto The Last poderia passar nos nossos cinemas em livre circuito, mas isso não é possível.

  • Megapix

    João Alexandre
    Postei isso em uma outra noticia mas acho coerente também postar aqui.
    Com todo respeito mas vc é um tanto equivocado quando fala sobre Naruto…

    Na sua matéria você disse que Naruto é até mais lucrativo que Pokemon para a TV Tokyo e isso é verdade, você não mentiu, mas me pergunto aonde você quis chegar com essa afirmação já que sabemos que o foco de Pokemon sempre foram os games, de onde inclusive se originou.Em toda a matéria inclusive você fala sobre a “franquia” Naruto e do nada solta uma comparação dessa entre o anime de Pokemon e o de Naruto…Por que não comparou logo o lucro das duas franquias como um todo? Dados pela net são o que não faltam…

    O outro ponto fraco da sua matéria foi afirmar que Naruto é o maior anime dos últimos tempos, quando sabemos que não, ele não é (seja lá qual tenha sido o seu critério, a não ser que tenha sido gosto pessoal).

    E lá na outra noticia você diz que Naruto é o mangá mais popular…

    Sério, me desculpa, eu tbm adoro Naruto mas isso me parece fanatismo. Não me entenda mal, seu texto estaria otimo não fossem umas partes dele que foram muito pessoais pra serem postadas em um site informativo.

    • João Alexandre

      Vou aceitar como crítica construtiva e vou te responder com o mesmo respeito.
      Você entende que matérias e/ou reviews têm opinião pessoal do autor? É por isso que o site a tratou como especial. Talvez você não me conheça, mas em minhas postagens sobre notícias eu não sou tendencioso. As informações a respeito da obra são corretíssimas, são da TV Tokyo, JUMP e Vizmedia; logo, se há erro, é deles.
      A comparação com Pokémon foi perfeita porque Pokémon é o maior anime da história em quesito popularidade e Naruto lucrar mais que ele nesses tempo é um feito e tanto. Eu nunca desmereci Pokémon.
      Veja os demais especiais do site, certo?
      Abraço, obrigado pelo Feedback.

      • Megapix

        “…Pokémon é o maior anime da história em quesito popularidade…”

        Era exatamente nesse ponto que eu queria chegar, apesar de o anime de Pokemon ter extrapolado as expectativas da The Pokemon Company ele é exibido com o intuito de gerar exclusivamente marketing, popularidade, para vender os jogos que foi onde tudo começou e é o grande o foco da franquia até hoje.Por isso não tem problema o Ash ter 10 anos desde 1998 ou ser semi finalista de uma liga e depois na região seguinte esquecer até que tem que enfraquecer o pokemon antes de jogar a pokebola….

        Por isso achei sua comparação falha, é o mesmo que eu, em uma matéria de Pokemon por exemplo dizer “A franquia dos montros de bolso é tão poderosa que supera em anos luz as vendas de DragonBall em jogos.”…

        • Megapix

          …Entende?Seria sim uma comparação falha e desmerecedora porque o foco de Dragon Ball nunca foram os jogos, seria injusto.

          Você conhece a distribuidora de jogos online brasileira Level Up! Games que diz que é a melhor distribuidora de games do Brasil? Ou melhor, sabe aquele bordão da RedeTV que ela grita aos 4 ventos? “A Rede de TV que mais cresce no Brasil.”? Poisé.

      • Megapix

        Agora que estou em casa tenho mais tempo pra responder as outras perguntas:

        “Você entende que matérias e/ou reviews têm opinião pessoal do autor?”
        Certo, não sou nenhum leigo, sei perfeitamente quando se trata de um texto dissertativo, o problema é que a sua opinião tem que passar credibilidade, confiança e não ser algo “jogado”.Estou falando especificamente sobre esse trecho “…o maior sucesso dos últimos tempos nos quadrinhos da pequena ilha nipônica.”

  • Megapix

    Só pra completar seria a mesma coisa que eu comparar o número de cópias de jogos do Naruto vendidos (7 milhões) com o número de cópias de jogos de Pokemon vendidos (230 milhões, isso sem contar as vendas último Mystery Dungeon que lançou e dos jogos que vão lançar semana que vem), você acharia digno eu colocar uma comparação dessa em uma matéria sobre Pokemon?

  • Túlius

    Eu peço encarecidamente que o Senhor João Alexandre olhe nitidamente os comentários neste site.E veja se tem cabimento o uso de certas expressões,veja se tem cabimento falar de outras franquias se elas são ou não são melhor que a série em questão.Tem certas pessoas que ha muito tempo estão sendo invasivas e não estão respeitando o espaço da matéria.Sinceramente espero que tomem atitude,pois está ficando difícil deixar uma opinião “na paz” ultimamente.

    • João Alexandre

      Tô de olho…

    • Noir Fleurir

      É verdade, está cada vez mais difícil fazer qualquer comentário sem que os narutards chovam em cima xingando sem motivo algum

  • Anubis_Necromancer

    O texto foi muito bem escrito e revisado. Gostei dos seus pontos de vista^^
    Mas como não curto essa modinha, Adeus e já vai tarde^^