Divulgação. © Masashi Kishimoto / Ukyo Kodachi / Mikie Ikemoto / Shueisha

Parte dos fãs de Naruto ficou aliviada quando foi anunciado que o mangá e o anime chegariam ao fim. Para eles, muitas pontas soltas precisavam ser amarradas após tantos anos de publicação. Já uma outra parte não ficou feliz com a despedida do ninja loiro e até hoje ainda se queixam que a série ainda poderia estar em publicação.

Mas seu criador, Masashi Kishimoto, via isso de outra forma. Segundo uma recente entrevista publicada pela revista Shonen Jump, o autor revelou que a editora Shueisha tentou convencê-lo a continuar com a história. Mikio Ikemoto, que assina o mangá de Boruto, também participou da conversa, e contou diversos detalhes a respeito da obra.

Ikemoto disse que quando Naruto estava chegando ao fim, houve uma reunião para fazer um reboot do mangá pelas mãos de um novo autor, e as negociações duraram de 6 meses a um ano. Caso uma continuação viesse a ser realizada, era necessário que fosse feita por Kishimoto, mas se isso acontecesse, precisaria ser algo que desse seguimento a história original. Recomeçar o mangá do zero daria mais liberdade e ninguém iria reclamar, algo que em sua opnião, era muito melhor. Quando a história chegou em suas mãos era de fato uma continuação, e ele já havia se envolvido demais para recusar.

Já Masashi Kishimoto surpreendeu ao declarar que a Shueisha queria uma continuação de Naruto. Ele comenta que a editora perguntou se ele estaria interessado em seguir adiante, mas respondeu que já havia feito tudo o que queria com o mangá, e que não tinha mais condições de fazer isso. Quando Naruto estava prestes a ser finalizado, Boruto começou a ser trabalhado, algo que Kishimoto não se importou, e disse aos editores que era Ikemoto quem devia dar continuidade a história, e foi o que aconteceu.

Será que Masashi Kishimoto fez bem em terminar Naruto de uma vez por todas ou deveria ter cedido aos apelos da editora e continuar com a história?

  • Yusuke Urameshi

    Sim, fez bem em terminar naruto. Agora o Boruto, deixa os caras se virarem com ele ai.

  • Kishimoto fez muito bem em terminar a história, afinal foi decisão dele. Já sobre esse spin-off… prefiro nem comentar nada.

    • toygame lan

      não é spin off já é um continuação mesmo

      • Spin-off é uma série com outros personagens como protagonistas, então é uma “continuação spin-off”.

  • ChrysMonkeyQuest

    O final que Kishimoto deu a obra foi muito bom, se ele continuasse demais sem ter mais aquela paixão pelo universo, poderíamos ter um final que ia acabar sendo pior do que Bleach.
    Boruto tem seus altos e baixos, principalmente por ainda estar apenas no começo, quem sabe o quanto o novo universo que o Ikemoto está tentando criar ainda pode evoluir. Até chegarmos a cena que deu inicio tanto ao anime quanto ao mangá, o projeto de Boruto pode tanto decair quanto fazer a série ficar no nível do antecessor.

    • Alice

      Acho que a “paixão” do Masashi já havia terminado quando ele criou a Kaguya.

  • Matheus

    Boruto é canônico?

    • ChrysMonkeyQuest

      Boruto é sim canônico, é uma continuação oficial para o mundo de Naruto.

    • Tyrion Lannister

      Na verdade, o mangá de Boruto é um spin-off do mangá Naruto.
      Ou seja, quem quiser pode desconsiderar…

      Afinal, como diria o SaintArmor e outros por aí, se não tem a mão do criador original não é canon.

      Agora Boruto anime pode ser sim considerado canon para a franquia de anime Naruto, pois toda a equipe de produção é a mesma.

