Divulgação. © Universal Pictures

Anunciado em julho de 2016, e com marketing totalmente direcionado ao público brasileiro, o novo filme do “pássaro mais famoso do mundo,” Pica-Pau, será lançado nos cinemas pela Universal Pictures apenas no Brasil. A estratégia se deve ao fato do pássaro já não ser popular, ou conhecido no sentido da palavra, no mercado internacional.

No Canadá, onde ocorreram as gravações, Estados Unidos e outros mercados, o longa-metragem será lançado diretamente para DVD e em serviços de streaming. Criado originalmente em 1940, o personagem ainda se mantém no coração do povo brasileiro, principalmente pelo fato da animação ainda ser exibida pela RecordTV, e arrecadar números suficientes para a rede de TV aberta.

Algumas das polêmicas do filme envolvem desde o material de divulgação ter sido divulgado apenas em português, e a atriz brasileira Thaila Ayala ter sido dublada no trailer, embora a versão para os cinemas traga sua voz original.

Pica-Pau estreia amanhã (quinta-feira, dia 5 de outubro), nos cinemas brasileiros.

  • Léwow

    SÓ A GENTE VAI TER QUE SOFRER COM ESSA DESGRAÇA NO CINEMA?

    • Gustavo

      Infelizmente sim, lá fora Pica Pau é só um desenho “ok” ou só conhecido mesmo,aqui,é como um Game of Thrones,Breaking Bad da vida(sim eu sei que tô exagerando,rsrs.)

      • Alex

        Está exagerando, Gustavo. Game of Thrones e Breaking Bad precisam de muito para ser um Woody Woodpeker. (Pica Pau venceu o teste do tempo, veremos se o estas serie farão a mesma coisa e serão lembradas daqui 70 anos)

        • eduardo lima

          Não tão lembrado assim, nos EUA ele não tem metade da popularidade que possui aqui, (graças as infinitas repetições do SBT e Record) se pegar da população dos 32 anos pra baixo dos EUA é bem provável que fiquem aquém de saber quem é o personagem.

          Game of Thrones se baseia no livro das Cronicas de Gelo e fogo que possuem mais de 20 anos de publicação, e a serie de livro já era best-seller antes da serie acontecer!

          Breaking Bad só é umas das melhores series já feita, se vai continuar sendo popular, realmente só o tempo para dizer, mas se for comparar na questão de qualidade acho que não deveria sequer essa comparação ter sido feita.

          ambas as series citadas acima são as mais premiadas da historia da TV, Pica-Pau tem o que alem do nostalgismo de suas primeira animação (tendo visto que todas as suas produções sequentes são inquestionavelmente péssimas?

          • Kaique Batista

            O desenho Pica Pau é muito mais engraçado que Tom e Jerry por exemplo, na minha opinião

        • Gustavo

          Putz, eu já sabia que tava exagerando,exagerei TANTO assim mesmo? rs.

  • Erivelton Freitas

    Vai flopar!

  • Joseph

    O flop chega tremer!
    A universal quer perder dinheiro mesmo

  • Jabbas Gonçalves

    A Universal esta fazendo besteira lançar Filme só no Cinemas do Brasil e não outros países do mundo que vergonha é dinheiro jogado fora, e não sou nem fã do Pica-Pau, prefiro assistir Filmes da MARVEL como o THOR 3: RAGNAROK vai fazer o grande sucesso dos Cinemas.

    • Gustavo

      Isso que você falou no final me faz lembrar que esse filme do Pica Pau vai sair na mesma época de Blade Runner 2049,acho que nem as crianças vão querer ver esse filme do Pica Pau,vão é pedir pros pais acompanharem eles pra assistir Blade Runner..pq do jeito que tá…rs.

    • A Universal está achando que o Brasil como um todo vai comprar a ideia desse filme, uma vez que nem nos Estados Unidos isso aconteceria.
      Mas vamos aguardar os resultados e ver se ela tomou a decisão certa ou não.

  • son

    Isso é um pouco triste, um clássico como pica-pau não ter mais tanta popularidade

    • Pior do que isso: virar uma bomba dessas.
      Eu tenho dó é do Walter Lantz, que deve estar se revirando no caixão com essa porcaria que a Universal está fazendo com a criação dele.

    • toygame lan

      o povo cresceu

  • Aleksandro

    Pior que o filme parece ser tão fraquinho, que nem da orgulho de sermos os unicos a exibi-lo nos cinemas….

