Divulgação. © The Pokémon Company / Niantic

Fenômeno do ano passado, o aplicativo de captura de monstros de bolso Pokémon GO, desenvolvido em parceria entre a Niantic e a Pokémon Company, já perdeu pelo menos 80% de seus jogadores. É o que revela uma pesquisa feita pela ComScore:

Reprodução.

De acordo com o site, após alcançar seu pico de 28,5 milhões de usuários diários ativos, este número caiu consideravelmente para 5 milhões, sendo que do todo, 60% possuem entre 18 e 24 anos.

Os dados correspondem exclusivamente aos usuários de Pokémon GO nos Estados Unidos, mas que também serve como base para explicar a redução continuada de jogadores no mundo todo. Um dos principais motivos apontados para a queda foi a demora em atualizações importantes.

  • Não sabe brincar.

  • Eu sou um deles. Devo considerar que, apesar desse jogo ter sido considerado “viciante”, nem é viciante no final das contas kkkk

    Muita coisa que era essencial nos jogos originais da franquia (os de Gameboy e DS, principalmente) foram desconsideradas no Pokémon Go. Cadê o esforço para batalhar com o monstrinho pra conseguir capturá-lo? Nesse jogo é só capturar na fé. Qual a graça disso?
    E o limite de seis pokébolas? Por não ter isso, você é incentivado a pegar um pokémon qualquer só pra “ganhar experiência”. Nos jogos originais, quem ganhava experiência era o pokémon, não o treinador. Qual a lógica disso?
    E o que dizer das batalhas? Cadê os ‘moves’? Nesse jogo é só ‘click and attack’.
    A ideia de transformar Pokémon em um jogo de realidade virtual também não deu muito certo. Basicamente, o mapa é só um campo vazio. Não tem como adicionarem algo diferente ao mapa, tipo adicionar cavernas, museus, florestas etc. É algo difícil de se desenvolver para um sistema baseado em GPS, e difícil de se encaixar pra qualquer jogo que queira se definir como um “RPG de realidade virtual”.

    Enfim, curti esse jogo, tem um sistema bom e tals, mas pra mim já enjoou depois de mais ou menos um mês de jogatina.
    Sou mais os jogos originais mesmo, e acabou. Não estou tentando hatear, é só opção minha mesmo. Respeito quem ainda joga isso (mesmo sem conhecer ninguém que ainda joga isso :v).

  • Eliakim Quintino

    A vida útil para todos os jogos modinha é assim mesmo. Caso não haja atualizações importantes, ja era, fica sem graça.

  • Ademilson Molotrovik

    Uma hora cansa você ficar pra lá e pra cá gastando os dados móveis, agora lançem um Yugioh com essa realidade aumentada.

    • Eduardo Jose de Andrade

      Pra mim o jogo de Yu-Gi-Oh é um jogo melhor

    • Edmar Filho

      Yu-Gi-Oh Duel Links, último jogo da Konami, não é de realidade aumentada mas é divertido e até que soube empolgar os jogadores até agora.

  • Edmar Filho

    Bem feito para a Niantic que foi uma empresa burra que não soube lidar com o sucesso e com as falhas de sistema do próprio jogo! Quando eles finalmente colocarem o modo PvP esperado desde o auge do jogo já terão perdido 100%.

    • Marcos

      O grande problema é que a Niantic começou dentro da Google… ou seja seguindo a filosofia da Google de focar apenas nos Top de Linha e o resto que se foda , celulares menos potentes não rodam, a propria Nintendo deveria ter desenvolvido o jogo sozinha…

  • Léwow

    eu nem lembrava mais q isso ainda existia ahuheuheuhe

  • Zarchary Hale

    Uma proposta Bacana mas jogada em Funcionamento mt cedo

  • Luana Lordelo

    Pelo que parece, com essa nova atualização muitos jogadores que tinham um processador no celular inferior não conseguiram mais jogar. Mas moda acaba rápido mesmo.

  • Felipe K7M

    Sou um deles, achei muito simples por isso me interesse morreu e eu desinstalei, prefiro jogar no meu app gameboy os antigos

  • Nelson Muniz

    Foi bom enquanto durou

  • Erivelton Freitas

    Nem me surpreendo. Os Posers já caíram fora, ainda bem. Quem é fã de Pokémon joga os games de 3DS, os Posers é que se pagam de bom jogando isso aí!

  • son

    Não tem o que reclamar né

  • Anarcopunk Heroi.

    Obvio que caiu, uma hora cansa, primeiro que ginásios tem espaços específicos pra aparecer e só neles é possível batalhar, segundo que o jogo consome muito espaço e bateria do telefone oque não o deixa tão atrativo já que foi projetado pra nova geração e nem todos tem acesso, terceiro que o numero de acidentes com Pokemon Go aumentou de forma absurda sendo que houveram até invasões de propriedade, quarto eles demoraram demais pra por novos pokemons, novas atualizações aquilo parecia mais uma Beta não uma versão Vanilla do jogo.

  • Eliakim Quintino

    Exatamente.

  • peguei bronca desse jogo deis de o dia que eu perdi todas as minhas pokebolas por causa de um machop e nunca mais consegui captura nenhum pokemon e fui forçado a desistir do jogo.

  • Edmar Filho

    Eu ainda jogo, ele é um jogo divertido, não foi tão hypado e mesmo os defeitos dele não atrapalham a experiência de todo. :)

  • José Neto

    Eu nunca joguei por que meu celular é uma bosta e o jogo não roda

  • Dick Buck

    Deveriam focar em deixar uma boa experiência de jogo para todos. Mas não… Só pensaram em quem tem um celular potente e que mora em cidade grande. Além de não otimizarem o jogo para dispositivos com Hardware mais modesto, não disponibilizaram os recursos do mesmo para todos.Tem cidades que tem pokestop um atrás do outro, e tem outras que não tem nenhum. Eu por exemplo parei de jogar no segundo dia após o download, pois minha cidade não tem nenhum pokestop e eu não vou comprar pokébolas. Aí complica né Niantic…

  • Luana Lordelo

    Desculpa se não são todos que puderam continuar a jogar, a atualização do sistemas fez com que vários jogadores com processador inferior não pudessem mais jogar. (Somos posers só porque jogamos os jogos originais?)

  • Tyrion Lannister

    Era esperado, o jogo em si é fraco… Até os de GBA dão de 10 a 3 neles, é que teve aquele apelo de realidade aumentada, mas isso perdeu a graça…