      • Ramon Dom

        É totalmente canônico, uma continuação

    • Alice

      Dragon Ball GT, por exemplo, foi uma série derivada de Dragon Ball Z, que pouco antes da primeira exibição, no Japão, foi explicado que não seria uma continuação da fase Z. Seria apenas um futuro alternativo, criado por autores que receberam aprovação do Akira (criador de Dragon Ball), para realizarem outro enredo, a partir de uma visão diferente, portanto não é uma obra canon. O mangá de Boruto é canon, porque é uma continuação direta de Naruto Shippuuden, aprovada e supervisionada pelo autor original de Naruto. O filme de Boruto é canon, porque foi criado pelo Masashi Kishimoto, logo o anime Boruto também é canon, porque aborda fielmente os elementos contidos no filme de Boruto. A palavra canon está associada às narrativas criadas por um autor. Mas se ele aprova e dar palpites sobre outra obra criada a partir da sua, essa obra também pode ser considerada canon. Praticamente o GT foi um reboot de Dragon Ball Z. Enquanto que Boruto (mangá e anime), são séries spin- off (derivadas) e canon (oficiais, porém supervisionadas pelo autor original) Em resumo é oficial e, tecnicamente, não pode ser descartada. O próprio Masashi afirmou recentemente que um integrante do mangá Naruto poderá morrer em breve no mangá Boruto. Mais canon que isso…..!!

    • Away

      É como Dragon Ball GT e Super , vc considera se quiser

      • N2016

        Super é continuação canônica cara, n inventa.

        • Away

          Sim oficialmente colega é canônica , mas nada impede da própria pessoa considerar ou não . Tem gente que considera o GT e não o Super , vai dá opinião de cada um. Pessoalmente para mim acabou no Z , pq tanto Super quanto o GT não me animaram muito , mas não me impediu de assistir

  • Zarchary Hale

    Que bom que acabou nem me preocupo em ver boruto

  • Ramon Dom

    Minha opinião sobre boruto não mudou: É um erro que nunca deveria ter existido e vai causar ainda mais estrago na obra original.

    O ponto positivo até agora é que, aparentemente, vão abordar de vez o clã kaguya(o que não significa algo bom, mas necessário)

    • toygame lan

      mas boruto é um continuação que está tomando seu proprio caminho e ta legal não estragou nada da obra original que tbm não é perfeita

      • Ramon Dom

        Com toda certeza ta tomando um caminho. A obra original não é perfeita, ok.
        Agora você dizer que não estragou eu discordo em muitos pontos. A começar pelo mais óbvio: ainda está no começo! A obra original mesmo só mudou pra pior no final.

        Boruto não vai conseguir se sustentar sozinho(sem alterar nenhum elemento do passado) e eles já deixaram claro que não querem isso, é só uma questão de tempo pra virem m** maiores do que as que já aconteceram em tão pouco tempo.

    • Lucas Henrique

      Tornar o Boruto mais forte que o Naruto e um herói é muito errado. O Naruto lutou muito pra chegar onde está agora e o Boruto não conseguirá fazer 10% do que ele fez.

      • Ramon Dom

        Eu sabia desde o momento em que vi que fariam um mangá de boruto, sabia que eles forçariam isso.

  • Léwow

    fez muito bem em acabar isso sim

    boruto tá até legalzinho de acompanhar

  • Acho que acabou bem (ouso dizer que se acabasse antes teria sido melhor ainda), mas acho que é um consenso dizer que se estendesse MAIS AINDA, corria o risco de ter um final bem mais aquém.
    A história pode continuar com o Boruto até onde me diz respeito, por mim eu fico com o final do Naruto que já me dei por satisfeito.

