Divulgação. © Akira Toriyama / Toei Animation

Entre altos e baixos, a situação dos animes em um todo na América Latina parece caminhar um pouco melhor agora se comparado há alguns anos, claro, com bastante deficiência e longe da “era de ouro” da década de 1990. Mas respira com certo frescor de dias melhores.

Agora, a Toei Animation revelou um pouco da situação de suas produções na região, sendo o principal destaque desta vez as franquias de Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon.

Dragon Ball Super

Em relação a Dragon Ball Super, a Toei confirma que já existe um cliente e que sua exibição se dará na TV por assinatura, e que os acordos de transmissão já foram fechados em países como o México e Brasil. A produtora está trabalhando agora na conclusão de novos contratos para que a série passe a ser transmitida a partir de janeiro de 2018, se tudo correr conforme o planejado.

Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro

A Toei também já trabalha com o novo anime dos defensores de Atena na América Latina, Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (Saint Seiya Soul of Gold), estando agora na fase de negociação de novos contratos.

No Brasil o único vigente é com a distribuidora Playarte, que deverá lançar a série ainda este ano em Blu-Ray.

Sailor Moon Crystal

Embora também seja uma marca de renome, Sailor Moon Crystal não parece ser tamanha prioridade para a Toei neste momento. A gigante japonesa destaca que já trouxe a série para a América Latina mas que não detém qualquer acordo para com o anime.

Uma menção honrosa vai para a versão remasterizada em HD de Mazinger Z, cujo os 92 episódios serão ofertados ao longo do ano em toda a América Latina.

  • Gabi

    Espero ansiosamente por Dragon Ball Super dublado, não aguento mais ouvir uma voz do Goku que não é do Wendel Bezerra :/

    • Brasil Lycris

      do goku gohan e goten kkkk as vezes eu ate me confundo quanbdo gohan e goku falam na mesma cena…

  • ChrysMonkeyQuest

    Jurava que teríamos pelo menos uma menção do futuro de Digimon Adventure tri., nada mais se falou desde o ano passado.

  • Anarcopunk Heroi.

    SAILOR MOON CRYSTAL!!!

  • Matheus Sousa

    A PlayTV não está negociando nenhum título de propriedade da Toei no momento.

    • ChrysMonkeyQuest

      Seria decepcionante Super nas mãos do CN, apesar que não seria nenhuma surpresa. Pouco ligam para Pokémon e olha Sun and Moon nas mãos deles.

    • “Além das empresas citadas acima, o canal também tem mantido conversas com a Toei Animation, mas sem revelar detalhes sobre o assunto.”

      Isso não é algum passo ou foi só algum “enchimento de lingiça” que a PlayTV fez no meio do pronunciamento que o canal fez nesse post?

      http://anmtv.xpg.uol.com.br/playtv-animes-continuarao-sendo-prioridade-para-o-canal/

      • Matheus Sousa

        O que nos foi passado é que neste momento não existem conversas com a Play, se houve tempos atrás é outro capítulo da novela.

        • Poxa, se for assim era melhor a Play nem ter mencionado a Toei no meio.

  • Kevin de Paula

    Acho que Sailor Moon Crystal nunca verá a luz do dia na TV latino-americana…

    • Dark Leon

      Mesmo a maioria não pondo fé no que eu digo acredito que tanto Dragon Ball Super e Sailor Moon Crystal terão seu futuro na netflix depois da exibição no caso de Dragon Ball Super pela tv fechada, acredito que se a Netflix não for idiota vai mandar Sailor Moon Crystal para um bom estúdio de SP como Unidub, Dubrasil , Tv Group ou Dublavideo futuramente acredito que assim que chegar ao México a gente terá Sailor Moon Crystal dublado na Netflix é com sorte na PlayTV e Clarivideo.

      • claudio

        E explica do toriko e outros animes da toei chegou primeiro no chile e mexico e nada no brasil por enquanto.

        Acho Sailor moon Crystal tá caminhando pra fica sem previsão de está no brasil por alguma midia pra receber oficial dublagem BR. FanDub BR já tem em alguns episodios de SM Crystal fandublados em nosso idioma.

  • Kaio Nathan Carvalho

    Apenas pelo fato de dublarem a abertura, eu chuto que vá para o CN.

    • Dark Leon

      Sim verdade

  • João Carlos

    Não tera censura, a unica que pode acontecer é se o canal que transmitir resolver censurar.

    • Juniorbf41

      traduzindo todas as cenas foram dubladas mas o canal pode dar birra e nos privar delas pra que só eles possam assistir.