  • Iago Walker

    Kkk baita bomba

  • Ligeiro

    Pic! Pic!
    Pica-Pau!
    Este filme…

  • O erro começa nesse vídeo, ela diz que ele não tinha ido pras telonas, ele surgiu nos cinemas, depois migrou pra TV, primeiro em reprises e depois em episódios exclusivos. Acho que o objetivo da Universal não é só tentar faturar com a bilheteria, mas com o licenciamento, que aqui é forte, lá fora esse marketing não iria funcionar e o prejuízo seriam maior.

  • Eduardo Jose de Andrade

    Efeito Top Gear,faz mais sucesso no Brasil que noutros países.

  • Esse filme faz “O Novo Pica-Pau” parecer uma obra-prima (e olha que tenho certa estima pela série do começo da década passada).
    Era preferível criar mais curtas de “Pica-Pau” com o estilo de animação da atual série de “Tom & Jerry” do que fazer esse filme aí, que tem ainda menos a essência do clássico que a série de 1999.

    • Ramon Dom

      “O novo Pica-Pau” não é um desenho tão ruim, ainda mais se comparado com todas as animações recentes de Tom e Jerry(as duas mais recentes são igualmente péssimas).

      Tom e jerry é meu cartoon favorito, o antigo, os novos são uma porcaria.

      • O problema é que Tom & Jerry nas animações deste século não teve mudanças tão drásticas (se é que teve alguma) em comparação com as do século passado, ao contrário do “Novo Pica-Pau”, que modificou diversos personagens, inclusive o personagem principal.
        Particularmente acho que uma das únicas decisões acertadas da série de 1999 foi utilizar o visual do pássaro de 1946 a 1948.

        • Ramon Dom

          A mudança em tom e jerry das animações novas que eu percebo é a forma como os episódios são feitos em si. Um dos motivos pode ser a diferença de duração dos episódios:
          Antes a coisa era mais focada na animação e interação(briga) dos dois, nos atuais eles inventam de coloca-los em situações diferentes a cada episodio, o foco fica na situação.

          Agora, a animação “recente” do Pica-Pau realmente alterou quase tudo em relação ao passado. O que me faz não ficar incomodado, já que a abordagem é explicitamente outra.

          • O Pica-Pau clássico era mais focado no personagem passando por situações absurdas em diferentes contextos e ambientes (de circo a velho oeste, Cape Canaveral, etc.). O “Novo Pica-Pau” já se passa em um lugar fixo, e o pássaro inclusive tem uma casa na árvore, próxima da dos seus vizinhos, a Senhorita Meany (que na série clássica era chamada de Meany Ranheta) e o Leôncio (na série clássica, a dublagem BR usou o nome original do personagem (Wally Walrus), mas colocaram o “Leôncio” como se fosse um apelido dele (?)). Os episódios de 1999 a 2003 tem um estilo muito parecido com o do Bob Esponja, enquanto os da série clássica, era realmente um concorrente para o Looney Tunes, Tom & Jerry e Popeye, por exemplo.

          • Ramon Dom

            Sim, descreveu bem.

  • Koiy

    Agora entendo porque o filme parece ser tão ruim…

  • toygame lan

    depois dos fracasso de zé comeia e outros filmes, os caras ainda tentam esses live action ridiculos que ninguem tem coragem de assisitir

  • Tori

    Sente o flop batendo chão e fazendo: BOOM.
    Em vez de fazer uma animação decente…era só fazer isso.
    UNIVERSAL, YOU HAD ONE JOB. ONE JOB.

  • Will Stopinski

    Se o filme fosse bom passariam nos cinemas de outros países. Se só vai passar aqui pela popularidade do personagem já é mais um sinal de que vai ser fraco.

  • Alexsandro Magalhães

    Este filme poderia dar certo se usassem personagens piadas do universo dos desenhos angitos…imagina que épico seria uma história com o Leôncio, Meany Ranhenta e por aí vai…mas não…os cara insistem em fazer esses clone do live action dos Smurfs…

  • Jabbas Gonçalves

    Não sou fã do Pica Pau, mais é uma vergonha a Universal nem lança nos Cinemas para os outros países é dinheiro jogado fora.

  • Eryk Oliveira

    Como é que é? Só no Brasil vai sair para os cinemas? E ainda rende boa audiência na Record? Mas é um filme! Só porque não faz mas tanto sucesso não deveriam resolver isso exibindo no cinema? Isso explica porque o CG e as cenas não parecerem tão bem caprichadas que nem os dos filmes do Scooby Doo, Os Smurfs e outros que foram para o cinema haha

  • Eryk Oliveira

    Deve ser engraçado dublar a si mesmo haha.