  • Carlos

    O final já foi bem ruim. Continuar só iria afundar mais a queda que começou a partir da declaração da 4 guerra shinobi. Agora, um reboot isso sim era uma ideia genial. Já tinham os personagens prontos, boas ideias que poderiam ser aproveitadas (boa parte da fase clássica como o limite de chakra, a morte depois de ativar os oito portões, senso de perigo, uso de estratégia, etc), e excluir as ideias lixo (Crianças da Profecia, Naruto predestinado, Reencarnação do Asura e Indra, 4ª guerra shinobi, roterismo para não matarem personagens, a morte idiota do Neji, todo mundo overpower, ups forçados, Obito Uchiha [um lunático imaturo, manipulado e revoltado com o mundo por causa da morte de uma paixonite de infância que estavam na friendzone], etc). Mas pena que não não o fizeram, teria sido melhor.

    • Ramon Dom

      Discordo, o problema mesmo na guerra ninja foi o kishimoto ter colocado personagens demais nela e não ter sido capaz de trabalhar todos de uma maneira decente.

      Todas as “idéias lixo” que você citou(só as partes ruins mesmo como a morte do neji e ups forçados) foram decorrentes da falta de organização e planejamento na guerra.

      • Alice

        Em uma entrevista “oficial”, (porque existem muitas fakes), o autor de Naruto declarou que a última grande guerra ninja iria explorar o mundo de cada aldeia, trazendo personagens até então desconhecidos; mas acabou sendo convencido pelo seu editor (uma espécie de chefe ‘criativo’) a inserir o Naruto como o personagem central do enredo da guerra. E a morte do Neji, segundo o Masashi, era necessária para formar o casal Naruto e Hinata. Simplesmente nada a ver, porque o Neji não possuía interesse amoroso por ela. Acho que deve ser muito difícil o trabalho de um mangaká, talvez por isso ele tenha se perdido tanto.

      • Just_an_Asian_guy

        Discordo e concordo com os dois. Pra mim, nem precisava dessa guerra. Podiam ter fechado isso na akatsuki e depois sasuke.

    • Away

      Confesso que estou rindo muito da parte do obito kkk eu acrescentaria tbm a kaguya nessa lista , acho que tivessem acabado com Madara como final Boss poderiam fazer mais tarde uma história sobre a origem do chacra muito bem contada falando tudo do hagoromo

  • Edmar Filho

    Fez muito bem! A graça de mangás e animes é para ser as histórias terem começo, meio e fim. Os autores não tem culpa se a Jump e suas fórmulas saturadas não conseguem mais fazer o mesmo sucesso de antigamente e não precisam terem a criatividade sugada até o bagaço só para esses mercenários terem de onde tirar lucro e depois os descartarem como se fossem imprestáveis.

    • Alice

      O grande problema é que Naruto Shippuuden (mangá) só teve começo e meio…

      • son

        Por que você ta afirmando tanto que não teve fim?

        • Alice

          Porque muitas pontas do universo shippuuden ficaram soltas.

          • son

            Tipo??

          • Alice

            O Sasuke despedindo-se do Naruto, e posteriormente, sentindo uma presença na floresta, deu a entender que o fim real ainda não havia ocorrido.

          • son

            Aquilo foi apenas pra servir como gancho pra boruto, mais especificamente naruto gaiden.

          • Mauro Alves

            Nem dê corda, é só mais um narutard chato.

          • son

            “Narutard” nkkkkkkkk, ainda usando esses termos?? Estamos em 2012?

            Eu fiz uma pergunta e apenas argumentei, diferente de você.

          • Alice

            Nada de brigas, meninos.

          • Alice

            Naruto gera essas discussões mesmo. A culpa toda na verdade é do próprio Masashi!

  • ace cooper

    Depois do que ele disse sobre a Sakura ser obrigada a perdoar o Sasuke
    instantaneamente ou seria uma pessoa horrível,é melhor parar por aí,acho
    que ele gostava mais do Uchiha do que do Naruto.

  • toygame lan

    O cara teve nem lua de mel,logico que ela não iria continuar o manga

  • Daniel Victor

    A matéria está meio confusa, mas Kishimoto no minimo deve supervisionar Boruto, assim como o Akira faz com o Toyotaro.