      • claudio

        Se for infelizmente pra emissora da turner censura o DBS e preferia que o CN fizer o zoom na imagem e manter pausada com som continuando pra assim a dublagem do anime não ser cortada.

        Parece que com o Inuyasha foi usado um pouco essa tecnica só de zoom e pause nas cenas pesadas e o canal CN sem censura só as falas da dublagem.

        • Juniorbf41

          eae claudio,é uma pena que mesmo as cenas sendo dubladas apenas eles poderão ver o publico não,bom mas pelo menos as cenas ainda estão sendo dubladas tudo normal.
          cara quando você voltar pro dublanet por favor tenta conversar com o reinaldo pra ver se ele me deixa voltar explica tudo direitinho a ele e pronto cara.

          • claudio

            Conseguiu talvez entra no forum de dublagem e vi ontem de noite no chat do dublanet. E caso ainda tá acho suspenso temporariamente do dublanet e não sei se o reinaldo vai aceita minha resposta pra ti volta por eu ser membro comum sem ser adm e mod, mais facil aceita de um , dois e mais dos moderadores que indiquei o rodolfo albieiro ou mais outros moderadores e administradores do dublanet e dá pesquisa no google se mais nomes que são responsaveis do dublanet tão no forum chaves, facebook pra contatos e aceita no forum dublanet.

            Sobre os talvez cortes do CN BR e como saiu recentemente diretores brasileiros do canal e do grupo de emissoras da turner e dirigido agora recentemente e localmente no brasil a emissora CN BR acho por mexicano ou argentino ou eua e talvez a censura não aconteça com DBS se for pra perto de horario de 11 da noite e madrugada.

          • Juniorbf41

            não eu fui suspenso minha conta não foi deletada mas eu não consigo acessar nada

          • claudio

            Tentou fala com Rodolfo ou outro moderador e administrador do dublanet sem ser o Rei Naldo que foi pouco injusto de acho por suspensão temporaria pra você , pode ser parece que tem limite de tempo pra entra no site dublanet caso seja possívelmente punição leve.

            E por falar em dublanet , que esse site de dublagem tá infelizmente off line neste dia 16/06/2016, e até o momento eu não sei qual previsão de volta on line e talvez você perguntou um e mais pessoas dos que cuida do site sobre o porque e motivo do site tá fora do ar.

          • Juniorbf41

            o reinaldo é o único administrador que eu conhenço já tentei falar com o que você me indicou mas a minha conta foi deletada e agora ela foi suspensa e o site esta fora do ar agora.

  • João Carlos

    Mais descaso com Sailor Moon Crystal impossivel… Pelo menos ja sabemos que em algum momento proximo DBS ira estrear por aqui.

    • Dark Leon

      Dragon Ball Super será exibido depois que Dragon Ball Kai Final Chapter for exibido já que o mesmo já está Dublado a tempos.

      • Nucker Intermatch

        Duvido que dbkai vai passar, depois de tanta demora e provável que nunca seja transmitido ou que passe em outro canal

  • hyuga

    Até que enfim o Cartoon network decidiu exibir esperava outro canal mas é melhor do que nada só espero que CN não faça censuras no anime como fez com DBZ.

    • Nem for mencionado ainda qual canal exibirá isso. Mas CN é uma probabilidade.

      • Caio Martins II

        CN nao q exibir nem Z Kai final chapter, ja q bani o anime em julho do canal!

  • Auricelio Ribeiro

    Foi visto aqui a noticia que o CN perderá os direitos, logo menos se CN exibirá o Super porque não irá exibir A saga Majin do Kai.

    • Matheus Sousa

      Pode ter perdido os direitos amigo, nós não afirmamos que perdeu.

      • Auricelio Ribeiro

        Sim, e nem afirmaram sobre renovação no CN.

  • Dark Leon

    Muito me admira a Toei querer fazer o público engolir Mazinger Z goela baixo que inclusive já foi dublado a versão clássica dos anos 70 na BKS desde 2015- 2016 e não fazer o mínimo esforço para trazer Sailor Moon Crystal e as fases Clássicas a América Latina e decepção está atitude da Toei , sim vou assistir Mazinger Z porém queria também poder assistir dublado Sailor Moon Crystal via Netflix, PlayTV e Clarivideo futuramente. Hello Toei Sailor Moon Crystal tem muitos fãs no Brasil que desejam muito assistir dublado e sem censura fica a dica algum representante da Netflix que esteja lendo os comentários trazer logo a Netflix Br Sailor Moon Crystal.