  • Nerdando

    naruto deveria ter terminado 1 ano depois da saga da invasão de konoha, vão sugar essa vaca até não ter mais teta

  • Carol

    Naruto precisava de um fim, já tinha passado da hora, teve muita enrolação até lá. Obra finalizada é muito melhor que obra infinita.
    Mas eu não curti o rumo que Naruto foi tomando depois que o Sasuke saiu, foi ficando enjoado com o tempo.
    Estou acompanhando Boruto, é até melhor que esteja sendo feito por outra pessoa, talvez mude um pouco a pegada.

  • Noir Fleurir

    E ainda assim continuam lançando toneladas de lixo da franquia. Imagina se ele quisesse continuar

  • Marcos meliodas

    O Naruto poderia fazer parte do Boruto os dois juntos

  • Kaio Honorato Rodrigues

    Kishimoto fez muito bem em não continuar com a obra!

  • Dio Brando

    A decisão do Kishimoto foi necessário e ele mesmo sabia que precisava dar um fim ao mangá logo. Não iria me impressionar se muitas das coisas ruins que apareceram no mangá foram apenas para estender ele por mais um tempo(Culpa da Shounen Jump). Ele foi muito inteligente, tirou o corpo fora e Ikemoto que se vire com Boruto. Afinal, Kishimoto deve ter novos trabalhos para se focar daqui para frente.

    • Né, cara ter editoras te pressionando pra você continua uma obra que deveria ter terminado a muitos tempos deve se uma dor de cabeça, e quando o Kishimoto percebeu a oportunidade de terminar a obra de vez, ele deu um salto belo e acabou, agora ele ta livre de pressão pra fazer Naruto, e deixe que Ikemoto continue com Boruto até chega na pressão também…!!

  • Zarchary Hale

    Naruto acabou com ele virando Hokage oq vier daqui pra frente é só Sugamento de vaca sem leite

  • Alice

    Quem critica Naruto Shippuuden, são aqueles que viram um ou outro episódio e aqueles que acompanharam a obra, pensando: “Eu conseguiria fazer melhor”. O surpreendente é que “Naruto”, assim como “Bleach”, criaram uma conexão emocional com seu público. Mesmo sendo ruim, em algumas vezes, continuávamos a assistir, como uma espécie de responsabilidade moral. Não acompanhar a série era como uma traição. Mas Naruto Shippuuden (mangá) terminou mal. O anime por ter adaptado as novels canon, conseguiu ser mais coerente à palavra “final”.

    Masashi estava certo em finalizar o mangá, mas estava errado em não prosseguir. O certo seria descansar a franquia e retornar depois de um a dois anos, com uma continuação, na qual o Naruto continuaria a ser o protagonista, com talvez seu filho Boruto ao seu lado.

    • Djennany Boone

      Concordo plenamente, tanto que pra boboruto ter algum público usaram a imagem de Naruto ao dizer “vou te mandar para onde o SÉTIMO HOKAGE está”. Tremenda apelação.

    • son

      O anime não foi melhor no final não.
      Nem mesmo o último capítulo, o capítulo que encerra a série e introduz a nova geração, o anime adaptou.
      Só o que fizeram foi adaptar a novel do casamento como se fosse a coisa mais importante da obra.
      Adaptaram outras novels também, mas o mais importante simplesmente não fizeram.

      • Mauro Alves

        O último capítulo vai ser adaptado agora, se informe melhor antes de sair falando.

    • Just_an_Asian_guy

      Criaram uma conexão simplesmente pq foi um dos nossos primeiros contatos com anime e mangá. A mesma coisa acontece com quem acompanhou os animes dos anos 90, 80 e quem ta começando a acompanhar agora. O começo é sempre o ponto que toca mais fundo.

  • Jhony Rodrigues

    Eita, não sabia que Boruto não estava sendo feito pelo Kishimoto o.O haha

  • CYRAX

    Spoilers!!! Quem pretende esperar pela Play Tv e outras mídias, não leia!
    Não quero ser o responsável por estragar sua infância.