    • Sailor Moon cara esquece tem coisa melhor o negocio e digimon

  • Diego Miyabi

    E DB Kai Majin Boo, que está dublado? Vai se perder na geladeira?
    Chega até ser irônico, enquanto a Play TV tem vontade de continuar exibindo Naruto Shippuden (como visto na matéria anterior) e não há como pelo simples fato de não haver novos episódios dublados ainda, por outro lado, um arco com a dublagem finalizada sem rumo…

    • Carlos Dimitrís

      parece que vai se perder na geladeira mesmo . ja que o cartoon perdeu direito da serie. e memso que o cartoon venha adiquirir super . coisa que nao acredito ainda sim . super iria pra geladeira pois o contrato dessa saga acabou.

    • Juniorbf41

      pois é não sei pra que adquirir direito se depois não exibe deveria haver uma lei proibindo isto.

  • Vesh. Esperar até 2018 vai ser um saco. Mas espero que com isso mais e mais episódios sejam dublados.
    Mas agora, e o futuro de Mazinger Z? Já faz bastante tempo que esse anime começou a ser dublado na BKS e até agora nenhuma novidade. Espero muito que essa dublagem não acabe tendo o mesmo futuro que o reboot de Mazinger teve.

  • Yusuke Urameshi

    é verdade, sabia disso ai.

  • Matheus Sousa
  • Pelo jeito alguma renovação de contrato deve estar havendo às escondidas.

  • jaiden chiba

    Em plena era do streaming DB Super deverá ficar restrita as madrugadas de
    um canal que não quer mais isso devido a famosa habiidade da Toei em
    negociar…

    • Juniorbf41

      desde 1999 que eles tem dragon ball em mãos já enjoaram tanto disso quanto de pokemon,fora que eu também já enjoeei a séculos.
      eu desisti dos animes.

  • Mazinger Edition Z teve uma dublagem paulista feita na BKS em 2012. Alguns poucos episódios com essa dublagem foram exibidos em feiras de televisão e, como nenhum canal se interessou nesse anime na época, a dublagem descontinuou.

  • Carlos Dimitrís

    Em resumo nada de muito novo em relaçao a series na america latina inclusive a noticia e similar a que saiu no ano passado.por enquanto apenas promessas de exibir db super em algum canal cabo,.claro que provavelmente nao sera no cartoon mas talvez exibam no disney xd. ja almas de ouro parece que vai ficar so no blu ray memso diferente do que foi dito no ano passado. ja sailor moon crystal acredito que nao saira nem em blu ray e nem ser transmitida por algum canal.

    • Juniorbf41

      não adianta cara desista sera no cartoon sera de madrugada e obviamente vai estar todo picotado eu sei que isso é ruim,tanto que eu nem vou perder meu tempo há tempos que eu não assisto dragon ball eu desisti o cn e outras emissoras me fizeram abandonar os animes.

  • Zarchary Hale

    Até lá esperar aparecer no AnimeQ

  • ChrysMonkeyQuest

    Tri. dublado da versão japonesa com as vozes originais (e vozes pelo o menos parecidas para substituir os dubladores que já se foram) seria uma boa forma de reviver o anime por aqui. Principalmente depois do grande problema que foi Fusion por aqui, com uma dublagem em boa parte fraca e ainda mais tendo o azar de ser a versão Saban.

    • claudio

      Acho dificil dublar digimon tri, se nem tenchi muyo não dublaram os filmes, mais tais oavs e episodios da sasami e a terceira temporada do oav de tenchi, e mais curtas especiais , a recente quarta temporada do oav de tenchi muyo que falta dublar e sem previsão de concluir as dublagens.

      Se fosse os dubs cariocas que dublaram oficialmete a parte de dub incompleta desses animes , dos que estão vivos e já aproveitava os dubs em fandublar os animes que falta dublagem dos seus personagens e por na web a fandublagem , e elenco dos dubs faturar com views e curtidas dos videos na internet.

  • Erivelton Freitas

    SE o CN quiser a série, a PlayTV não vai conseguir. Ela não tem audiência, visibilidade e Força ($$$$$$$$$$) para competir se o CN der um lance pelo animê!

  • Erivelton Freitas

    Existe uma coisa chamada ‘renovação de contrato’. Uma empresa pode perder os direitos de determinada atração, ir lá, conversar com os donos, pagar mais e renovar o contrato. A Retirada do animê das telas da América Latina pode ter sido temporária enquanto as conversas sobre a renovação aconteciam. Se a renovação aconteceu (90% de chance de realmente ter ocorrido), eles podem ter posto o DBS dentro da brincadeira.

    • Juniorbf41

      então esse povo ta aí achando que ira pra playtv não ira pro cn e pronto.

  • Erivelton Freitas

    Canal de TV paga? Hah! CN com certeza!