    DÚVIDAS?
    1- Quem na verdade é o Zetsu Negro? Exatamente filho da Kaguya ele não é!
    2- De qual lugar veio Kaguya ? Em uma de suas dimensões é mostrado um castelo.
    3- Tsunade é a única remanescente do clã senju? Como os outros morreram?
    4- E o clã Uzumaki? Nenhuma explicação?!

    TOTALMENTE SEM SENTIDO
    1- Orochimaru sensato e compreensível.kk
    2- Madara morrer pelas mãos do Zetsu. Jinchuurikis do juubi não morrem quando o monstro é extraído de seu corpo.
    3- Quase todos olharem o Sasuke como um coitadinho. É bastante forçado!
    4- Kabuto Senin, depois de ter conseguido se libertar do Izanami, vai para o campo de batalha, cura o Sasuke, e depois é pego pelo Sonho infinito. Por favor Masashi.

    Reboot pra quê? Se todos nós já estamos traumatizados. O ideal seria um pedido de desculpas.

    • son

      1- “criação de todas as coisas”, o zetsu é uma criação da kaguya, não é um filho de verdade, apenas à trata dessa forma;
      2-Kaguya veio de um mundo(ok, planeta) diferente. Onde existem vários seres iguais a ela (clã otsutsuki). A missão dela na terra era simplesmente extrair a energia do planeta com a “árvore sagrada” para criar um fruto de chakra(o que de uma maneira bizarra se mostrou apenas um alimento pra eles), o problema na missão dela foi a mesma ter se relacionado com um humano e ter tido dois filhos;
      3-miscigenação é a única explicação plausível, ou apenas que os membros atuais não foram focados na obra;
      4- o clã uzumaki foi extinto, ta no mangá.

      1- Não entendi muito bem o que quis dizer com isso;
      2-Madara não morreu pelas mãos do zetsu. O lance dos jinchurukis foi explicado.
      3-???
      4-A única coisa que foi capaz de escapar do tsukuyomi infinito foi um outro rinnegan(o do sasuke).

      • CYRAX

        1- O Zetsu foi uma criação da Kaguya, mas depois dessa revelação, nada mais foi explicado sobre ele.
        2- O planeta da Kaguya poderia ter sido mais trabalhado no enredo.
        3- re: é uma possibilidade!
        4- Faltou explorar melhor esse assunto no mangá. Porque ficou vago.

        1- Orochimaru mudou de posição, expressando um novo caráter, durante a guerra. cof cof kk
        2- Madara não poderia morrer por ser um ex- jinchuuriki.
        3- Poucas exceções como Shikamaru e Sai.
        4- O Kabuto, com seus poderes, poderia movimentar melhor a guerra.

        THE END…!!!

        • son

          1- É explicado sim, o que ele fez com a pedra sagrada do rikudou e com os uchihas, akatsuki, etc;
          2-Sim, mas eles(aparentemente) vão fazer isso agora em boruto;
          4- vago em que sentido?

          1- Orochimaru não deixou de ser quem sempre foi, os objetivos de vida dele continuaram. O destino que o kishimoto deu pra ele e as piadas que o anime força no mesmo já são outros quinhentos;
          2-Poderia sim, o obito só não morreu no mesmo processo por ainda ter a “casca do gedomazo” dentro dele, como foi explicado;
          3- Não sei onde viu alguém olhando pra ele como “coitadinho”;
          4- o kabuto possuia um modo sennin, não é como se, naquele ponto, ele pudesse fazer GRANDE diferença(bom, na verdade fez por ajudar o sasuke a conseguir o rinnegan

  • Bruno Silva

    mano o Naruto lutou tanto para ser hokake e quanto consegue termina a série pra por o idiota do boruto que e igual o saske

    • Djennany Boone

      Também achei ridículo isso, a pior parte em todo o anime foi essa chatice de puxa saco de SASUKE SASUKE durante o anime todo. É definitivamente oque estraga o anime (na minha opinião quem devia ter morrido era esse enjoado do SASUKE ao invés do Neji, que daria fim a esse “Clan amaldiçoado” como diz no próprio anime) só acho..

  • ❀ 宮古中川 ❀

    Fez muito bem pra não continuar Boruto,final do Naruto na mangá foi verdadeira desgraça justamente causa de shipp. NH estão comemorando final tosco/ridículo e fica perseguindo para páginas de NaruSaku que só sabem gritar “Se é canon,isso é sim porra!”,pior foi comentários de fórum japonês não se conformam final do Naruto e dizendo por Kishimoto não deve agradar do povo ocidental que tem respeitar para fãs japoneses. NaruSaku era muito adorado e popular com mil de doujins e fanarts feito para japoneses(as), única coisa do Kishimoto fez foi desrespeitar para fãs japoneses e contradiz obra pra agradar na fãs ocidentais. Filme de The Last contradiz e desrespeitou obra original, fãs de NH só usam The Last como argumento bem ridículo e só preferem ver anime com mil fillers que não gostam ler mangá pelo porque é melhor pra ver se tem NH de anime no episódio filler aí. Únicos argumentos de NH usam foi “É canon!” e The Last,final do Naruto na mangá foi causa justamente por perseguição de NH’s fez é invadir páginas de NaruSaku pra gritar “É canon!”.

    • son

      Kkkkkkkklklllkklkkkkkkkk, eu sempre fico surpreso com esses shippers kkkkkkkkkk.
      Quem nunca viu naruto e vê um comentário desse acha que o anime/mangá é praticamente uma malhação da vida, ai você vai ver e na realidade nem tem muita coisa pro lado do “romance”.(no máximo uns cinco momentos, e nada muito gritante).

      Naruto nunca foi shipping! claro que eu to reclamando a toa, esses psic… quer dizer “fãs” caçam meio de shippar de tudo(vide um pokemon da vida e sua fanbase)

      • ❀ 宮古中川 ❀

        Tem mil momentos de obra original que Naruto sempre esteve lado para Sakura,professor,Hokage e até amigos,The Last contradiz e diz o Naruto esteve da Hinata desde infância sem ter contato do amigos e outros que diz teve infância muito feliz. Sendo Naruto teve lado do professor Ikukia(Eu não lembro se era nome certo,deixa lá) que sempre fica solitário e sozinho desde infância e depois começou conhecer Sasuke com amigos até a Sakura.

        • son

          A cara dos shippadores psicp……
          Não sabe nem mesmo o nome dos personagens mas criam mil fanfics sobre shipps.
          Já que você não entendeu que eu não ligo pra isso e continuou falando sobre “momentos” e etc. Vou falar sobre isso:

          O naruto ficar com a sakura só existe na cabeça de vocês. O autor desde o começo já imaginou que as coisas seriam como foram. Pare de pensar como se os personagens fossem pessoas de verdade com sentimentos complexos, a matemática é bem simples: dois meninos e duas meninas; a Hinata foi feita justamente pra ser par do Naruto, ponto. Isso foi feito pelo AUTOR, não um cupido.

    • Alice

      Na minha opinião, seria melhor que todos permanecessem solteiros. Mas como não ficaram, o ideal seria, Sasuke “casado” com Karin, Sakura com Rock lee e Naruto com a Hinata. Embora o casal Naruto e Hinata não tenha sido bem trabalhado, o Masashi conseguiu trabalhar bem o amor que a Sakura possuía pelo Sasuke; por esse motivo seria difícil acreditar no casal Naruto e Sakura. Sei de fontes confiáveis que, no Japão, a Sakura não é popular. As japonesas não se sentiam representadas pela Sakura, mas sim pela Hinata, que possui uma personalidade mais próxima da classe feminina de lá. Em contrapartida, a Sakura é bastante popular nos Estados Unidos, porque as garotas americanas se identificam com a personalidade dela. E por que tanto romance? É porque o enredo de Naruto lembra bastante o das novelas, embora muitos devam discordar disso.