    Exibirão uns 15 episódios num bom horário e quando virem que o público não corresponde, eles tacam na geladeira para exibir depois na madruga. A Culpa do CN fazer o que faz é da audiência dele!

    • Juniorbf41

      pois é né infelizmente os fãs engolem qualquer coisa por que a audiência que eles querem é das crianças fora que não querem problemas com os pais.
      se você tem mais de 15 anos esqueça a cartoon você não interessa pra eles se pessoas de mais de 15 anos derem audiência é lucro a mais mas se não derem eles não estão nem aí as crianças são o que importam elas aceitam tudo que lhes é empurrado garganta abaixa viu.

  • Caio Martins II

    dragon ball super estreia em janeiro de 2018 no brasil? aonde? cartoon? ah ta acredito nem a saga boo querem estreiar ja querem banir a serie em julho do canal.

  • É estranho terem falado há meses que CDZ Ômega estava sendo negociado para canais abertos, mas nenhuma novidade até então.
    (apesar de eu não me importar tanto com isso pelo fato dessa série não ser lá das melhores)

    • ch que vai pra rede Brasil depois que hades quando for adquirido for exibido

      • claudio

        Acho pode ser que vem primeiro a temporada de CDZ alma de ouro na RBTV por ter menos episodios e tá dublados em PT-BR , até agora sem lançamento nas midias com dublagem nacional por enquanto no momento .

  • claudio

    E dava mais certo a mais presenças dos anime na tv aberta e paga do brasil nos anos 90 e começo dos anos 2000 é por causa do dolar era mais barato pra distribuidor compra os animes que cada 1 dolar valia mais ou menos 2 reais antigamente. E recentemente , atualmente cada 1 dolar tá quase 4 reais na bolsa de valores e assim fica mais caro compra animes.

    E tem essa invenção de rouba com novo imposto do atual governo no brasil , dos distribuidores que atuam no brasil nas midias de tv, home video e stream em pagar codicine a cada 700 reais por episodio mesmo que seja produção estrangeira.

    E por esses fatos incovenientes que demora lança e fica sem previsão de compra mais animes.

    • Juniorbf41

      pois é com o aumento do dólar as coisas ficam difíceis,se o brasil trocar os reais por dólares isso fara com que o dólar passe a valer menos agora se isso é uma vantagem ou não eu já não sei lembre se pra nós capitalistas quanto mais dinheiro melhor sei que pode parecer chato mas se gostam de socialismo visitem a coreia do norte.a china esta no meio lá são muito capitalistas apesar de ainda serem socialistas.a censura da china funciona de uma forma surpreendente ate mesmo para eventos ao vivo.

  • Ilusionista

    É bizarro, os Fãs de animes assistem as séries de anime pela internet quando é exibida, seja por forma oficial ou pirata.

    Já os Fãs random do Brasil que só conhece anime pela TV aberta, vão conhecer essas séries super famosas como SNK, SAO, My Hero Academia, só 10 ou 15 anos depois, isso se algum dia for exibido na Tv do brasil. aqui só repetem as mesmas séries todo ano, Toey só trabalha com os mesmos titulos desde a decada de 90.

    Reclamam da Pirataria, mas foi ela que forçou o nascimento da NetFlix, Crunchyrol, e todos meios de assistir anime. a industria jamais iria dar esse passo, pq ela estava acomodada cobrando valores absurdos por produtos que estavam mofando nas prateleiras dela.

    • Juniorbf41

      pois é né,por isso mesmo que a pirataria seja de todos os meios incluindo principalmente no youtube deve sim ser incentivada.

  • eu ainda digo que a rede brasil vai conseguir o anime do super

    • Juniorbf41

      desista ira pro cn e ponto final acabou aceite isso é chato eu sei mas não podemos mudar isso.

      • rede Brasil e aberto não fechado

        • Juniorbf41

          e o que isso tem haver se esta sendo negociado pro brasil e pra américa latina obvio que sera pro cn.

  • quero que a rede brasil compre ali que vai ter uma exibição digna

    • Juniorbf41

      a toei obviamente deve estar negociando com o cn,aceitem logo e chorem não podemos mudar isso.

      • ela e canal aberto não fechado

        • Juniorbf41

          quem a toei,duvido muito que estejam negociando com a play tv só pode ser o cartoon network deveriam aceitar logo que o desenho vai ser exibido naquele canal que não tem nunca teve e nem nunca terá respeito nenhum nem com essa nem com muitas outras series viu.