      • son

        Discordo, lembra como?

        • Alice

          A carga dramática, em muitas situações, lembram as novelas dos Estados Unidos.

      • ace cooper

        Me pergunto se não é hora da juventude japonesa abandonar
        certos tradicionalismos para que os animes fiquem melhores,até
        Little Witch Academia passa em um horário incomum para algo
        familiar talvez pela protagonista não seguir o modelo de japonesa
        típica.Se as coisas não mudarem os animes podem se tornar
        alvo dos SJWs ocidentais.

        • Mauro Alves

          E quem liga pros SJWs?

        • son

          Os japoneses nem ligam pros sjw

        • Alice

          É preciso respeitar a cultura de cada povo (quando não existem absurdos). Particularmente acredito que os japoneses, em geral, precisam aprender a confiar mais uns nos outros. Muitos acabam vivendo mais namoros virtuais, do que reais. Isso é triste.

    • SaintARMOR

      Estudar gramática de vez em quando seria bom.

      • ❀ 宮古中川 ❀

        @SaintARMOR,eu sou surda e escrevo de libras. Apesar ser surda e Otome/otaku,eu uso aparelho auditivo e fones dos ouvidos pra ouvir animes dublados. Eu acompanho animes no TV Aberta desde 2006,eu tenho 20 anos e minha escola não é maravilha que só ensinam coisas bem básicas. Eu tenho memória fraca e não decoro nada,eu tenho problema de saúde… Você acha é fácil a surda escrever português na forma correta? Maioria os surdos prefere libras pra facilitar e acham escrever português bem complicado,eu sou surda e sempre preferi pra escrever de libras pra ter entendimento bem fácil.

        • Diego Hernanes Souza

          Olha, não fica assim tão chateada. O SaintARMOR, desculpe cara mas é a realidade, ele é MUITO MUITO chato. Você não é a primeira pessoa que ele faz isso. Vira e meche o cara é mal educado com alguém. INDEPENDENTE se tu fosse surda ou não, o cara num deveria chegar da forma que ele chegou. É falta de empatia. Existem formas de chegar pra alguém e apontar erros gramaticais. Até porque não sabemos a realidade das pessoas.

          E parabéns. Realmente é muito difícil para quem tem surdez se comunicar da forma que você tá fazendo.

          • Alice

            Um “ser humano” se expressando… Algo tão raro de se ver!

          • SaintARMOR

            Eu agora tenho obrigação de saber que as pessoas são surdas, que incrível. É uma possibilidade que ela inclusive possa nem ser e que esteja mentindo por detrás da tela.

            No entanto, tudo bem então, darei o voto de confiança e tomarei o que disse como verdade. Sinto muito se soei rude com meu comentário. Quando eu erro, eu devo admitir que o fiz.

          • Alice

            Às vezes as palavras adquirem um poder diferente do nosso coração. Mas é sempre bom tomarmos cuidado com as linguagens verbais e não- verbais. Mesmo que não seja por má intenção, uma crítica seja ela válida ou não, pode ser recebida de várias maneiras- que sob nosso ponto de vista pode soar até banal, mas para outras pessoas, pode vir a torna-se uma terrível destruição, independentemente se ela possui ou não algum tipo de deficiência.

  • Eryk Oliveira

    Gente, vai por mim! Se o cara disse que não tinha como continuar Naruto, então nada mais do que certo terminar com a obra. Como fã eu adoraria que tivesse Naruto ainda. Até eu penso numa boa continuação para ele e até mesmo estender e aproveitar a personagem Kaguya, mas acredito que seria forçado. Não, tá perfeito assim. A Shonen Jump tava querendo fazer que nem Dragon Ball, era para ter acabado na saga de Freeza, mas aí eles chegaram e pediram Cell e Majin Boo só para fechar três sagas bonito. Por mim, deixa eles se virarem com Boruto que eu estou nem aí, vou continuar assistindo!

  • Eduardo Jose de Andrade

    O mangá terminou no limite,One Piece recuperou o fôlego,mas muitas obras se perdem depois de muitos anos de publicação,na saga Pai o Kishimoto devia ter deixado os que o Pain matou,mortos,mas deu uma de esferas do dragão ¬_¬,o edo tensei é tolerável.

  • ademir Junior

    É como se Masashi Kishimoto dissesse aos editores:Eu vou terminar o naruto aqui! Mais não me importo quanto ao Boruto que voces estão começando a trabalhar ai não!
    Quem vai dar continuidade a história vai ser Ikemoto!
    Agora eu pergunto meu amigos: Quem continuaria sendo o dono do Anime se Naruto continuasse?
    Acredito que devia ter mais “UNIÃO”,Principalmente;” ATITUDE”!
    Porque nem os editores nem o Masashi faz o que querem,Não deve ser cada um por si e sim uma equipe!
    Se deram continuidade porque não terminam então?
    Se não era pra continuar então porque começaram?
    Incentivo a todos tanto os editores tanto Masachi Kishimoto a darem continuidade a esse anime tão bom e maravilhoso que tão bem iniciaram!

    • Eu penso que a situação de Naruto não é muito diferente de Yu-Gi-Oh! nesse sentido.
      O Kazuki Takahashi só se envolveu com a série clássica e tudo relacionada a ela (como o último filme, por exemplo). Os spin-offs, ele no máximo, desenvolveu os protagonistas e um ou outro personagem, mas ele deixou livre pra outras pessoas trabalharem no plot e tudo mais.

  • Laís Alves

    So espero que o Ikemoto não faça merda com o anime, seria legal dar continuidade ao anime sim mas creio que o Kishimoto já estava exausto, enfim, estou feliz e p…ao mesmo tempo, Kishimoto é um gênio sou eterna fã desse fdp<3

  • A maior cagada desse anime foi a Kaguya.

  • Snow

    Acho que seria bom um remake do clássico e uns anos depois, um do Shippuden. O estúdio Pierrot cagou Naruto em níveis extremos com aquela animação tosca e os (inevitáveis de comentar) fillers extremamente saturados e desnecessários.

  • Felipe munhoz

    O desenho foi o melhor de todos mas tinha muito erros dez do começo do anime ou mangá fala que dois jinchuuriki já tinha sido capturados puxá foi um grande decepção eu queria tanto ver a história da fuu era uma kunoichi muito interessante ela casaria com gaara mas as coisas não sai do planejado podia conta as origem deles mas ator só falava da akatsuki e foi isso que eu odiei. 1 primeiro erro foi quando nagato ressuscitou todos os habitantes da vila e porque ele não reviveu os
    jinchuuriki pra volta a vida igual o gaara meu seria legal todos juntos 2 segundo foi quando sasuke reviveu. Orochimaru puxa ai eu fiquei muito nervoso o cara e mal sempre sera vocês vão ver ate 150 episódio de boruto ele já vai fazer as maldades foi um grande decepção ele reviver. 3 terceira foi quando o Kabuto virou do bem meu eu não sei não mas ele pode entra na outra organização foi um erro deixa ele vivo. Pra mim foi esse erros no anime e no mangá alguns desse jinchuuriki não existiu no Naruto. Não tou falando mal do desenho eu sempre gostei mas foi muito erros foi muito bom ter continuado a história fique muito feliz uma coisa interessante e que o kagura e o neto de yagura e ser a fuu também ter um parentesco pode ser outros também coisas boas vão vir em boruto não haverá outros erros tenho certeza