  • Caio Martins II

    o q aconteceu com os animes das 10h na rede brasil? pq tao anunciando programa novo no horario das 10h pra hoje? porra ate a rede brasil nos passando a perna ? q droga.

    • claudio

      RBTV podia fazer multiprogramação em canais diferentes da tv digital aberta em exibi os animes, series em um emissora e outro canal passar programas de auditorio e aluga os horarios.

      • Caio Martins II

        ta passando as 8h agora nem avisaram malandros

    • Juniorbf41

      pois é hoje em dia não se pode mais confiar em ninguém.

      • Caio Martins II

        ta passando as 8h agora

        • Juniorbf41

          eu nem perco mais meu tempo.

  • Fernando

    Acho que quem vai exibir Dragon Ball Super no Brasil e a Play TV em 2018.

    • Thiago Lima

      Mas a Play TV tá com uns problemas financeiros. Acho que DBS na Play TV é meio improvável infelizmente :(

    • Juniorbf41

      duvido muito e pra toda a américa latina.

      • Fernando

        Não ,segundo uma notícia que eu vir um canal Mexicano e outro brasileiro adquiriram o anime após a perda dos direitos de transmissão do CN, isso indica que o CN não renovou contrato nesses 2 países pelo menos.

        Primeiro vamos esperar 2018 para ver o que acontece ,agora não se pode confirmar nada.

        • Caio Breno

          O Cartoon Network não perdeu os direitos da franquia, o que foi dito era que “poderia” ter perdido. Quando saiu a primeira notícia da dublagem em si, um dublador confirmou que o cliente era o Cartoon Network.

        • Juniorbf41

          bom vamos esperar pra ver né.

  • Dio Brando

    Dragon Ball Super provavelmente vai ser exibido no Cartoon Network por aqui mesmo. Terem confirmado que é na ”Tv Paga” basicamente já mostra isso.

    • Juniorbf41

      exatamente e que eu saiba não há playtv na américa latina.

  • Juniorbf41

    rede brasil,pode esquecer pouca gente conhençe o canal eu mesmo nem acompanho mais o CDZ e o DBZ lá já faz meses.

  • Juniorbf41

    sinto pena das pessoas que ainda tem esperança quanto a one piece.
    eu não tenho esperança em relação a mais nada,voces que se matem por uns animes tenho coisas mais importantes pra me preocupar..

  • Juniorbf41

    obvio que sera o cn a turner não perdeu os direitos eles apenas devem estar renovando o contrato,voces mesmo que reclamavam do DB clássico no tooncast agora estão reclamando,o cn não tem obrigação nenhuma de exibir dragon ball eles apenas compram os direitos pra que outros não compram e com isso não afetar sua audiência e ajudar a concorrência.
    eles não estão nem aí com seus fãs eles querem apenas o dinheiro de vocês,eles sabem que as crianças engolem tudo que lhe mandam garganta abaixa e pra eles isso é tudo que importa.

  • Juniorbf41

    e eu já parei de assistir dragon ball,naruto shippuden e todos os outros animes que existem a meses pois não tenho paciência de santo e meu tempo e valioso demais pra ser desperdiçado seja esperando ou assistindo todos os episodiso existentes viu.

    • Lucas De Sousa Moura

      então vc tem paciencia pra q?

      • Juniorbf41

        pra nada na verdade eu já me cansei disso graças a essas emissoras podres eu abandonei de vez os animes.

  • Aymar Silva

    Dragon Ball Super, janeiro de 2018 aqui? ou eu compreendi de forma errada.

  • Gustavo Do Prado Brunelli

    Como sempre Sailor Moon sendo desprezada. #desacocheio

  • Juniorbf41

    eu não disse chorar literalmente foi apenas uma expressão eu também to nem aí eu nem sei se irei assistir ou não se for no cartoon em um horário que não seja apenas de madrugada talvez ne eu ate de uma assistida ou então se não tiver censura caso contrario esqueça se for pra rede brasil talvez eu assista mas eu acho isso muito difícil o cartoon é a escolha mais obvio pois seu sinal pega tanto no brasil quanto na américa latina mas nem sempre o mais obvio é o certo.

  • Nucker Intermatch

    Fico feliz em saber que o super vai ser transmitido em 2018, já devia ter começado a tempos mas fazer o que né?Mas eu ainda quero ver o dragon ball kai:the final chapters, ele não pode ter sido dublado pra não ser transmitido, se dbs vai passar em 2018 dbkai devia passar esse ano. A cartoon que sempre foi a primeira a passar dB vacilou legal pqp

  • Nucker Intermatch

    No kai eles censuravam ate soco na barriga, duvido que vamos ver por exemplo o black perfurando o vegeta com sangue